Internet
Publicidade

Por Gabriel Pereira


Há uma série de sites que podem ser úteis para usuários nostálgicos que querem revisitar o passado. Páginas como Wayback Machine e Ten Years Ago abrigam versões antigas de páginas da web, permitindo matar as saudades do início da vida digital. Além disso, plataformas como Facebook e Google Maps têm recursos que funcionam como uma espécie de "máquina do tempo" e ajudam a reavivar memórias. Pensando nos internautas saudosos, o TechTudo listou, nas linhas abaixo, seis sites capazes de levar as pessoas de volta ao passado.

Lista reúne seis sites que vão levar você de volta ao passado — Foto: John Schnobrich/Unsplash

1. Ten Years Ago

O Ten Years Ago é um site que transporta o usuário para uma década atrás. Abastecida pelo banco de dados do Internet Archive, a plataforma permite acessar 14 sites diferentes e ver o que estava sendo publicado há exatamente dez anos. É possível, por exemplo, conferir o que estava em alta no YouTube, relembrar as principais notícias da época no site da BBC e até mesmo ver o lançamento de jogos como Max Payne 3 pela Steam. Como a página é atualizada todo dia, o conteúdo nostálgico está sempre fresco.

O site possui uma vasta gama de plataformas para navegação do usuário. — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

2. Facebook Memories

Lançado em 2018, o Facebook Memories é uma expansão do recurso "Neste Dia" da rede social. O objetivo da ferramenta é reunir lembranças em um único espaço, permitindo que os usuários recordem bons momentos de forma mais fácil. Além de mostrar publicações antigas, a ferramenta também exibe aniversários de amizade e vídeos de dias especiais. A página pode ser encontrada na opção "Lembranças", no menu lateral esquerdo da plataforma, e exibe publicações de até 12 anos atrás.

Facebook Memories reúne lembranças do dia e recordações mensais com vídeos curtos — Foto: Divulgação/Facebook

3. Nostalgia Machine

O Nostalgia Machine (thenostalgiamachine.com) busca despertar lembranças a partir da música. O funcionamento da página é simples: o usuário deve escolher um ano entre 1951 e 2015 e clicar em "Hit me!" para que o site exiba os principais lançamentos musicais do ano em questão. A música escolhida pode ser ouvida diretamente pelo site, que abre um player do YouTube à direita da tela.

The Nostalgia Machine reúne sucessos musicais de anos passados — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Wayback Machine é uma plataforma que abriga versões passadas de mais de 687 bilhões de endereços da web. Para usar a ferramenta, basta digitar o nome ou endereço do site que você deseja visitar e escolher uma das datas disponíveis. Feito isso, o usuário será transportado para a versão daquele site no dia escolhido, podendo recobrar como era sua interface e até navegar por alguns links que compõem a página inicial.

Wayback Machine é plataforma utilizada para visitar versões anteriores de um site — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

A plataforma funciona graças ao trabalho de sete mil bots que rastreiam a Internet e fazem capturas de tela de diversos sites, armazenando as páginas em cache. O conteúdo é enviado e catalogado na central do Internet Archive, que o disponibiliza para o público.

Versão antiga do TechTudo exibida no Wayback Machine — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

5. Retro Tracks

Dedicado aos videogames clássicos, o site Retro Tracks (retro.sx) abriga uma biblioteca com centenas de trilhas sonoras de jogos lançados nas décadas passadas. Além de permitir ouvir, baixar e navegar entre as músicas hospedadas, a plataforma também permite saber mais sobre os artistas e os sistemas por trás de cada trilha. O site também conta com um fórum onde os usuários podem discutir sobre diversos assuntos e até solicitar que a música de algum game seja adicionada ao acervo.

Retro Tracks é a plataforma perfeita para gamers que buscam uma dose de nostalgia — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

6. Google Street View

O Google Street View agora permite ver como as ruas eram antigamente, graças a imagens de arquivo registradas pelo Google Maps. Para explorar algum lugar, basta pesquisar pela localidade em questão no Maps, arrastar o bonequinho do Street View até o ponto desejado e depois clicar no ícone de relógio, logo abaixo do nome do lugar. O Street View, então, exibirá uma linha do tempo. Basta navegar pelos anos para visualizar como era aquele ponto na data selecionada.

Street View oferece uma lista com os anos disponíveis para a visualização do usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

É possível ver imagens até 2007, ano em que o serviço foi inaugurado. Vale ressaltar que existem lugares onde foram feitos poucos registros ao longo dos anos e, por isso, nem sempre é possível visualizar outras versões.

Com informações de The Hustle

Veja também: coisas que celulares antigos tinham e que deixaram saudades

Coisas que celulares antigos tinham e que deixaram saudade

Coisas que celulares antigos tinham e que deixaram saudade

Mais do TechTudo