Sistemas Operacionais
Publicidade

Por Mariana Tralback, para o TechTudo


O iOS 16, update do sistema operacional do iPhone, teve novidades anunciadas recentemente na WWDC 22, mas nem todos os recursos revelados receberam a atenção devida. Novos comandos práticos para a Siri e um app fitness inédito, por exemplo, devem chegar com a atualização, mas acabaram ofuscados pela apresentação das novas opções de personalização da tela de bloqueio e as melhorias no sistema de notificações. A seguir, saiba mais recursos pouco citados que chegarão com o upgrade do iOS e que podem ser úteis para usuários de iPhone.

— Foto: Reprodução/Apple

iPhone travado na tela da maçã: como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

1. Desfocar a 'Tela de Início', e não só a de bloqueio

As mudanças na tela de bloqueio são algumas das principais novidades do iOS 16, já que vão proporcionar mais personalização aos smartphones. Entre as novas possibilidades da ferramenta está o desfoque do plano de fundo, que poderá ser ativado com a opção “Desfoque de legibilidade”. A novidade, porém, não é exclusiva do Lockscreen: ela também poderá ser acionada na Tela de Início, o que vai criar um efeito de profundidade e garantir mais visibilidade aos apps, pastas e widgets.

iOS 16, sistema operacional da Apple, vai permitir uma série de personalizações na Lockscreen e na Tela de Início. — Foto: Reprodução/WWDC 22

2. iOS 16 poderá detectar contatos duplicados

Para evitar listas de contatos bagunçadas, o iOS 16 passará a enviar alertas sobre duplicatas na agenda — ou seja, os números de telefone salvos mais de uma vez —, seja acidentalmente ou por troca de chip, por exemplo. O sistema oferecerá ao usuário a opção de excluir esses contatos, o que não acontece nas versões anteriores e evita confusão e desorganização nos contatos armazenados.

3. Trancar álbuns da galeria de fotos

Os álbuns de fotos ou imagens excluídas recentemente do iPhone passarão a ficar mais protegidos de curiosos com o iOs 16, já que agora a Apple apresenta mais segurança para os arquivos. Com a atualização, será possível protegê-los com Face ID, Touch ID ou senha, o que garante que somente o proprietário possa acessa-los.

Em versões anteriores do sistema, já era possível ocultar os álbuns mais privativos da galeria. Contudo, ainda era possível que qualquer pessoa que utilizasse o aparelho pudesse visualizar as imagens. A nova atualização garante uma camada extra de proteção sem que o usuário precise recorrer a outros apps.

Novas opções para a galeria de fotos prometem deixar o acesso mais seguro e privado — Foto: Reprodução/WWDC 22

4. Desligar chamadas de voz através da Siri

A praticidade da Siri, assistente virtual inteligente da Apple, agora também poderá ajudar na finalização de ligações e chamadas de voz e FaceTime - o que não era possível em atualizações anteriores. O novo recurso vai integrar o pacote de acessibilidade do iPhone, e, para usá-lo, vai bastar que o usuário acione o comando “E aí, Siri, desligar”.

5. iOS vai pedir permissão para "copiar e colar" de um app para outro

A atualização vai trazer mais um recurso de segurança para os usuários: um pedido de autorização para copiar e colar conteúdos de um aplicativo para outro. Anteriormente, era apenas exibido um pop-up com o aviso de que as informações estavam sendo trocadas, mas o novo update passará a exigir permissão para acessar a área de transferência antes de colar textos, imagens e afins entre os apps.

O novo recurso traz ainda mais segurança durante o uso do smartphone, já que evita que o proprietário tenha seus dados acessados sem permissão pelos apps.

6. Desativar botão de volume como finalizador de chamadas.

A opção de utilizar o botão lateral de volume para desligar uma ligação é bem prática e pode ser útil em diversas situações, mas há quem se queixe de apertá-lo acidentalmente. Por isso, a atualização do iOs 16 passará a contar com a opção de desativar essa funcionalidade nas configurações do telefone. Essa nova medida deve evitar transtornos que possam surgir ao finalizar chamadas importantes sem querer, por exemplo.

Botão de volume pode desligar chamadas - mas com o iOS 16, isso só vai poder ser feito com autorização — Foto: TechTudo

Com informações de Apple, Life Hacker e Tom’s Guide

Veja também: NOVO iOS 16 - Novidades, iPhones Compatíveis e Todos os Detalhes!

NOVO iOS 16 - Novidades, iPhones Compatíveis e Todos os Detalhes!

NOVO iOS 16 - Novidades, iPhones Compatíveis e Todos os Detalhes!

Mais do TechTudo