Jogos de terror
Publicidade

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Jogos de terror são populares entre os jogadores por trazerem fortes emoções à tona. Os melhores se tornam memoráveis por causa de seus sustos, sua atmosfera e também seus vilões marcantes e aterrorizantes. Criaturas como os monstros Nemesis e Mr. X na série Resident Evil ou os Necromorfos de Dead Space são alguns exemplos de inimigos capazes de criar situações intensas, além de deixar jogadores com medo de encontrá-los durante todo o resto do game. Pensando nisso, o TechTudo fez uma lista com 10 inimigos assustadores que marcaram os jogos de terror.

Vale ressaltar que, nessa matéria, demos preferência a jogos de suspense e terror mais recentes, lançados nas últimas gerações. Por isso, jogadores não vão encontrar alguns velhos favoritos, como Pyramid Head da série Silent Hill ou a criatura Regenerator de Resident Evil 4. Mas ainda há uma série de monstros dos últimos anos que merecem estar nessa seleção. Confira!

Os Wendigo de Until Dawn são algumas das criaturas mais assustadoras da lista — Foto: Reprodução/Villains Wiki

O Xenomorfo (Alien: Isolation)

O game baseado na franquia de filmes Alien segue a história de Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, a protagonista dos filmes, que parte em busca de sua mãe após ela desaparecer. No entanto, Amanda acaba se deparando com a mesma criatura alienígena mortal dos filmes sob diferentes circunstâncias. O Xenomorfo do game é do mesmo tipo do primeiro longa-metragem, uma máquina assassina e indestrutível, incapaz de ser combatido pelo jogador, que só pode correr e se esconder. Além do terror de ser perseguido por uma criatura invencível, o jogo ainda amplifica essa sensação ao forçar o usuário a se esconder em armários enquanto o monstro passa, seguir seus passos com um detector de movimento e ainda assim sofrer ataques surpresa mortais.

Além disso, Alien: Isolation foi muito elogiado pela crítica por conta da inteligência artificial do Xenomorfo, que monitora os movimentos de Amanda para procurá-la em lugares onde já se escondeu. Esse fator, aliado à proposta de gato e rato do jogo, pode deixar a situação ainda mais intensa. O game está disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 3, Xbox 360, Android, iPhone (iOS) e PC.

Alien Isolation cria um suspense intenso com a criatura alienígena invencível que persegue os jogadores — Foto: Reprodução/Steam

Lisa (P.T. Demo)

A demo jogável P.T. do cancelado game Silent Hills, que seria produzido por Hideo Kojima, trouxe um dos personagens mais assustadores do PlayStation 4 (PS4). No game, os jogadores caminham em primeira pessoa pelos corredores e cômodos de uma casa em looping, sem saber exatamente como chegaram lá ou como podem sair.

Em uma de suas passagens, inevitavelmente jogadores encontrarão a fantasma Lisa, que foi assassinada por seu marido e agora assombra a casa. Em uma de suas aparições, ela surge estática no meio do corredor e pula sobre o jogador quando ele menos espera em um susto terrivelmente marcante. P.T. foi lançado apenas para o PlayStation 4 (PS4) e, desde o cancelamento de Silent Hills, não é mais possível obter a demo.

O fantasma de Lisa em P.T., demo de Silent Hills, assustava os jogadores de diversas maneiras — Foto: Reprodução/PlayStation Universe

Perseguidores (The Last of Us 2)

Em The Last of Us 2, continuamos a acompanhar a história de Ellie, personagem escoltada por Joel no primeiro game, em meio a um mundo pós-apocalíptico onde um fungo transforma pessoas em criaturas semelhantes a zumbis. No universo do jogo, os infectados apresentam diferentes estágios de transformação e os Perseguidores/Stalkers são responsáveis pela maioria dos sustos.

Eles são mais espertos que os corredores e ainda não estão tão desprovidos de sentidos quanto os Estaladores, além de terem uma terrível mania de se esconderem entre os fungos para pegar o jogador desprevenido. The Last of Us 2 está disponível para PlayStation 4 (PS4) e pode ser jogado no PlayStation 5 (PS5) através da retrocompatibilidade do console.

Os Perseguidores ou Stalkers são alguns dos monstros que mais dão sustos em The Last of Us 2 por se esconderem para atacar de surpresa — Foto: Reprodução/The Last of Us Wiki

Produzido pelo mesmo criador de Resident Evil, Shinji Mikami, o game de terror The Evil Within tem muitas semelhanças em sua jogabilidade com Resident Evil 4. A história acompanha o detetive Sebastian Castellanos, enviado para atender um chamado incomum e que acaba inserido em uma realidade alternativa controlada por um psicopata chamado Ruvik.

Neste mundo paralelo, Laura, a falecida irmã de Ruvik, toma a forma de uma criatura grotesca com base nas memórias de seu irmão e persegue Sebastian em várias ocasiões. Cada encontro com Laura é um choque, já que ela surge subitamente em uma poça de sangue e emite um grito estridente. Apesar de resistente, ao menos ela possui uma fraqueza contra fogo. The Evil Within está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Laura aterrorizava jogadores em vários momentos de The Evil Within com seus gritos estridentes — Foto: Reprodução/Game_track

Mulher do Pescoço Quebrado (Fatal Frame)

Em Fatal Frame, os jogadores entram no papel de Miku Hinasaki, uma jovem em busca de seu irmão desaparecido em uma mansão assombrada. Para lutar contra os espíritos hostis, Miku conta apenas com a chamada Câmera Obscura, máquina fotográfica especial capaz de causar dano aos fantasmas ao tirar suas fotos. Um dos espíritos mais desconcertantes no game é a mulher do pescoço quebrado, que assusta ainda mais com sua cabeça pendurada e virada para trás no corpo.

Não se sabe muito sobre a personagem, mas ela apareceu novamente no remake de 2012. O game foi lançado em 2001 para PlayStation 2 e Xbox, enquanto o remake de Fatal Frame 2 (Project Zero 2: Wii Edition) foi lançado para o Nintendo Wii em 2012, porém apenas no Japão e Europa.

A mulher do pescoço quebrado em Fatal Frame é um dos fantasmas que mais causa desconforto no jogo — Foto: Reprodução/Kevin Ryman Outbreak

O Wendigo (Until Dawn)

A história de Until Dawn trata de um grupo de oito jovens que vai passar um final de semana em uma cabana isolada, onde duas garotas haviam desaparecido no ano anterior, bem como acontece nos populares filmes de terror do subgênero "slasher". Durante o game, usuários tem que tomar decisões com uma série de consequências para tentar manter os personagens vivos enquanto um suposto assassino tenta matar a todos.

Essa preocupação deixa o jogador despreparado para quando são introduzidos na história monstros sobrenaturais comedores de carne: os Wendigos. Um deles especificamente assusta por ser uma versão distorcida de uma das jovens que havia desaparecido no ano anterior. Until Dawn está disponível para PlayStation 4 (PS4).

Os Wendigos são assustadores em Until Dawn, mas se tornam ainda mais perturbadores quando o jogador descobre que eram humanos — Foto: Reprodução/Villains Wiki

O terceiro capítulo da saga Resident Evil se passa em conjunto com a história de Resident Evil 2 Remake, quando um vírus mortal que transforma as pessoas em zumbis é liberado na cidade de Raccoon City. Jogadores controlam Jill Valentine, que retorna do primeiro game da série, enquanto têm que lidar com um dos monstros mais icônicos desde o PlayStation One: Nemesis. A criatura é uma versão modificada dos Tyrant, equipada com um lançador de foguetes, incansável em perseguir os membros da equipe S.T.A.R.S., da qual Jill fazia parte.

Nemesis é um inimigo poderoso e o tipo de monstro que mantém um medo constante de que ele possa estar no próximo corredor. Resident Evil 3 Remake está disponível pra PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC, com versões para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S planejadas ainda para 2022.

Nemesis se tornou um dos monstros mais icônicos da franquia Resident Evil e foi responsável por muitos sustos desde a época do PlayStation One — Foto: Divulgação/Capcom

Rei dos Ratos (The Last of Us 2)

A maioria dos monstros da série The Last of Us ainda mantém sua forma humanoide, de antes de serem infectados pelo Cordiceps, fungo que destruiu a civilização. Eles podem desenvolver revestimentos grotescos de acordo com o tempo que estão contaminados, mas, no geral, é possível ver que eram pessoas antes.

Essa regra não vale para o Rei dos Ratos, um contaminado de décadas que é uma junção de vários infectados em uma única criatura disforme. Ao encontrar o monstro, jogadores precisam enfrentá-lo em uma difícil batalha, mas não sem antes encarar uma intensa perseguição para causar medo e gravar o Rei dos Ratos na memória. O game está disponível para o PlayStation 4 (PS4).

O Rei dos Ratos é provavelmente a criatura mais perturbadora em The Last of Us 2 com vários infectados mesclados em um monstro só — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Chris Walker (Outlast)

O game Outlast foi um dos marcos do terror nos últimos anos ao trazer uma atmosfera sombria e violenta aliada a monstros assustadores. No game, os jogadores controlam o jornalista Miles Upshur, que vai até um hospital psiquiátrico para investigar uma pista sobre experimentos ilegais realizados nos pacientes. Ele acaba preso no local que parece ter sido o cenário de um massacre e é perseguido por pacientes modificados chamados Variantes.

Chris Walker, um homem com força sobre-humana e um sorriso sádico, segue o jogador durante todo o game. Os sustos em Outlast são potencializados pelo fato de que o player não tem como se defender e constantemente vê o mundo através de uma câmera de visão noturna. Outlast está disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Chris Walker é um dos inimigos mais assustadores e imponentes de Outlast — Foto: Reprodução/YouTube (Mitsuownes)

Necromorfos (Dead Space)

Na série Dead Space, os jogadores experimentam um tipo de horror diferente, em um estranho contexto espacial. No controle do engenheiro Isaac Clarke, eles terão que sobreviver em uma nave mineradora após um artefato conhecido como Marker enlouquecer seus tripulantes e criar diversos monstros. As criaturas em questão, os Necromorfos, são cadáveres reanimados com membros estranhos.

Os inimigos assustam ao aparecerem subitamente, especialmente quando saem de tubos de ventilação, como em Alien. Eles tambem possuem uma fraqueza peculiar. Enquanto na maioria dos jogos o segredo para matar rápido é mirar na cabeça, os Necromorfos só morrem quando têm seus membros cortados, o que exige que o jogador se controle para mirar bem mesmo diante do perigo. Dead Space foi lançado em 2008 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Um remake do game está em produção para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S e PC com lançamento previsto para 27 de janeiro de 2023.

Os Necromorfos de Dead Space causam estranheza por serem cadáveres que se movem por forças alienígenas — Foto: Reprodução/PCGamesN

Com informações de Game Rant (1 e 2), Paste Magazine, Screen Rant, The Gamer

PlayStation 5 e Xbox Series: Qual console de nova geração comprar?

PlayStation 5 e Xbox Series: Qual console de nova geração comprar?

Mais do TechTudo