Streaming
Publicidade

Por Juliana Campos, para o TechTudo


Usuários do Spotify podem descobrir suas músicas e artistas mais ouvidos com a ajuda de ferramentas online gratuitas. Há desde plataformas básicas, que revelam o gosto musical do ouvinte em formato de ranking, até sites mais criativos. É o caso do "Zodiac Affinity", que relaciona sua playlist aos signos do zodíaco, e do "How Bad is Your Spotify", que julga as escolhas musicais do usuário. O funcionamento das plataformas é semelhante: basta acessar o site, fazer login com a conta do Spotify e autorizar o uso dos dados. A seguir, confira seis formas de descobrir as músicas e os artistas que você mais ouve no Spotify.

Lista reúne seis formas de descobrir músicas e artistas que você mais ouve; confira — Foto: TechTudo

Quer ver quem curtiu sua playlist no Spotify? Saiba como no Fórum do TechTudo

1. Spotify Wrapped

Todo fim de ano, o Spotify disponibiliza o "Wrapped", uma retrospectiva que revela dados curiosos sobre o uso do streaming, como a quantidade de minutos escutados e os artistas mais ouvidos. A apresentação de slides mostra também um resumo das faixas e gêneros favoritos do ano anterior e cria automaticamente uma lista de reprodução com as 100 músicas mais tocadas no período. Porém, após certo tempo, o Spotify Wrapped não pode mais ser encontrado dentro do aplicativo, sendo possível acessá-lo somente a partir de um link especial. O de 2021 é "https://open.spotify.com/genre/2021-page" (sem aspas).

Spotify Wrapped 2021 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

2. Stats for Spotify

Stats for Spotify é uma plataforma gratuita que permite conferir seus artistas, músicas e gêneros favoritos no aplicativo. O serviço mostra um ranking dos conteúdos mais consumidos nas últimas quatro semanas, seis meses ou desde o início da utilização do Spotify.

Stats for Spotify mostra artistas favoritos e músicas mais escutadas na conta do usuário — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Para usar a ferramenta, basta acessar "https://www.statsforspotify.com" (sem aspas) e conceder ao site permissão de acesso à sua conta do Spotify. Haverá, então, três opções: "Top Tracks", "Top Artists" e "Top Genres". Selecione uma delas para criar automaticamente uma playlist personalizada com as músicas, artistas ou gêneros mais escutados.

3. Obscurify

Assim como os demais sites da lista, o Obscurify (https://obscurifymusic.com/) mostra os artistas, gêneros e músicas favoritos do usuário no Spotify. O diferencial é que a plataforma "julga" o seu gosto musical e mostra o quão obscuro ele é quando comparado ao dos demais usuários do streaming.

Obscurify permite descobrir o quão obscuro é o gosto musical do usuário — Foto: Reprodução/Obscurify

A seção "Moods" do site classifica o seu repertório musical em humores como feliz, energético, dançante e acústico. Além disso, a plataforma apresenta recomendações de músicas personalizadas, selecionadas por um algoritmo que analisa a conta do usuário e escolhe faixas parecidas.

4. Receiptify

Receipitfy é um site que exibe as músicas mais escutadas no Spotify em formato de "recibo" de compra. O usuário pode ver o histórico de favoritas do último mês, dos últimos seis meses ou desde o início da utilização do streaming. A plataforma também pode ser usada por contas do Apple Music e Last.fm.

Receipitfy: site emite "recibo" com músicas mais ouvidas no Spotify — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Para acessar o Receipitfy, basta digitar "receiptify.herokuapp.com" na barra de endereços, escolher a plataforma de música desejada e fazer o login no seu perfil. Após esse processo, o recibo de músicas mais ouvidas será emitido. É possível compartilhá-lo com amigos nas redes sociais.

5. Zodiac Affinity

Outra opção criativa para descobrir suas preferências no Spotify é o Zodiac Affinity, plataforma que relaciona músicas tocadas recentemente com os signos do zodíaco. Para isso, é preciso acessar o site "https://zodiacaffinity.tech" (sem aspas), fazer login com sua conta Spotify e permitir o acesso da plataforma ao streaming.

Zodiac Affinity permite que o usuário acesse uma lista de músicas favoritas com base no signo — Foto: Reprodução/ZodiacAffinity

Em seguida, é preciso informar o signo escolhido. É possível escolher qualquer um dos 12 signos do zodíaco, não necessariamente o seu, e o processo também pode ser repetido com as outras opções. Feito isso, o site mostrará uma lista de músicas favoritas do usuário que combinam com o signo indicado.

6. How Bad is Your Spotify

"How Bad is Your Spotify?" é um site que julga suas preferências musicais a partir de um teste feito por uma inteligência artificial. O robô faz perguntas irônicas e sarcásticas, provocando o usuário a admitir suas escolhas musicais mais vergonhosas. Como resultado, o serviço aponta um estereótipo social que melhor se encaixa ao perfil apresentado, bem como as faixas e artistas mais ouvidos.

How Bad is Your Spotify julga o mau gosto musical do usuário a partir de perguntas — Foto: Reprodução/How Bad is Your Spotify

Para conferir a lista, basta acessar "https://pudding.cool/2020/12/judge-my-spotify" (sem aspas) , selecionar a opção "Faça login com o Spotify" e permitir o acesso do site. Após esse processo, o serviço dará início à série de perguntas.

Veja também: funções curiosas do Deezer

Deezer: veja funções curiosas do app de música

Deezer: veja funções curiosas do app de música

Mais do TechTudo