Street Fighter 6 foi um dos principais destaques da Capcom no State of Play de junho, transmitido pela Sony nesta quinta-feira (2). O lançamento pretende redefinir o gênero de jogos de luta e traz os novos modos Battle Hub e World Tour, que permite explorar a Metro City em uma espécie de mundo aberto. O logo oficial, que foi alvo de críticas dos fãs em fevereiro, também passou por mudanças. Além disso, o game não será mais exclusivo da Sony e contará com versões para PC (Steam), PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, com lançamento agendado para 2023.
Após o evento digital, as páginas oficiais foram atualizadas com novas informações. O suposto elenco com 22 personagens também vazou nas redes com lutadores retornantes e inéditos, incluindo Ken, Juri, Cammy, Guile, entre outros. Nas linhas a seguir, o TechTudo traz as seis principais novidades de Street Fighter 6.
Street Fighter 6 recebe muitas novidades durante State of Play de junho de 2022 — Foto: Divulgação/Capcom
👉 Qual a melhor franquia: Mortal Kombat ou Street Fighter? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Logo
Em fevereiro, quando Street Fighter 6 foi anunciado oficialmente, uma das principais críticas dos fãs foi seu logo. A principal queixa era que ela descaracterizava a série, além de ter sido reaproveitada de um banco de imagens da Adobe. Agora, o novo trailer revela uma logo repaginada que, embora siga o mesmo conceito de hexágono, traz detalhes que remetem à cultura de rua com grafite.
O que mais chama a atenção é que o hexágono agora forma o número seis em algarismos arábicos, enquanto o seu interior traz ao mesmo tempo o número seis em algarismos romanos, mas na vertical. É de se esperar que essa nova versão seja a definitiva, especialmente com a aceitação do público.
Street Fighter 6 apresenta novo logo em revelação durante State of Play — Foto: Divulgação/Capcom
Gráficos e cenários
Seguindo os passos de lançamentos como Devil May Cry 5 e Resident Evil Village, Street Fighter 6 faz uso do motor gráfico proprietário da Capcom, o RE Engine. Dessa forma, a desenvolvedora agora mira em visuais mais realistas, sendo possível observar gotas de suor e até mesmo o flexionar dos músculos em detalhes. Apesar disso, os personagens seguem estilizados e bastante reconhecíveis.
Por se passar em Metro City, os cenários de Street Fighter 6 também estão recheados de referências à franquia Final Fight, que hoje em dia está integrada ao cânone da série de luta. É possível observar, por exemplo, personagens como Poison, Andore e Damnd, da gangue Mad Gear, assistindo às lutas no fundo do cenário.
Graças à RE Engine da Capcom, será possível notar gotas de suor e o flexionar dos músculos em Street Fighter 6 — Foto: Divulgação/Capcom
Novos modos de jogo
Segundo a Capcom, Street Fighter 6 traz os principais modos de jogo esperados pelos fãs, como Arcade, Versus e Treinamento, mas com algumas adições que pretendem torná-lo uma experiência sem precedentes. Entre as novidades estão o World Tour e o Battle Hub, cujos detalhes ainda são um pouco escassos.
O World Tour aparece logo no início do trailer e permite que os jogadores explorem Metro City em um modo história imersivo e que permite criar o próprio avatar customizável. Por sua vez, o Battle Hub se trata de um espaço para partidas online, mas a Capcom garante que ele vai além disso, com formas novas e únicas de participação e comunicação.
O modo World Tour de Street Fighter 6 será a história do novo game de luta — Foto: Divulgação/Capcom
Drive System
Todo Street Fighter gira em torno de um sistema de combate diferente, e dessa vez as mecânicas são norteadas pelo chamado Drive System. Esse sistema abarca cinco técnicas distintas para potencializar a ofensiva e defensiva dos jogadores, todas fazendo uso de uma barra que deve ser gerenciada com sabedoria em combate. Veja quais são a seguir:
- Drive Impact: uma investida capaz de absorver golpes para abrir a guarda do adversário;
- Drive Parry: um movimento capaz de aparar golpes para regenerar a barra de Drive;
- Overdrive Art: semelhante aos golpes Ex dos jogos anteriores, capaz de aprimorar os especiais;
- Drive Rush: uma investida possível após um Drive Parry ou um botão cancelável para garantir punições ou estender combos;
- Drive Reversal: um contra-ataque útil para desvencilhar de momentos de pressão.
Jamie é um dos estreantes confirmados em Street Fighter 6 — Foto: Divulgação/Capcom
Mudanças nos controles?
Em Street Fighter 6, a Capcom aposta em um sistema de controles mais convidativo para jogadores iniciantes. Será possível optar pelo layout de controles modernos, que adiciona um botão único para golpes especiais e que variam dependendo do direcional pressionado. A ideia é que, com isso, os lutadores possam aplicar seus golpes mais poderosos e estilosos com o pressionar de poucos botões.
Já os jogadores veteranos ainda contam com os controles clássicos, com seis botões dedicados para golpes, incluindo movimentos mais complexos como meia-lua. Esses modos são opcionais e ficam a critério dos jogadores, dependendo do quão confortáveis estão com os jogos de luta.
Street Fighter 6 traz visuais mais realistas em trailer com Ryu, Luke, Chun-Li e Jamie — Foto: Divulgação/Capcom
Personagens
Até o momento, a Capcom revelou apenas quatro personagens oficialmente: Ryu, Chun-Li, Luke e o estreante Jamie. No entanto, o trailer de revelação trouxe um breve vislumbre de uma personagem chamada Kimberly, além de uma suposta boxeadora de cabelo rosa em um dos pôsteres de Metro City.
Poucas horas após o State of Play, no entanto, surgiram imagens conceituais que supostamente revelam 22 lutadores do elenco de Street Fighter 6. A origem do vazamento é desconhecida, mas o design dos personagens é condizente com o que foi apresentado pela Capcom. É possível conferir, ainda, o visual de Kimberly e da suposta boxeadora, chamada Marisa, o que traz bastante credibilidade à lista.
Veja o vazamento a seguir, em ordem de listagem:
Suposto vazamento revela nomes e visual de 22 personagens do elenco de Street Fighter 6 — Foto: Reprodução/Sigmaah1 (Twitter)
- Ryu;
- Ken;
- Zangief;
- Dhalsim;
- E. Honda;
- Blanka;
- Guile;
- Chun-Li;
- Cammy;
- Dee Jay;
- Rashid;
- Juri;
- Ed;
- Akuma (Gouki);
- Luke;
- Mariza (ou Marisa);
- Jamie;
- Mimi;
- Riri (ou Lilly);
- JP;
- Kimberly;
- A.K.I.
Com informações de Capcom, PlayStation Blog e Twitter