Educação

Por Thaisi Carvalho, para o TechTudo


Kultivi é uma plataforma de ensino online que oferece cursos gratuitos com certificado em diferentes áreas do conhecimento. Com mais de cinco mil aulas disponíveis, o serviço exige apenas um breve cadastro para acessar os conteúdos. Não há prazo limite para concluir as aulas, que podem também ser consumidas no aplicativo da Kultivi para celulares Android e iPhone (iOS). A plataforma libera ainda materiais de apoio para aprimorar o desenvolvimento dos alunos.

Os estudantes matriculados na Kultivi têm à sua disposição cursos de áreas como idiomas, saúde, carreira e negócios. A plataforma oferta também capacitações voltadas para concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com o site do serviço, mais de dois milhões de alunos estudaram na plataforma. Nas próximas linhas, entenda se Kultivi é bom e esclareça as principais dúvidas sobre a ferramenta de ensino.

Plataforma Kulviti oferece diversos cursos online que fornecem certificados — Foto: Thaisi Carvalho/TechTudo

Alguém indica um bom curso de TI online? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Como funciona a Kultivi

Kultivi é um site de ensino online e gratuito que oferece mais de 90 cursos completos, com videoaulas e materiais de apoio. Para ter acesso ao conteúdo, basta criar uma conta na plataforma. O processo é simples: o estudante deve informar nome, sobrenome, e-mail e CPF e, depois, criar uma senha para concluir o cadastro. A plataforma também permite fazer login com credenciais de contas Facebook ou Google.

Tela de cadastro no Kultivi, site de ensino online e gratuito que disponibiliza diferentes conteúdos — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

Uma vez cadastrados, os estudantes podem conferir os cursos existentes clicando no ícone "Explorar", localizado no lado esquerdo da tela. Nele é possível ver as categorias e uma breve descrição dos cursos, além da quantidade de aulas e o número de alunos. Ao clicar no curso desejado, são exibidos mais detalhes sobre o conteúdo, incluindo metodologia e professores. Então, basta pressionar o botão "Matricular-se" para iniciar os estudos.

O ambiente das aulas é composto por vídeos separados por temas, o que facilita o acompanhamento do progresso. Os estudantes também recebem dicas sobre o curso escolhido e podem baixar o material de apoio de cada aula. Vale ressaltar que o Kultivi disponibiliza e-books e exercícios para assinantes dos planos anual, que custa R$ 47, e mensal, cujo preço é de R$ 7 ao mês.

Cursos gratuitos disponíveis

A plataforma conta com mais de 90 cursos grátis. Na categoria de idiomas, por exemplo, a Kultivi dispõe de aulas de inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, coreano e libras. Já os cursos de preparação para o Enem contemplam disciplinas do Ensino Médio, como matemática, português, química, física, biologia, história, geografia, filosofia, sociologia, inglês, espanhol, literatura e redação.

Também há cursos preparatórios para quem deseja prestar concursos como o da OAB, além de conteúdos sobre as áreas de carreira, negócios e saúde. Vale ressaltar que todos os cursos da Kultivi fornecem certificado.

Kultivi: cursos disponibilizados pela plataforma abrangem diversas categorias — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

Kultivi é reconhecida pelo MEC?

A Kultivi não é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Isso acontece porque a plataforma disponibiliza cursos livres, categoria que não exige validação da pasta.

Cursos do Kultivi geram certificados para os estudantes — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Kultivi é confiável?

A reputação da Kultivi é considerada boa pelo Reclame Aqui, onde o site de cursos livres recebeu nota 7,8. Segundo dados da plataforma de reclamações, a Kultivi costuma responder 100% das queixas e resolver 70% dos problemas apontados pelos consumidores. No Twitter, usuários elogiaram a qualidade do ensino da Kultivi, especialmente dos cursos de idiomas.

Com informações de Kultivi (1, 2 e 3) e Reclame Aqui

Veja também: curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Mais do TechTudo