Campeonatos
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


O Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) vem adquirindo números cada vez maiores de audiência em seus principais torneios e se consolidando como um dos principais esportes eletrônicos no momento. As finais, em especial, costumam atingir grandes picos de espectadores e destacam ainda mais o sucesso do FPS. Embora os torneios Major sejam aqueles que mais atraiam a atenção dos fãs da categoria, outras competições, como a recente IEM Cologne 2022, também conseguem quebrar recordes. A seguir, veja as finais de torneios de CS:GO com as maiores audiências da história. Vale lembrar que as informações sobre o número de espectadores são do portal Esports Charts.

Veja as cinco maiores audiências em finais de torneios de CS:GO — Foto: Divulgação/ESL

👉 Counter-Strike ainda é o melhor game FPS? Opine no Fórum do TechTudo

5. IEM Cologne 2022 (FaZe Clan vs Natus Vincere)

No último domingo (17), FaZe Clan e Natus Vincere fizeram uma final emocionante na IEM Cologne 2022. Após uma maratona de cinco jogos, a FaZe se sagrou campeã, levantou a taça na Alemanha e se consolidou de vez como a melhor equipe do mundo atualmente. Nesse período, a série entre as equipes alcançou um pico de 1,25 milhão de espectadores, somando todas as transmissões oficiais da competição.

Vale destacar que esse número fez a IEM Cologne 2022 ter a final de CS:GO mais assistida da história levando em consideração torneios que não são Major. Esse título pertencia à IEM Katowice 2022, que chegou a 1,1 milhão de espectadores em sua decisão em fevereiro, que curiosamente foi vencida pela mesma FaZe Clan.

FaZe Clan campeã da IEM Cologne 2022 — Foto: Divulgação/ESL

4. ELEAGUE Major 2018 (FaZe Clan x Cloud9)

No dia 28 de janeiro de 2018, FaZe Clan e Cloud9 disputavam a final do ELEAGUE Major 2018 em Boston, nos Estados Unidos. A vencedora foi a Cloud9, que superou sua rival de virada por 2–1 após um overtime no último mapa. O resultado também marcou o primeiro título de Major de um time norte-americano da história do CS:GO. Hoje, essa decisão é a quarta mais assistida entre todos os torneios do FPS, alcançando um pico de 1,32 milhão de espectadores.

Cloud9 foi a primeira equipe da América do Norte a conquistar um Major — Foto: Divulgação/ELEAGUE

3. ELEAGUE Major 2017 (Astralis x Virtus.pro)

Em 2017, a Astralis dava seus primeiros passos rumo ao domínio das principais competições de CS:GO. Sua primeira grande conquista de Major foi na ELEAGUE Major 2017, ocorrida em Atlanta, Estados Unidos. Na final, os dinamarqueses encararam a Virtus.pro, que havia vencido uma série muito apertada contra os brasileiros da SK Gaming na semifinal. Apesar das dificuldades, a Astralis venceu de virada por 2–1 para levantar a taça da competição. Essa série contou com um pico de 1,33 milhão de espectadores.

A ELEAGUE Major 2017 foi o primeiro título Major da Astralis — Foto: Reprodução/RFRSH Entertainment

2. PGL Major Antwerp 2022 (FaZe Clan x Natus Vincere)

Em maio, foi realizado o PGL Major Antwerp 2022 na Bélgica. Assim como na IEM Cologne 2022, a final também foi realizada entre FaZe Clan e Natus Vincere. Dessa vez, foi uma série mais controlada por parte da FaZe, que venceu por 2–0 para levantar a taça da competição. Apesar de não ter tanta emoção como outras finais citadas anteriormente, a decisão alcançou um pico de 2,1 milhões de espectadores, tornando-se a segunda final de torneio de CS:GO mais assistida até então.

FaZe Clan campeã do PGL Major Antwerp 2022 — Foto: Divulgação/PGL

1. PGL Major Stockholm 2021 (Natus Vincere x G2 Esports)

O PGL Major Stockholm 2021 foi um grande marco na comunidade de CS:GO, pois foi o primeiro Major a ser realizado após o início da pandemia de Covid-19. Sedentos por ação em lan, os fãs do FPS fizeram a competição ser a líder absoluta de audiência de torneios do game. A final entre Natus Vincere e G2 Esports teve um pico de mais de 2,7 milhões de espectadores. Todos acompanharam a Na'Vi bater a G2 na decisão e o astro Oleksandr "s1mple" Kostyliev levantar a primeira taça de Major da sua carreira.

Um dos melhores jogadores de todos os templos, s1mple conquistou seu primeiro mundial no PGL Major Stockholm 2021 — Foto: Divulgação/HLTV

Com informações de Dot Esports e Esports Charts

Mais do TechTudo