Navegadores

Por Thaisi Carvalho, para o TechTudo


Atualizar o Chrome com frequência é fundamental para obter uma experiência de navegação mais estável e segura. Isso porque os updates, liberados periodicamente pelo browser, trazem melhorias e correções de bugs. Além disso, as atualizações do Google Chrome permitem a adição de novos recursos ao navegador.

O processo para atualizar o Chrome é acionado automaticamente pelo próprio browser, mas também pode ser feito de forma manual pelos usuários. Se houver demora na realização do update, o navegador exibirá notificações em diferentes cores para alertar o usuário sobre o assunto. A seguir, o TechTudo explica em detalhes o processo de atualização do Google Chrome.

Atualizações do Google Chrome corrigem instabilidades e bugs do navegador — Foto: Thaisi Carvalho/TechTudo

Frequência de atualização do Google Chrome

O Google atualiza o Chrome a cada quatro semanas. Entretanto, pequenas correções de bugs e melhorias acontecem de forma recorrente entre as maiores atualizações das versões do navegador. Por isso, é importante manter o Google Chrome sempre atualizado com a versão mais recente disponível, uma vez que ameaças e malwares surgem e se modificam todos os dias na Internet.

Google atualiza Chrome com frequência para garantir mais segurança aos usuários — Foto: Reprodução/TechTudo

Google Chrome atualiza automaticamente?

O Chrome segue um padrão que realiza melhorias automáticas de sistema e de segurança — o que ocorre quando há uma atualização disponível e o navegador é fechado. Esse processo costuma ser rápido e pode, inclusive, ocorrer em segundo plano, sem oferecer prejuízos ao usuário.

Caso o Google Chrome fique aberto durante vários dias seguidos, surgirá uma notificação na parte superior direita do navegador. Ela terá diferentes cores, referentes ao período que o software está atrasado em sua atualização.

Google Chrome realiza atualizações automáticas para gerar melhorias no sistema — Foto: Divulgação/Google

A cor verde, por exemplo, indica que existem dois dias de atraso desde o lançamento da versão mais recente do Chrome. A cor laranja, por sua vez, aponta um atraso de quatro dias. Por fim, a notificação vermelha alerta para um atraso de uma semana na atualização.

Como atualizar Google Chrome manualmente

Procedimento ensina como atualizar o Google Chrome no PC — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

O procedimento para atualizar o Google Chrome no PC é simples. Basta abrir o navegador no computador e clicar nos três pontos que ficam no canto superior direito da tela; em seguida, escolher a opção "Ajuda" e ir em "Sobre o Google Chrome"; por fim, selecionar "Atualizar Google Chrome". Usuários do navegador para Android também podem atualizar o Google Chrome no celular em poucos passos. Vale ressaltar que o update não estará disponível caso o browser esteja atualizado com a versão mais recente.

Com informações de 9to5Google

Veja também: como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Como atualizar o Google Chrome no celular

Mais do TechTudo