Redes sociais
Publicidade

Por Raisa Monteiro Capela, para o TechTudo


Receber spam no WhatsApp, além de inconveniente, pode ser perigoso. As mensagens enviadas em massa geralmente vêm na forma de anúncios, promoções falsas ou boatos e podem ter conteúdos maliciosos como links de phishing, malwares e "trava zap", capazes de bloquear o celular. Ao espalhar esses textos no mensageiro, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), os spammers têm o objetivo de fazer com que os usuários acessem o material suspeito e entreguem dados financeiros ou bancários. Outra possibilidade é a contração de vírus capazes de roubar informações confidenciais. Veja, a seguir, como evitar spam no WhatsApp.

Saiba como proteger seu WhatsApp de mensagens de spam e remetentes indesejados — Foto: Reprodução/Getty Images

O que é spam? Tem perigos?

Mensagens enviadas em massa e sem o consentimento do destinatário são configuradas como spam. Elas podem chegar através de meios de comunicação diversos, como e-mail, aplicativos mensageiros, chamadas telefônicas e até SMS. De modo geral, o spam é um conteúdo indesejado: propagandas, correntes, boatos, supostas promoções, entre outros. Entretanto, em alguns casos o conteúdo pode apresentar riscos à segurança e privacidade das pessoas.

Como identificar spams?

Para reconhecer um spam, é necessário checar o tipo de conteúdo apresentado. As mensagens geralmente são apelativas e evocam um senso de urgência no destinatário, como textos relacionados à oferta de produtos com promessas suspeitas, que incluem emagrecer em pouco tempo ou ganhar dinheiro de forma fácil. Além disso, elas costumam ser enviadas por remetentes desconhecidos, que não estão entre os contatos da agenda.

Um dos principais sinais de que uma mensagem é spam são os erros ortográficos e gramaticais. Algumas vezes, o spammer não conhece muito bem o idioma, ou utiliza tradutores digitais que, eventualmente, deslizam na concordância gramatical.

Mensagens de Spam costumam deixar diversos sinais para identificá-los — Foto: TechTudo

Outro indicador são os links suspeitos, que direcionam os usuários para páginas falsas com o intuito de roubar dados. Nesse sentido, desconfie de mensagem encaminhadas com frequência, especialmente se pedirem informações confidenciais, como dados bancários, documentos e senhas.

Como evitar e fugir de spam no WhatsApp?

Se quiser proteger o WhatsApp de spam e outros tipos de mensagens perigosas, saia de grupos que compartilham esses conteúdos, pois o usuário pode acessar o link malicioso até por engano. Além disso, sempre denuncie mensagens suspeitas e seus remetentes.

Para isso, abra a conversa e aperte sobre os três pontos no canto superior direito. Então, selecione a opção “Mais”. Depois, vá em "Denunciar" e confirme a etapa. Após esse procedimento, o WhatsApp recolherá as últimas cinco mensagens recebidas do contato denunciado para verificar se é spam e, então, bani-lo da plataforma.

Confirme e denúncia e aproveite para bloquear o contato da sua lista. — Foto: Reprodução/Raisa Capela

Com informações de Business Insider, Mashable e WhatsApp

Veja também: WhatsApp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe

WhatsApp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe

WhatsApp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe

Mais do TechTudo