Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O 4 de maio marca o "Dia de Star Wars", uma data comemorativa entre os fãs da franquia de filmes. Apesar de não ser uma data oficial criada pela Lucasfilms ou Disney, o dia se tornou popular com o tempo e é celebrado de várias maneiras, inclusive com promoções de games nas lojas digitais. A data foi escolhida por fãs pela fonética do dia 4 de maio em inglês, "May the 4th", que se assemelha ao início de uma das principais frases da franquia "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você", em português).

Nos games, a saga também conta com diversos títulos de sucesso, como o Star Wars Jedi Fallen Order, Star Wars: Battlefront e Star Wars: The Force Unleashed. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 6 jogos baseados na franquia Star Wars para desfrutar em plataformas como o PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Confira a seguir:

Celebre o Star Wars Day com alguns dos melhores games da série, como Jedi Fallen Order, Battlefront 2, The Force Unleashed e mais — Foto: Reprodução/Steam

👉 Qual é o melhor jogo de Star Wars? Comente no Fórum TechTudo

1. Star Wars Jedi Fallen Order - PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

Um dos mais recentes games da série Star Wars pega algumas ideias emprestadas da franquia Dark Souls para oferecer um sistema de combate profundo e com alto nível de desafio. A história acompanha um jovem padawan chamado Cal Kestis, que tem seu treinamento Jedi interrompido pela ascensão do Império e agora precisa sobreviver enquanto é perseguido por Inquisidores. Além dos combates, o game traz também um estilo de exploração semelhante ao das séries Metroid e Castlevania: Symphony of the Night, onde o jogador ganha habilidades que permitem acessar novas áreas do mapa para progredir.

Star Wars Jedi: Fallen Order traz um profundo sistema de combate inspirado por Dark Souls e alto nível de desafio — Foto: Reprodução/Steam

2. Star Wars: Squadrons - PS4, XB, XBSX/S, PC

Diferentemente da maioria dos games de ação da série, Star Wars: Squadrons é focado nas batalhas espaciais dos filmes através de um frenético multiplayer online em times de 5v5. Jogadores podem escolher entre pilotar naves famosas da Resistência, como a X-Wing e Y-Wing, ou os veículos do Império, como os Tie Fighter, Tie Interceptor, Tie Bomber, entre outros. Cada nave possui vantagens e desvantagens que permitem criar times ecléticos para tentar destruir a nave-mãe de seu oponente.

Star Wars Squadrons traz combates frenéticos com as famosas naves espaciais da franquia — Foto: Reprodução/Steam

Originalmente lançado em 2008 para diversas plataformas, Star Wars: The Force Unleashed é uma remasterização da versão do Nintendo Wii do clássico game de ação. A versão para o Nintendo Switch traz gráficos melhorados, mas mantém elementos populares da época como o uso de controles de movimento para o sabre de luz, além de ativar seus poderes da Força.

No game, o jogador acompanha a história de um aprendiz secreto de Darth Vader chamado Starkiller, que demonstra grande aptidão nos caminhos da Força. No entanto, ele pode acabar escolhendo um caminho diferente do que seu mestre esperava.

Star Wars: The Force Unleashed conta a história de um aprendiz secreto de Darth Vader em um jogo cheio de ação — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

Dos mesmos desenvolvedores da série Battlefield, o estúdio DICE, Star Wars Battlefront 2 oferece combates multiplayer em primeira pessoa entre dezenas de jogadores divididos entre times opostos das três eras de Star Wars. O jogo inclui personagens dos filmes originais como Luke e Darth Vader, figuras das prequels como Darth Maul e também dos novos filmes, como Rey e Kylo Ren. Além de contar com uma grande quantidade de modos clássicos de jogos de tiro, como mata-mata, captura de territórios e mais, o game ainda inclui uma campanha para um jogador.

Star Wars Battlefront 2 traz grandes batalhas através das três eras dos filmes da franquia em escala épica — Foto: Reprodução/Steam

5. Star Wars: Republic Commando - PS4, SW

Lançado em 2005 no Xbox e PC, Star Wars: Republic Commando é uma das pérolas pouco conhecidas da série que muitos fãs não jogaram em sua época e agora têm a oportunidade de experimentar nesta remasterização. Trata-se de um game de tiro em primeira pessoa com grande foco na parte tática, onde o jogador comanda um grupo de clones geneticamente melhorado, o Esquadrão Delta. Além de atirar em droides e alienígenas, usuários podem também dar ordens para os membros de seu esquadrão, como tomar posições e reanimar companheiros caídos. Em 2021, o game ganhou uma versão remasterizada para PS4 e Switch, que está disponível nas suas respectivas lojas online.

Star Wars: Republic Commando é um jogo de tiro com fortes elementos táticos que ainda vale a pena ser jogado atualmente — Foto: Reprodução/Nintendo Game Store

6. LEGO Star Wars: The Skywalker Saga - PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC

O mais novo game na saga LEGO Star Wars continua com sua tradição de misturar a clássica franquia de filmes com os bonecos de plástico em um pacote que inclui todos os nove filmes da saga. Em LEGO Star Wars: The Skywalker Saga jogadores poderão acompanhar desde Anakin Skywalker nas guerras dos clones, passando por Luke contra o Império e a ascensão de Rey na nova trilogia. Os games da série LEGO são conhecidos por oferecerem uma ótima experiência multiplayer cooperativa, com fases que mesclam combate e quebra-cabeças que envolvem usar os blocos de montar para criar soluções.

Star WArs: The Skywalker Saga reconta todos os filmes da saga Star Wars com uma pitada de humor característica dos games LEGO — Foto: Reprodução/Steam

Com informações de Steam (1, 2, 3 e 4), Nintendo Game Store (1 e 2)

Mais do TechTudo