Redes sociais
Publicidade

Por Raisa Monteiro Capela, Para o TechTudo


Emojis de lua estão entre as carinhas com significado mais incompreendido por usuários durante conversas em apps como WhatsApp, Telegram e até DMs do Instagram. Embora sejam representações literais de algo, as figuras podem receber conotações diversas dentro do contexto da troca de recados e não ter a ver apenas com o que é exibido. Dessa forma, assim como outros emojis, as luas apresentam duplo sentido e podem aludir, inclusive, a propostas sexuais. Veja, a seguir, todos os significados dos emojis de lua.

Emojis de lua no WhatsApp podem ter diferentes significados; entenda — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

WhatsApp: como liberar os novos emojis? Confira no Fórum do TechTudo

Lua sem iluminação sorrindo ou lua iluminada sorrindo

Muitos usuários acabam por atribuir novos significados aos emojis, mesmo que nada tenham a ver com o simbolismo literal. O emoji de lua sem iluminação e sorrindo, por exemplo, é muito utilizado para dar um tom mais provocador à conversa, como quando alguém quer demonstrar interesse romântico ou sexual por outra pessoa.

Emojis de lua sorrindo — Foto: Reprodução/Emojipedia

De acordo com o site Emojipedia, porém, a lua escura e sorrindo representa a lua nova, enquanto a lua iluminada retrata a Lua Cheia. O rosto sorrindo de ambos significa "a alegria do homem ao chegar na lua".

Lua em diferentes fases (minguante, crescente, nova, cheia...)

Todas as fases da lua estão representadas nos emojis. A lua nova (disco preenchido) sem iluminação e com algumas crateras pode ser usada para representar a noite, a astronomia e o espaço sideral. Já a lua crescente é expressa por meia lua amarela, curvando-se para a direita, e pode ser usada para dar boa noite, por exemplo.

Emojis de lua ganharam conotações sexuais no WhatsApp, mensageiro para celulares Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Emojipedia

A lua cheia, caracterizada por um círculo amarelo, pode igualmente representar a noite e o espaço sideral, mas também é muito utilizada durante o feriado de Halloween. Por último, a Lua Minguante, que tem uma metade iluminada e outra metade escura e com crateras, pode significar sentimentos misteriosos ou confusos, como "se sentir dividido".

Meia lua sorridente

Representando a fase minguante, a meia lua sorridente, assim como as outras fases com sorriso, significa a alegria do homem na lua. O emoji pode ser utilizado para simbolizar a noite ou mesmo expressar boa noite em uma conversa. Mas usuários do WhatsApp utilizam este ícone para comunicar outra coisa: a meia lua sorridente virada para a direita significa “safadeza”, e a meia lua sorridente virada para a esquerda alude a comportamentos “santos” ou “acanhados”.

"Qual o significado dos emojis de lua?": entenda o duplo sentido atribuído; — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Lua em Eclipse

O emoji de lua em eclipse possui três versões. A primeira, representada por metade iluminada e metade escura, segundo o Emojipedia, pode representar sentimentos "ocultos", mas alguns internautas a utilizam para sinalizar sexo oral. A segunda versão, que possui uma linha fina iluminada e o restante escuro, pode indicar que a pessoa nunca teve relações sexuais. A terceira e última, que retrata mais da metade iluminada e um pequeno feixe escuro, também pode simbolizar sexo oral.

Emojis de lua em eclipse são usados para representar conteúdo sexual em mensagens no WhatsApp — Foto: Reprodução/Emojipedia

Vale ressaltar que, ainda que tenham sido atribuídas novas interpretações, todas os emojis significam, de fato, o eclipse lunar em suas diferentes fases.

Com informações de Emojipedia

Mais do TechTudo