Redes sociais
Publicidade

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O WhatsApp Business deve ganhar uma assinatura premium com recursos que prometem aprimorar o perfil comercial. Embora a novidade ainda esteja em fase de testes para aparelhos Android, iPhone (iOS) e para PC, o portal especializado WABetaInfo revelou nesta quarta-feira (18) algumas novidades exclusivas que devem ser implementadas na versão premium. A expectativa é que a função seja lançada oficialmente em breve, mas, enquanto a Meta não realiza comunicados oficiais sobre a novidade, veja a seguir tudo o que se sabe até agora sobre a conta paga do WhatsApp Business.

WhatsApp testa funcionalidades exclusivas para a versão premium da conta comercial — Foto: TechTudo

Problemas no WhatsApp? Veja erros e possíveis soluções no Fórum do TechTudo.

Como vai funcionar o plano de assinatura?

O plano de assinatura do WhatsApp funcionará apenas em contas comerciais do mensageiro e liberará algumas funções extra aos assinantes. Assim, quem aderir à versão premium terá acesso a recursos adicionais, como funcionamento em mais de dez dispositivos e links rápidos para chats - todos voltados para estabelecimentos que usam o WhatsApp Business como meio de realizar operações comerciais.

Ainda segundo informações do WABetaInfo, o plano estará disponível para celulares Android, iPhone e desktop. Vale destacar que a assinatura será opcional.

Assinatura valerá apenas para o WhatsApp Business — Foto: Divulgação/WABetaInfo

Quais funções serão disponibilizadas na versão Premium?

Entre as funções em testes reveladas pelo WaBetaInfo está o recurso que permite vincular e nomear uma conta em até dez aparelhos. Em um print da versão teste, é possível visualizar uma nova interface para a seção "Dispositivo Vinculado", que indica a possibilidade de adicionar diversos dispositivos em uma única conta. Dessa forma, vários funcionários poderão ter acesso simultâneo a um mesmo chat com clientes, por exemplo.

Outro recurso que deve ser implementado na versão premium é a ferramenta para criar link de acesso à conta comercial personalizado. Segundo informações do WaBetaInfo, o link não é um nome de usuário, ele será exclusivo e direcionará o usuário para o bate-papo específico da empresa. Ao que tudo indica, será possível alterar o link personalizado uma vez a cada 90 dias.

WABetaInfo revelou duas funções que devem estar presente na versão Premium do WhatsApp Business — Foto: Divulgação/WABetaInfo

Quanto deve custar e qual a previsão de lançamento para o recurso?

Como o plano de assinatura do WhatsApp Business está em desenvolvimento, ainda não foi divulgado o valor do serviço nem outros detalhes da versão. Não é possível dizer também, por exemplo, se a assinatura será mensal, anual ou única. A data de lançamento também não foi anunciada, mas a expectativa é que a novidade chegue para todos os usuários ainda neste ano.

Uma versão premium também será lançada no WhatsApp normal?

A versão premium que está sendo desenvolvida pelo mensageiro é exclusiva para o WhatsApp Business. Não foram divulgados informações a respeito da possibilidade de implementar uma assinatura premium no WhatsApp normal até o momento.

Como baixar e usar o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é voltado para pequenas e médias empresas. O mensageiro facilita a comunicação entre comerciantes e clientes e ainda possui recursos voltados para empresas, como criação de catálogo de produtos e ferramentas para automatizar mensagens.

Para baixar a versão comercial do mensageiro é simples: basta acessar a loja virtual do seu smartphone (Play Store para celulares Android, e App Store para iPhone) e, na barra de pesquisa, buscar por "WhatsApp Business". Em seguida, toque em "Instalar". O aplicativo é intuitivo e funciona de forma similar ao WhatsApp comum.

Toque em "Instalar" para confirmar o download do WhatsApp Business no celular — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Com informações de WaBetaInfo (1 e 2)

Veja ainda: 5 truques para WhatsApp que você não usa, mas deveria

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

5 TRUQUES 'SECRETOS' PARA WHATSAPP

Mais do TechTudo