Media centers
Publicidade

Por Luana Carmelina, para o TechTudo

Anna Kellen Bull/TechTudo

O controle remoto da Apple TV é um dispositivo simples, mas que possui alguns atalhos pouco conhecidos. Dentre as funções do Apple TV Remote que fogem do domínio de grande parte dos usuários estão a troca rápida de aplicativos e a reinicialização/suspensão, além da possibilidade de alterar algumas configurações de vídeo. Para facilitar a vida do usuário, o TechTudo separou uma lista com os atalhos mais úteis do controle remoto da TV box da Apple.

Quem ainda não conhece o design do controle de Apple TV pode notar que o equipamento possui um botão Menu, um botão Home (com um ícone de TV), um botão Siri (nos controles de 4ª geração), um botão Play/Pause e um botão Volume Up/Down.

Controle remoto da Apple tem funções que talvez você nao conheça — Foto: Divulgação/Apple

1. Ativar a proteção de tela

Protetor de tela da Apple TV 4K pode ser ativado automática ou manualmente. — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O protetor de tela da Apple TV aparece automaticamente depois de alguns minutos sem a utilização do aparelho, mas é possível ativá-lo manualmente pelo controle remoto: basta clicar duas vezes no botão Menu no Apple TV Remote quando estiver na tela inicial.

Caso deseje, é possível configurar o protetor de tela para ativar depois de algum outro tempo específico. Nesse caso, basta apertar em "Configurações", depois em "Geral", "Protetor de tela" e, por fim, na opção "Iniciar Depois".

2. Reiniciar a Apple TV

Comandos para reiniciar Apple TV pelo controle remoto. — Foto: Reprodução/Apple

Às vezes é necessário reiniciar a Apple TV para solucionar problemas da TV box ou do televisor. Como pode ser demorado ir até as configurações para reiniciar a caixa da Apple, a melhor saída pode ser utilizar uma função pouco conhecida do controle remoto: a reinicialização rápida.

O recurso é acessado de maneira muito simples e prática: mantenha pressionados os botões Início e Menu ao mesmo tempo por seis segundos, até que a luz da Apple TV comece a piscar.

Seguindo a mesma lógica, caso deseje colocar a tela em suspensão de maneira rápida, segure o botão Home por dois segundos. Logo após, a opção "Sleep" aparecerá no centro da tela e, ao ser selecionada, a televisão entrará em modo suspenso.

3. Acessar configurações de vídeo

Configurações de vídeo podem ser acessadas facilmente na Apple TV — Foto: Reprodução/Marvin Costa

É possível acessar algumas configurações de reprodução de mídia mesmo enquanto você assiste a um filme ou série na Apple TV. Basta deslizar rapidamente para baixo na superfície de toque do controle. Assim, você conseguirá ajustar as legendas e mudar o idioma, por exemplo.

Quando as suas alterações já tiverem sido feitas, é preciso apenas um deslize para cima para sair das configurações e retomar o conteúdo.

4. Trocar e fechar apps

Você pode escolher entre o aplicativos na Apple TV assim como no iPhone — Foto: Reprodução/Apple

Esse recurso funciona na mesma linha de outros dispositivos iOS, como iPhone. Basta clicar duas vezes no botão de início do controle remoto para alternar entre os aplicativos abertos na Apple TV. Ao executar esse comando, você poderá visualizar os apps e escolher entre eles.

5. Avançar ou retroceder 10 segundos

É possível pular ou voltar dez segundos em filmes ou séries com o controle — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Outra função muito útil do Apple TV Remote é a facilidade em avançar ou retroceder a posição de um vídeo. Para utilizar a função, é preciso tocar na borda esquerda ou direita. Aparecerá um pequeno ícone na linha de tempo do vídeo indicando que é possível avançar ou voltar dez segundos. Clique em uma das bordas do trackpad para concluir a ação.

Com informações de Mac Rumors e How to Geek

Mais do TechTudo