Publicidade

Por Igor Oliveira, para o TechTudo


Subway Surfers, popular jogo mobile ao estilo Temple Run que marcou Ă©poca quando os celulares começavam a se popularizar, completa dez anos nesta terça-feira (24). DisponĂ­vel para smartphones Android e iPhone (iOS), o game segue o gĂȘnero de corrida infinita, onde o jogador deve fugir de um policial pelos trilhos de uma estação de metrĂŽ pelo maior tempo que puder. Com diversos obstĂĄculos, a velocidade do mapa aumenta de acordo com a progressĂŁo do usuĂĄrio, que pode coletar vĂĄrios poderes para manter a distĂąncia de seu perseguidor.

Nesses dez anos de existĂȘncia, Subway Surfers colecionou diversas curiosidades e atĂ© mesmo histĂłrias inusitadas. Pensando nisso, o TechTudo separou uma lista com 7 fatos curiosos sobre o game ao longo desse tempo. Confira:

Subway Surfers completa 10 anos; veja curiosidades sobre o game — Foto: Divulgação/SYBO Games

👉 Como impedir celular de bloquear em tela cheia nos jogos? Tire dĂșvidas no FĂłrum do TechTudo

1. Subway Surfers jå foi o jogo mobile mais baixado da década

Antes dos jogos Battle Royale ganharem popularidade e dominarem os rankings de downloads em lojas de aplicativos como Apple Store e Google Play Store, Subway Surfers dominava o cenĂĄrio dos games mobile. Em um levantamento de 2019 feito pelo site App Annie, o jogo foi apontado como o mais baixado da dĂ©cada de 2010. A pesquisa nĂŁo mostrou exatamente qual foi o nĂșmero de downloads do game, contudo, para aqueles que viveram o inĂ­cio da era dos smartphones, o resultado definitivamente nĂŁo impressiona.

2. O game tem mais de trĂȘs bilhĂ”es de downloads no mundo todo

O levantamento feito pelo site App Annie pode nĂŁo ter indicado os nĂșmeros exatos de download do game, mas o CEO da Kiloo, desenvolvedora de Subway Surfers, jĂĄ falou sobre o assunto. Em 2018, um relatĂłrio divulgado pela empresa mostrou que, atĂ© aquele ano, o game jĂĄ tinha batido o nĂșmero de um bilhĂŁo de downloads. Atualmente, este dado jĂĄ evoluiu para trĂȘs bilhĂ”es, e Subway Surfers segue como uma tendĂȘncia no ramo de jogos mobile, mesmo apĂłs tanto tempo.

3. O recorde mundial

Em Subway Surfers, a dificuldade aumenta conforme o jogador se mantĂ©m firme nos trilhos — Foto: Reprodução/SYBO TV

Com uma gameplay infinita, Subway Surfers contabiliza pontos que crescem de acordo com o tempo que o jogador sobrevive. Dessa forma, um dos fatores de sucesso do game Ă© o desafio de alcançar novas marcas de pontuação. AtĂ© o momento de publicação desta matĂ©ria, o jogador que lidera o ranking mundial com mais pontos Ă© o paquistanĂȘs Karim Mayur. Ele conta com 2.000.001.660 pontos, enquanto o segundo colocado aparece com 1.706.059.214.

4. O jogo tem fases de cidades de quase todos os continentes

Subway Surfers tem temporadas que se passam em diferentes cidades de quase todos os continentes do planeta (até o momento, o game só não explorou a Antårtica nesse sentido). Normalmente, os desafios em cada uma dessas temporadas é coletar itens temåticos da cultura do local em específico. Aliås, os mapas também são projetados como forma de fazer uma representação cultural da cidade escolhida para ambientar as novas fases, além de trazer reimaginaçÔes dos locais selecionados.

Atualmente, por exemplo, Subway Surfers estå com uma temporada baseada em Copenhague, na Dinamarca, mas com uma estilização futurista da cidade. No passado, o game chegou a se passar no Rio de Janeiro, trazendo roupas carnavalescas, poderes especiais como o de Tucano e um visual que mostrava alguns detalhes da cidade, como o Cristo Redentor, por exemplo.

Subway Surfers já passeou por todo o mundo, inclusive pelo Brasil — Foto: Reprodução/TechTudo

5. HistĂłria trĂĄgica da origem do jogo viralizou, mas era mentira

Em 2020, a suposta história de origem de Subway Surfers viralizou nas redes sociais do mundo. De acordo com os boatos, o game teria sido criado por um pai que perdeu o filho após ele sofrer um acidente enquanto andava de skate por trilhos de trem. Contudo, logo a desenvolvedora fez uma publicação oficial desmentindo o caso. Em um post no Twitter oficial do game, a SYBO Games afirmou que a inspiração para o jogo foi a cultura de rua e a diversidade, e não um caso específico.

6. Os trilhos nĂŁo tĂȘm fim

Como dito acima, Subway Surfers Ă© um jogo do gĂȘnero corrida infinita, ou seja, os trilhos dos mapas sĂŁo gerados de acordo com o tempo que o jogador se mantĂ©m ativo no game. Vale ressaltar, no entanto, que, quanto mais tempo ele passa em cima dos trilhos, mais rĂĄpido o personagem se movimenta (e mais difĂ­ceis sĂŁo os obstĂĄculos). O legal desta informação Ă© que, mesmo que Karim Mayur atualmente detenha o recorde, ele poderĂĄ ser batido a qualquer momento, assim como o prĂłximo recordista.

7. Aproximadamente 27 milhÔes de pessoas jogam todos os dias

Subway Surfers tem uma base grande de jogadores: quase 27 milhĂ”es de usuĂĄrios por dia — Foto: Divulgação/Google Play

Quase 27 milhÔes de usuårios se aventuram no Subway Surfers a cada dia. Para quem jå experimentou o game, a justificativa parece fåcil. Isso porque o jogo serve para um propósito casual que jogos populares competitivos, como Battle Royale, podem acabar não cumprindo.

As partidas de Subway Surfers duram poucos minutos e, caso algum compromisso surja, elas podem ser encerradas a qualquer momento e sem tanto peso no coração (a nĂŁo ser que vocĂȘ esteja em uma longa corrida). Outro fator essencial para a popularidade do game Ă© que ele pode ser aproveitado de forma offline e nĂŁo exige conexĂŁo com a Internet.

Com informaçÔes de Games.lol, Record Setter, data.ai, App Annie

Mais do TechTudo