Redes sociais
Publicidade

Por Carol Fernandes, para o TechTudo


Encontrar as melhores músicas para Reels ajuda a aumentar as chances de viralização do vídeo no Instagram. Isso porque o algoritmo do aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), favorece a descoberta de conteúdos cujo áudio está em alta na rede social. Criadores de conteúdo que estão em busca de faixas para usar em suas produções podem recorrer a dicas simples, como pesquisar por playlists no Spotify e consultar sites que informam músicas que fazem sucesso no TikTok.

Atitudes como navegar pela aba "Explorar", buscar hashtags relacionadas ao tema do vídeo e acessar a biblioteca de áudio do Instagram também contribuem para localizar bons áudios. O TechTudo listou, a seguir, cinco dicas para encontrar música para Reels e produzir conteúdos de sucesso na Internet.

Música para Reels: veja cinco formas de encontrar áudios para Instagram — Foto: Carol Fernandes/TechTudo

Instagram: posso ter Reels em contas comerciais? Participe no Fórum do TechTudo

1. Consulte o site TokBoard

TokBoard é um site para descobrir faixas que estão em alta no TikTok. Como muitos conteúdos que fazem sucesso no Instagram são "reciclados" de trends da rede social chinesa, a plataforma pode ser bastante útil para encontrar músicas virais para Reels. O serviço, que é atualizado semanalmente, facilita a vida dos usuários do Instagram que não têm perfil no TikTok: com o TokBoard, eles podem ficar por dentro das principais tendências da rede sem precisar baixar o app.

TokBoard lista músicas mais tocadas no TikTok semanalmente e ajuda a achar as melhores músicas para Reels — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Veja playlists de músicas do Reels no Spotify

Outra forma de encontrar músicas boas para Reels é buscar por “Reels” na barra de pesquisa do Spotify. Ao fazê-lo, o streaming de música informará uma seleção de playlists com faixas que estão sendo usadas nas principais trends da rede social. É possível salvá-las na sua playlist para ouvir posteriormente ou pesquisar o nome da canção no próprio Instagram.

Melhores músicas para Reels: playlists com músicas em alta podem ser encontradas no Spotify — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

3. Navegue pela aba 'Explorar'

Usuários que não desejam sair do Instagram para buscar músicas em alta podem usar a função "Explorar" da rede social. A guia exibe os Reels mais populares e, desta forma, permite descobrir os áudios que estão sendo usados nos vídeos virais. Para salvar a música, basta tocar no nome da faixa, exibida na parte inferior da tela. O áudio irá direto para a sua biblioteca de músicas do Instagram.

Aba Explorar do Instagram permite encontrar música para Reels de transformação, comida, viagem e outros temas — Foto: Divulgação/Instagram

4. Faça uma busca na página de hashtags do Instagram

As hashtags podem ser grandes aliadas na hora de procurar por áudios em alta no Reels. Para usar o recurso, basta tocar sobre o ícone de lupa no Instagram e escrever uma palavra-chave relacionada ao tema do seu vídeo – se você procura por música para Reels de cabelo, por exemplo, pode escrever "#cabelo". Em seguida, é necessário selecionar uma das opções de hashtags apresentadas pelo Instagram e clicar na aba "Reels" para visualizar os principais conteúdos relativos ao assunto pesquisado.

Hashtags são aliadas na busca por músicas em alta no Instagram Reels — Foto: TechTudo

5. Consulte a biblioteca de áudio do Instagram

No ato da criação de um Reels, o Instagram exibe, no canto esquerdo da tela, um ícone de música. O botão abre a biblioteca de áudios do aplicativo e permite escolher uma faixa como trilha sonora do vídeo. Os conteúdos sugeridos são personalizados com base no algoritmo da rede social, que compreende o gosto musical do usuário. Tocando no botão "Salvos", é possível acessar os sons que foram armazenados de outros Reels. Outra forma de acessar a biblioteca de áudio do Instagram é tocando sobre o botão de lupa e acionando a aba "Áudio".

Musica boa para Reels: Instagram fornece opções de áudios para utilizar na criação de um conteúdo — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Com informações de Planoly e Preview

Veja também: como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Mais do TechTudo