Internet
Publicidade

Por Raisa Monteiro Capela, Para o TechTudo


A vida digital nos anos 2000 era radicalmente diferente dos dias atuais. Para começar, a conexão à Internet era discada e, portanto, muito mais lenta e instável. Baixar músicas, por exemplo, podia levar horas, e o usuário ainda corria o risco de contaminar o computador com vírus ao fazer o download. Esses são apenas alguns dos entraves enfrentados pela geração que estava presente nos primórdios da Internet e teve que aprender a ter paciência para navegar na web quando ainda não havia banda larga. Se você viveu essa época, relembre a seguir sete "sufocos" que todo mundo passou na Internet no início dos anos 2000.

Internet dos anos 2000 era lenta e instável e exigia paciência dos internautas — Foto: Divulgação/Getty Images

1. Você não podia usar a Internet e o telefone ao mesmo tempo

Nos anos 2000, a Internet era discada e conectada a uma linha telefônica. Na prática, isso significava que, enquanto o usuário estivesse conectado à web, a linha estaria ocupada, não sendo possível realizar ou atender chamadas. A conexão era intermediada por um modem, que ligava o computador à linha. Além disso, só podia acessar a Internet quem contratasse um provedor dial-up, que corresponde mais ou menos aos planos das operadoras de banda larga dos dias atuais, e inserisse e-mail e senha para fazer login. Esse processo de conexão era marcado por um chiado muito alto e característico.

Internet discada conectava o modem à linha telefônica — Foto: Divulgação/Unsplash

Quem viveu essa época lembra ainda que a Internet era extremamente instável e lenta, de forma que o download de arquivos leves podia demorar horas para ser concluído. Isso sem contar a tarifa, que era mais cara nos dias de semana e horário comercial. Os mais espertos se conectavam de madrugada ou nos finais de semana, já que o valor era mais barato.

2. Você tinha que escolher 15 faixas para gravar um CD

Compatível com equipamentos portáteis como players para carros e discman, o CD era a principal mídia usada para ouvir músicas nos anos 2000. Acontece que eles tinham memória apenas para 80 minutos de gravação, o que equivale a, no máximo, 15 a 20 faixas. Essa limitação deixava muitos usuários indecisos.

CDs permitiam gravar apenas 80 minutos de música — Foto: Unsplash

Além disso, o consumo de músicas não era tão simples quanto hoje, em que basta apertar um botão no celular para ouvir a canção desejada em um serviço de streaming. Naquela época, para gravar músicas em formato MP3 e transferi-las para o CD, o usuário precisava recodificar as faixas por meio de programas como o Nero.

3. Seus amigos já aceitaram depoimentos 'secretos' no Orkut

Lançado em 2004, o Orkut foi a rede social mais acessada pelos brasileiros nos anos 2000. Entre as funções mais populares da plataforma estavam os depoimentos, declaração pública de afeto que os usuários podiam mandar para seus amigos. Os recados eram expostos publicamente no perfil, em uma seção fixa.

Orkut permitia enviar depoimentos para os amigos — Foto: Reprodução/TechTudo

Como o Orkut não possuía um recurso similar às mensagens diretas das redes sociais atuais, os depoimentos exerciam uma dupla função: homenagear amigos e conversar de forma privada, já que eles precisavam ser aprovados pelo destinatário antes de serem publicados. Em geral, as mensagens começavam com o aviso “Não aceite”, mas, às vezes, alguns usuários desatentos aprovavam o recado por engano. Situações como essa causaram muitos desconfortos entre amigos.

4. Você já enfrentou um longo tempo de espera para baixar arquivos

Nos anos 2000, os internautas enfrentavam um longo tempo de espera para baixar arquivos, mesmo os de tamanho leve, como o da imagem abaixo. Devido à baixa velocidade da Internet, era comum que o tempo estimado para concluir um download fosse de dias, semanas ou até anos. Já baixar arquivos muito pesados, como os executáveis de jogos ou softwares robustos, era uma tarefa quase impossível.

Tempo estimado para concluir o download: 39 anos — Foto: Reprodução/Internet

5. Seu Internet Explorer já travou a ponto de você poder fazer desenhos com a janela de erro

Era comum o Internet Explorer travar enquanto o usuário tentava abrir sites mais pesados, cheios de elementos flash, por exemplo. Uma janela surgia na tela informando que o navegador havia encontrado um problema e precisava ser fechado. Acontece que tentar fechar essa janela de erro, em muitos casos, era um esforço inútil: quanto mais o usuário tentava se livrar do aviso, mais pop-ups surgiam e enchiam a tela. Ao arrastá-los, era possível fazer vários "desenhos" no PC. Por fim, era preciso reiniciar o computador.

Falha no Internet Explorer permitia arrastar janela de erro e fazer desenhos pela tela — Foto: Reprodução/Internet

6. Você já baixou vírus por engano ao usar programas como eMule

Serviços de streaming como Deezer e Spotify, que possuem extensas bibliotecas de música online, ainda não existiam nos anos 2000. Nessa época, quem queria ouvir música só tinha duas opções: comprar CDs ou baixar pela Internet, por meio de programas para transmissão de arquivos em P2P (peer to peer), como eMule e Ares. Como nesse tipo de software são os usuários que distribuem os arquivos, havia um grande risco de infectar o computador com vírus ao fazer o download de uma música ou álbum.

eMule fez sucesso como baixador de músicas nos anos 2000 — Foto: Divulgação/eMule

7. Você atualizava arte do álbum manualmente no Windows Media Player

Além de baixar músicas em programas como eMule, outro hábito dos internautas era converter vídeos do YouTube para MP3, o que facilitava o download das faixas. Acontece que, na maioria das vezes, essa tática não fazia o download da arte do álbum. Logo, era necessário procurar a capa do CD no Google Imagens e inseri-la manualmente no Windows Media Player, mas nem sempre o processo dava certo.

Internautas dos anos 2000 valorizavam os álbuns organizados, completos e com a arte da capa no Windows Media Player — Foto: Reprodução/Microsoft

Via BuzzFeed

Veja também: coisas que você só vai lembrar se usou PC nos anos 2000

Coisas que você só vai lembrar se usou PCs nos anos 2000

Coisas que você só vai lembrar se usou PCs nos anos 2000

Mais do TechTudo