Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Diversas franquias dos videogames têm adaptações para filmes ou séries. Produções baseadas em títulos como League of Legends e The Witcher, ambos da Netflix, conquistaram público além dos jogadores e se tornarem grandes sucessos. Além disso, há outras produções previstas para 2022, como uma série de Halo anunciada recentemente pela Paramount e o filme de Uncharted, estrelado por Tom Holland.O TechTudo separou uma lista com sete filmes e séries baseados em jogos famosos, além de mais novidades que chegam em 2022 nos cinemas e serviços de streaming.

Séries e filmes baseados em games tem tido bastante sucesso em serviços de streaming, como Arcane na Netflix — Foto: Reprodução/IMDB

Vale lembrar que além das animações em 3D e séries com atores reais, há também muitas animações no estilo clássico 2D baseadas em jogos. Na Netflix temos Castlevania, DOTA: Dragon's Blood, Carmen Sandiego, Minecraft: Story Mode e mais. Enquanto isso, no Amazon Prime VideoInazuma Eleven (Super Onze), Darkstalkers e Sonic the Hedgehog. Em alguns casos as animações estão disponíveis em ambos os serviços de streaming, como Bayonetta: Destino Sangrento e Street Fighter 2: Victory.

Baseado nos personagens de League of Legends da Riot Games, Arcane é uma produção em parceria com o estúdio francês Fortiche Production. A série apresenta visuais impressionantes com um misto de animação 3D e efeitos 2D. A animação foca na história de origem de duas das campeãs do jogo, Vi e Jinx, e em seu relacionamento como irmãs.

A história tem uma narrativa sombria e apresenta também outros campeões, como Caitlyn, Jayce, Viktor, Heimerdinger, entre outros, porém não é necessário conhecimento prévio do game para assistir. A série foi um grande sucesso de público e crítica, contando ainda com uma segunda temporada já confirmada, mas sem data até o momento.

Arcane conta a história das campeães Vi e Jinx de League of Legends em uma animação de alta qualidade — Foto: Reprodução/IMDB

Arcane pode ser assistido atualmente na Netflix com 9 episódios de aproximadamente 40 minutos cada. League of Legends pode ser jogado apenas no PC, mas há também o "LOL Mobile", Wild Rift, MOBA para celulares que traz diversos aspectos do título original.

2. The Witcher

Muitos jogadores conhecem The Witcher pelos games desenvolvidos pela produtora CD Projekt Red. No entanto, a série produzida pela Netflix é, na verdade, baseada nos livros que serviram de fonte também para os jogos. A história segue Geralt of Rivia, o caçador de monstros Witcher, além de personagens como Ciri e Yennefer, até que suas histórias se entrelaçam pelo destino. Assim como nos games, há muita violência e cenas adultas na série.

The Witcher se baseia nos livros da saga e apresenta algumas diferenças em relação aos jogos — Foto: Reprodução/IMDB

Alguns jogadores ficaram desapontados com detalhes e personagens que não são exatamente iguais aos games, mas a série foi bem aceita pelo público, especialmente em sua segunda temporada. The Witcher pode ser assistido atualmente na Netflix: são 2 temporadas de 8 episódios cada, com aproximadamente 1 hora de duração. The Witcher 3: Wild Hunt pode ser jogado no PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e PC.

3. Resident Evil: Welcome to Raccoon City

O mais recente filme de Resident Evil se distancia da franquia do diretor Paul W. S. Anderson e tenta recontar a história dos primeiros games da Capcom. O título é um reboot produzido pela Constantin Film e publicado pela Sony nos Estados Unidos. A história de Welcome to Raccoon City engloba eventos de Resident Evil 1 e 2, com foco em personagens da equipe S.T.A.R.S. como Chris, Jill e Wesker, além de Claire e Leon, em meio ao apocalipse zumbi em Raccoon City.

Resident Evil: Welcome to Raccoon City conta eventos dos primeiros games da saga de zumbis — Foto: Reprodução/IMDB

O filme teve um recepção mediana e fãs reclamaram bastante da representação de Leon, um dos personagens mais conhecidos da série, que acabou reduzido a alívio cômico na maioria das cenas. Resident Evil: Welcome to Racoon City está disponível para ser comprado ou alugado no YouTube. Jogadores podem encontrar Resident Evil 2 Remake para PS4, Xbox One e PC.

Lançado em 2016, o filme de Assassin's Creed produzido pela New Regency Productions tentou levar a franquia da Ubisoft para as telonas com uma história semelhante à dos jogos. O filme acompanha vários elementos familiares para os fãs do game. Entre eles a máquina Animus que permite visitar memórias de ancestrais através do código genético em busca de um artefato perdido: a Maçã do Éden.

O filme de Assassin's Creed segue boa parte do material do jogo, mas não traz a história de Desmond — Foto: Reprodução/IMDB

Algo que fãs não reconheceram foi o protagonista, um novo personagem chamado Callum Lynch e seu ancestral, o assassino Aguilar. Para jogadores, foi uma surpresa não encontrar Desmond Miles da trilogia original de games. O filme não foi tão bem recebido e causou prejuízos para o estúdio. A produção pode ser assistido atualmente na Netflix. O mais recente capítulo da saga, Assassin's Creed Valhalla pode ser jogado no PS4, Xbox One, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

A série de games de luta, desenvolvida pela NetherRealm Studios, teve um novo filme em 2021 produzido pela New Line Cinema em parceria com a Warner Bros. Pictures. A história fala sobre o torneio Mortal Kombat que define o destino de reinos. No entanto, a produção se passa antes dele começar, quando o vilão Shang Tsun do reino Outworld decide atacar lutadores da Terra para garantir sua vitória.

Mortal Kombat apresenta vários dos lutadores clássicos da franquia, mas foca-se em um personagem que não faz parte dos games — Foto: Reprodução/IMDB

O filme traz vários personagens famosos da série, como Liu Kang, Kung Lao, Sonya, Jax, Kano, entre outros, com direito a muitas lutas, violência e citações de frases dos jogos. Apesar das referências, muitos fãs ficaram frustrados que a história foca em um personagem original chamado Cole, que não faz parte dos games. A recepção do filme foi razoável e há rumores de uma sequência. A produção pode ser assistida atualmente no HBO Max, enquanto Mortal Kombat 11 pode ser jogado no PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.

6. Monster Hunter

A franquia de caçada de monstros da Capcom recebeu uma adaptação para o cinema pela Constantin Film, com direção de Paul W. S. Anderson, o mesmo dos primeiros filmes de Resident Evil. O longa cria uma conexão entre o mundo real e o mundo de Monster Hunter quando um grupo de soldados atravessa por acidente entre as dimensões e vai parar em um local habitado pelos monstros. A protagonista é a capitã Natalie Artemis, interpretada pela atriz Milla Jovovich, também de Resident Evil.

Monster Hunter é o mais novo trabalho do diretor Paul W. S. Anderson, responsável pela antiga série de filmes de Resident Evil — Foto: Reprodução/IMDB

No início da aventura a personagem encontra um caçador de monstros, interpretado por Tony Jaa, e juntos tentam sobreviver por um tempo. Posteriormente a história envolve também uma das criaturas mais famosas da franquia, Rathalos. Monster Hunter teve uma recepção entre o mediano e negativo, sem agradar muito aos fãs dos games e nem à crítica. O filme pode ser assistido atualmente no HBO Max, enquanto o mais recente game da série, Monster Hunter Rise, pode ser jogado no Nintendo Switch e PC.

Tomb Raider: A Origem

A série de games ficou bastante conhecida pelo seu filme de 2001 com a atriz Angelina Jolie no papel da protagonista Lara Croft, mas teve um novo filme em 2018 pela MGM e Warner Bros. Pictures. Tomb Raider: A Origem conta uma aventura de sobrevivência de Lara Croft, interpretada pela atriz Alicia Vikander, mais próxima do reboot da personagem nos games em 2013, desenvolvido pela Crystal Dynamics e publicado pela Square Enix.

A história do filme é bem semelhante à do reboot, com Lara em busca de provas sobre a rainha Himiko de Yamatai da pesquisa de seu pai enquanto é perseguida pela organização paramilitar Trinity. No entanto, enquanto o jogo introduz elementos místicos, o filme se mantém mais realista.

Tomb Raider: A Origem segue os passos de Lara Croft de maneira semelhante ao jogo de 2013, mas com algumas diferenças — Foto: Reprodução/IMDB

Tomb Raider: A Origem teve um sucesso razoável e foi um dos filmes de games mais fiéis ao seu material original. Atualmente ele pode ser assistido na Apple TV, Globoplay ou através de aluguel no Amazon Prime Video. O Tomb Raider de 2013 pode ser jogado no PS4, Xbox One, PlayStation 3 (PS3), Xbox 360 e PC.

Serão lançados em 2022:

Uncharted

A clássica franquia de aventura do estúdio Naughty Dog nos consoles PlayStation receberá um filme pela Columbia Pictures e Atlas Entertainment em breve. O filme conta com o ator Tom Holland, de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, no papel de uma versão mais jovem do protagonista Nathan Drake, que é levado pelo seu amigo Sully em uma caça ao tesouro.

O enredo não segue particularmente a história dos jogos, mas parece trazer algumas referências. Uncharted poderá ser assistido nos cinema a partir de 17 fevereiro de 2022. A coletânea Uncharted: Legacy of Thieves Collection está disponível atualmente no PS5 e será lançada também para PC ainda esse ano.

Uncharted trará o ator Tom Holland como uma versão mais nova do caçador de tesouros Nathan Drake — Foto: Reprodução/IMDB

Halo

Originalmente desenvolvida pela Bungie, mas agora nas mãos da 343 Industries, a grande franquia Halo irá ganhar uma série produzida pela Amblin Television e Chapter Eleven. A série contará sobre a guerra da UNSC contra os Covenants, exatamente no momento em que o supersoldado Master Chief é enviado para a batalha e surge a ameaça dos anéis Halo.

A inteligência artificial Cortana também teve sua presença confirmada em trailers. Nos Estados Unidos a série Halo será lançada no Paramount+ em 24 de março com 10 episódios. Halo Infinite está disponível atualmente para Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC.

A série de Halo trará o supersoldado Master Chief como a principal arma na guerra contra os Covenants — Foto: Reprodução/IMDB

Após o inesperado sucesso do filme do mascote Sonic the Hedgehog da desenvolvedora Sega em 2020, Paramount Pictures e Original Film prepararam uma sequência para esse ano. O primeiro filme focava mais na estranheza de Sonic no mundo dos humanos, perseguido pelo vilão Dr. Robotnik, interpretado pelo ator Jim Carrey.

Na sequência veremos mais personagens do universo de Sonic, como a raposa voadora Tails e o anti-herói Knuckles, interpretado pelo ator Idris Elba, que será um dos oponentes do porco-espinho. Sonic the Hedgehog 2 poderá ser assistido nos cinemas em abril de 2022. Um dos mais recentes títulos do personagem foi a remasterização Sonic Colors: Ultimate para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Sonic the Hedgehog 2 trará personagens como Tails e Knuckles para o centro da história — Foto: Reprodução/IMDB

O encanador mascote da Nintendo também irá finalmente realizar sua transição para as telonas em uma animação 3D desenvolvida pela Illumination Entertainment e Universal pictures. Por enquanto ainda não há informações sobre o filme, mas foi revelado o elenco que dará voz aos personagens do filme. Entre eles, Chris Pratt será Mario, Anya Taylo-Joy será a Princesa Peach, Charlie Day será Luigi, Jack Black fará o papel do vilão Bowser, Keegan-Michael Key será Toad, Seth Rogen estará presente como Donkey Kong e mais.

Super Mario Bros. Movie será lançado nos cinemas em dezembro de 2022 nos Estados Unidos. O mais recente game do personagem para jogar no Nintendo Switch é Super Mario 3D World + Bowser's Fury.

O filme de Super Mario Bros. está planejado para 2022, mas ainda não foi revelado quase nada sobre ele — Foto: Reprodução/Nintendo

Com informações de IMDB (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11), Metacritic (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8), Polygon, One Esports, Looper, Hollywood Reporter, Deadline, Uncharted, Twinfinite

Entrevista com Pabllo Vittar sobre sua participação em The Sims, com novas roupas e música

Entrevista com Pabllo Vittar sobre sua participação em The Sims, com novas roupas e música

Mais do TechTudo