Produtividade
Publicidade

Por Mariana Tralback, para o TechTudo


Novos emojis chegaram a celulares Android e iPhone (iOS) com a atualização do pacote 14.0, que disponibilizou cerca de 37 ícones inéditos. A proposta é oferecer um catálogo mais completo aos usuários, além de inserir opções que reforçam temas relevantes, como representatividade LGBTQIA+. Para usar as novas carinhas em apps de conversa, é importante entender o que cada uma delas significa — por isso, o site Emojipedia revelou todas as possíveis interpretações. Confira, a seguir, quais são os novos emojis e o que representam.

Lista mostra o que significam e como podem ser usados dez dos mais novos emojis disponíveis — Foto: Reprodução/Emojipedia

Emojis desaparecem no WhatsApp Web, o que fazer? Tire dúvidas de usuários no Fórum do TechTudo

1. Emoji derretendo

O emoji de rosto derretendo funciona como uma metáfora, como se a pessoa estivesse a “desmanchar” a ponto de formar uma poça. A figurinha é ideal para quando o usuário está em meio a uma situação embaraçosa e quer expressar vergonha. Também pode ser uma boa opção para usar em momentos de calor extremo, que trazem a sensação de estar "se desfazendo".

Ideal para situações embaraçosas ou de calor intenso, rosto derretendo está na lista de novos emojis — Foto: Reprodução/Emojipedia

2. Emoji com olhos à espreita

Um rosto assustado que cobre os olhos e espia por entre os dedos: este é um dos 37 novos emojis disponíveis. De acordo com o Emojipedia, a novidade representa a dualidade entre querer desviar de algo e não ser capaz. É uma boa opção para enviar nos momentos de curiosidade, mesmo ao saber que um assunto é constrangedor, assustador ou repulsivo.

Carinha com olhos à espreita pode ser usada por pessoas curiosas — Foto: Reprodução/Emojipedia

3. Emoji de continência

O ícone “saluting face” apresenta a metade de um rosto e uma saudação, que simula uma continência militar. O Emoji pode ser usado para demonstrar respeito por pessoas e assuntos ou para indicar obediência a uma ordem recebida.

“Saluting Face” faz continência militar e funciona como um gesto de respeito ou obediência — Foto: Reprodução/Emojipedia

4. Emoji com rosto pontilhado

Esta opção de emoji consiste em um rosto com expressão de chateação e bordas pontilhadas, o que geralmente é usado para representar personagens invisíveis em quadrinhos. O lançamento pode ser usado por alguém que esteja com desejo de se isolar ou “desaparecer” diante de alguma situação negativa ou embaraçosa.

Emoji com borda pontilhada representa a vontade de “sumir” em alguma situação ruim ou constrangedora — Foto: Reprodução/Emojipedia

5. Emoji "chorrindo"

O emoji que “chorri” chegou para representar o choro de emoção. Ele mostra um rosto sorrindo e com lágrimas brotando nos dois olhos, o que está ligado à ternura, orgulho, admiração e gratidão. É ótimo para responder a uma mensagem carinhosa, por exemplo. Também pode ser usado em outros contextos, como demonstrar que alguém está tentando sorrir e manter a calma em um momento de tristeza.

Carinha que “chora de emoção” mostra um sorriso e os olhos cheios de lágrimas — Foto: Reprodução/Emojipedia

6. Emoji do polegar tocando o indicador

A nova opção de emoji relacionada a gestos exibe uma mão com o polegar tocando o indicador, de maneira a formar um coração com os dedos e o punho. O sinal é conhecido na internet como "finger heart" e foi popularizado por astros de k-pop. O símbolo pode ser usado para demonstrar amor e carinho e, graças à sua popularidade nas redes sociais, chegou à lista da Unicode.

Finger heart viraliza na web e chega à lista de novos emojis — Foto: Reprodução/Emojipedia

7. Emoji do globo de festa

O globo espelhado de festa é um objeto popular, bastante utilizado sobre o centro das pistas de dança nas discotecas. Agora ele virou um emoji que pode ser útil para caprichar em mensagens sobre festas e música, de forma a demonstrar animação para eventos.

Globo espelhado é conhecido através das pistas de dança; emoji pode ser usado para falar de festas e música — Foto: Reprodução/Emojipedia

8. Emoji do sorrisinho com uma lágrima

Entre as novidades está também a carinha que mostra um rosto sorrindo e com uma única lágrima nos olhos. O emoji costuma ser usado com sarcasmo, quando uma pessoa está tentando sorrir e manter a calma mesmo em um momento ruim, mas também pode ser enviado para expressar gratidão ou uma emoção mais contida.

Carinha que sorri enquanto chora pode ser usada em diversos contextos — Foto: Reprodução/Emojipedia

9. Emoji mordendo o lábio

A boca que morde um lado do lábio inferior representa um gesto sexy e é uma boa alternativa para flertar em uma conversa, por exemplo. Por outro lado, o emoji também pode ser usado para se referir a situações de medo, ansiedade e preocupação, já que tais sensações também fazer as pessoas morderem a boca.

A boca mordendo o lábio é ideal para contextos românticos, mas também pode expressar medo e ansiedade — Foto: Reprodução/Emojipedia

10. Emoji de homem grávido

A representação de “homem grávido” nos emojis é mais um passo na inclusão de pessoas trans na lista da Unicode e foi muito aplaudida pela comunidade LGBTAQIA+. A inclusão do ícone reforça que eles também podem gerar uma criança. Além disso, segundo o Emojipedia, o lançamento também pode ser usado em outros contextos, em tom de brincadeira — como para representar a sensação de estar cheio depois de comer demais.

Emoji de homem grávido abrange pessoas transexuais e é mais um passo a favor da representatividade — Foto: Reprodução/Emojipedia

Com informações de Emojipedia, Forbes e InsideHook

Veja também: Como salvar figurinhas (stickers) de outras pessoas no WhatsApp

Como salvar figurinhas (stickers) de outras pessoas no WhatsApp

Como salvar figurinhas (stickers) de outras pessoas no WhatsApp

Mais do TechTudo