Apps
Publicidade

Por Raisa Monteiro Capela, para o TechTudo


O Nubank anunciou uma nova ferramenta para guardar dinheiro no app: as Caixinhas Nubank. Com a novidade, a ideia da fintech é oferecer aos usuários a possibilidade de separar seus rendimentos de forma personalizada, de acordo seus objetivos e metas. Além de guardar o dinheiro, as caixinhas também contam com opções pré-sugeridas de investimentos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente. Vale mencionar que, nesta primeira fase, o recurso só será disponibilizado para alguns correntistas, e não para todos. Confira, a seguir, tudo o que se sabe até o momento sobre as Caixinhas da Nubank, app disponível para iPhone (iOS) e Android.

Caixinhas do Nubank são nova modalidade de investimentos do banco digital; saiba tudo — Foto: Divulgação/Nubank

O que são as Caixinhas e como funcionam?

As Caixinhas são um recurso novo oferecido pelo Nubank para que seus clientes possam guardar dinheiro de forma organizada, de acordo com suas metas pessoais. Assim, os usuários podem criar diferentes caixinhas conforme seus objetivos - sejam eles viagem de final de ano, reserva de emergência ou ainda comprar carro. Cada uma delas pode ter uma meta de tempo e valor almejado. O dinheiro da conta corrente fica separado da Caixinha, e é possível investir valor que quiser a partir de R$ 1.

Nas Caixinhas, além de manter o dinheiro guardado, os clientes têm a possibilidade de deixar esse valor investido. O app irá oferecer sugestões de rendimentos, como RDB do Nubank (Recibos de Depósito Bancário do Nubank), com rendimento de 100% do CDI, e o Nu Reserva Imediata, que possui rentabilidade acima de 100% do CDI. Vale lembrar que os clientes poderão escolher outras formas de investimento, caso opte por essa modalidade de Caixinha.

Quem pode utilizar as Caixinhas? Para que podem ser úteis?

As Caixinhas Nubank serão liberadas nas próximas semanas, mas para uma quantidade pequena de clientes. Porém, segundo informado pelo banco digital, devem chegar a todos os usuários da fintech até setembro. Elas podem ser úteis porque ajudam a ter maior organização financeira para realizar metas específicas e objetivos pessoais. Ao separar o dinheiro por diferentes planos, os usuários conseguem ter mais clareza quanto ao andamento de cada um, incentivando-os a poupar.

Caixinhas do Nubank entrarão em implementação aos poucos — Foto: Divulgação/Nubank

O dinheiro pode ser movimentado a qualquer momento?

É possível resgatar o valor guardado em uma Caixinha, caso o cliente precise, e em até um dia útil o dinheiro já fica disponível. Porém, caso o usuário tenha optado por fazer algum tipo de investimento em uma Caixinha, é necessário verificar as regras de cada produto aplicado. Para Caixinhas com Reserva de Emergência, por exemplo, o resgate é imediato. Já para as demais Caixinhas, o procedimento pode levar até 18h.

Qual é o máximo de Caixinhas que posso ter em minha conta?

Não existe um número limitado de Caixinhas; assim, os usuários podem criar quantas Caixinhas quiserem no app. Além disso, é possível personalizar cada uma, incluindo um nome e uma foto para identificá-las. Inicialmente, o Nubank irá disponibilizar cinco Caixinhas básicas: “Reserva de Emergência”, “Reformar Casa”, “Focar na Carreira”, “Meu sonho de consumo” e “Fazer uma viagem”. Porém, os usuários têm a liberdade de criar suas próprias caixas.

Quando as Caixinhas serão lançadas? E como descobrir se tenho a opção disponível?

Nas próximas semanas, as Caixinhas serão disponibilizadas para alguns clientes, e, em setembro, a funcionalidade chegará para todos os usuários Nubank. Para saber se você tem o recurso Caixinhas, abra o app e verifique se na interface principal aparece o botão “Caixinhas”. Caso tenha, é só selecionar e, depois, tocar em “Começar a guardar”. Na tela seguinte, o Nubank irá oferecer as cinco Caixinhas básicas. Aí, basta escolher o tema, editar, responder o quanto você deseja guardar e confirmar.

Veja ainda: Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Nubank, Inter, Neon e mais: saiba tudo sobre bancos digitais

Mais do TechTudo