Produtividade
Publicidade

Por Caroline Silvestre, para o TechTudo


Existem algumas ferramentas online que calculam como você gasta o seu tempo com certas atividades. A extensão Webtime Tracker, por exemplo, monitora quantas horas você passa online. O site How Long to Beat, por sua vez, mostra o tempo médio para zerar um jogo, e pode ser útil para analisar se o game vale o preço que custa. Outros recursos permitem obter uma visão geral do tempo gasto caminhando, trabalhando, lendo e assistindo TV. Com esses cálculos, é possível ser mais produtivo e otimizar momentos de lazer para maratonar séries, jogar videogame ou fazer atividades físicas. A seguir, o TechTudo lista seis ferramentas que vão te ajudar a entender como você gasta seu tempo.

Ferramentas online permitem calcular o tempo gasto em diferentes atividades; veja lista — Foto: Brad Neathery/Unsplash

1. Webtime Tracker: para saber o tempo gasto online

Webtime Tracker (https://chrome.google.com/webstore/detail/webtime-tracker/ppaojnbmmaigjmlpjaldnkgnklhicppk?hl=pt-BR) é uma extensão para Google Chrome que monitora o tempo gasto online. Além disso, ela permite descobrir quanto tempo você passou em cada site acessado. Uma vez instalado no Chrome, o plugin terá seu ícone adicionado à barra de extensões e começará a rastrear o tempo gasto em cada domínio.

Webtime Tracker, extensão do Google Chrome, monitora tempo gasto na Internet — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Além de informar os sites mais acessados e o tempo gasto, o complemento também mostra o tempo diário gasto na web, uma média geral e o tempo total. Os dados são exibidos em forma de gráfico e de um relatório, e podem ser exportados no formato CSV para consulta posterior, usando o Microsoft Excel ou o LibreOffice Calc.

2. How Long to Read: para saber o tempo gasto lendo livros

How Long to Read (“Quanto Tempo para Ler”, em português) é uma plataforma de pesquisa de livros que estima quanto tempo levará para concluir a leitura de determinado título. O site (https://howlongtoread.com/) considera a velocidade de 300 WPM, ou seja, 300 palavras por minuto. Funciona assim: você digita o nome do livro e o How Long to Read apresenta as estimativas, a contagem de palavras e número de páginas da obra.

How Long to Read calcula tempo gasto para ler determinado livro — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Se desejar, você ainda pode inserir a sua própria velocidade de leitura (palavras por minuto) e obter estimativas de tempo personalizadas. Também é possível realizar um teste de leitura rápida para determinar a sua velocidade. A ferramenta conta com um acervo de cerca de 12 milhões de livros cadastrados.

3. Toggl: para saber o tempo gasto trabalhando

O foco do Toggl é monitorar o tempo gasto em tarefas diárias do trabalho para avaliar a sua produtividade e melhorar o seu desempenho. Disponível na versão web e em aplicativo para Android e iPhone (iOS), a plataforma permite que você crie uma tarefa e ative um cronômetro para saber quanto tempo aquela atividade demanda. Ao terminar ou pausar a ação, basta desativá-lo.

Toggl monitora o tempo gasto trabalhando — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Dessa forma, é possível acompanhar seu tempo de trabalho, atribuindo tarefas a diferentes clientes, projetos e equipes. A plataforma ainda pode ser integrada ao Trello ou ao Asana, e gera relatórios fáceis de entender.

4. Tii.me: para saber o tempo gasto assistindo TV

Outra calculadora de atividades é o Tii.me (https://tiii.me/), que ajuda a descobrir quanto tempo leva para assistir a uma série inteira, ou apenas a determinadas temporadas. Ela funciona de um jeito bem simples: basta entrar no site, digitar o nome do programa e o número de temporadas que deseja assistir. A página fará o cálculo de dias ou horas para assistir automaticamente. Também é possível adicionar mais de um conteúdo para obter uma média geral do tempo gasto em frente à tela.

Tii.me ajuda a descobrir quanto tempo levará para assistir a determinado programa — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

5. How Long to Beat: para saber o tempo gasto jogando video-game

Para quem gosta de videogames, o site How Long to Beat (“Quanto Tempo para Vencer”, em português) é uma boa opção de calculadora. A página (https://howlongtobeat.com/) estima quanto tempo você vai demorar para zerar seus jogos. Para chegar a um resultado, a ferramenta reúne o tempo médio que outros usuários demoraram para terminar o game, coletando o tempo para cumprir a história principal e para realizar as missões secundárias.

How Long to Beat estima quanto tempo é necessário para zerar um jogo — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Além disso, você pode vincular sua conta da Steam para rastrear todos os seus jogos. Desse modo, é possível descobrir quanto tempo passou jogando, ou ainda, quantas horas determinado jogo possui — e se o game vale o investimento.

6. Hiking Calculator: para saber o tempo gasto caminhando

Se você quiser saber quanto tempo vai levar para fazer determinado percurso, a Hiking Calculator (https://www.douglastwitchell.com/hikingcalculator.php) é uma ferramenta interessante. Para fazer o cálculo, ela considera a distância percorrida, o ganho de elevação (ou seja, o quanto você subiu do ponto de partida), o tipo atlético de quem vai caminhar e o tipo de caminhada. Com o resultado, basta se planejar para realizar a atividade.

Hiking Calculator estima o tempo gasto para fazer um determinado percurso — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Com informações de MakeUseOf

Mais do TechTudo