Streaming
Publicidade

Por Flávia Fernandes, para o TechTudo


O Spotify, app de streaming disponível para celulares Android e iPhone (iOS), apresenta várias funcionalidades pouco conhecidas mas que podem ser muito interessantes. A plataforma oferece, por exemplo, recursos que permitem que o usuário conheça melhor o próprio gosto musical ou ainda diversifique as suas playlists ouvidas. Além disso, também é possível descobrir shows próximos pela região e escutar músicas enquanto dirige por meio de integração com GPS. Veja, a seguir, seis truques do Spotify que você precisa conhecer.

Conheça seis dicas para melhorar o uso do Spotify; streaming de áudio conta com recursos inéditos — Foto: Divulgação/GettyImages

Como mudar o nome de usuário do Spotify? Descubra no Fórum do TechTudo

1. Montar uma "Superbanda" com seus artistas favoritos

O Spotify conta com uma ferramenta que permite criar uma playlist personalizada com canções de até cinco artistas diferentes. Por meio do site oficial da plataforma, o usuário escolhe as bandas e músicos preferidos, e o próprio streaming gera a lista de reprodução com canções aleatórias dos artistas.

A playlist fica salva no app e pode ser editada manualmente, caso o ouvinte queira adicionar e/ou remover composições. É possível ainda compartilhar com outras pessoas que também poderão remodelar a lista.

Para acessar o recurso, vá até "https://spotify.com/supergrouper" pelo navegador do celular e toque em “Get started”. Selecione o número de artistas que estarão no grupo e, em seguida, insira o nome dos cantores. Então, escolha como chamará a "banda" e pressione “Listen to their playlist” para ouvir a seleção.

Spotify permite criar grupo com até cinco artistas — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

2. Dar "match" com outro usuário

Um outro recurso do streaming é a opção de solicitar que o app crie uma playlist que combine as suas preferências musicais com a de outro usuário. A funcionalidade analisa os dois perfis e une canções que podem agradar aos dois em uma única lista de reprodução. Cada pessoa pode enviar até dez convites para as combinações via WhatsApp, e-mail ou redes sociais.

Para criar um “match”, vá até o ícone de lupa e abra a seção “Feito para você”. Em seguida, toque na opção “Criar um match” e selecione “Convidar”. Então, envie o convite pelo WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Depois que a solicitação for aceita, acesse novamente a aba “Feito para você” e veja a combinação disponível.

Playlist de Match do Spotify reúne músicas que combinam o gosto das duas pessoas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

3. Encontrar os próximos shows de artistas e bandas

É possível com o Spotify descobrir shows em datas próximas que ocorrerão na região em que estiver. A função “Eventos ao vivo” atualiza o streaming com indicações de concertos, de acordo com as preferências musicais do usuário. O recurso também possibilita ver a agenda de shows completa de um cantor ou banda, mesmo que a apresentação aconteça em um local distante. Além disso, dá para ser direcionado diretamente para a página de compra de ingressos em sites, como Ticketmaster, Eventbrite e See Tickets.

Para acessar a funcionalidade, vá até o ícone de lupa no app e role a tela para baixo até encontrar o termo "Eventos ao vivo". Então, a plataforma exibirá os shows com datas mais próximas a você e de acordo com suas preferências musicais. Para ver o local e saber como comprar os ingressos, basta pressionar o evento desejado.

Descubra os eventos dos seus artistas favoritos no Spotify — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

4. Ouvir música no Spotify enquanto dirige

Uma outra possibilidade do streaming é ouvir músicas no carro, de maneira integrada com o GPS ou via Bluetooth/Cabo USB. A primeira opção pode ser feita no Google Maps ou Waze, apps de rotas disponíveis para Android e iPhone (iOS). O recurso insere ao GPS um player minimizado para reproduzir canções, playlists e podcasts no serviço de streaming.

Para ter acesso à funcionalidade, vá até o ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e pressione a opção “Conectar a outros aplicativos”. Selecione o serviço de navegação desejado e toque em “Conectar”. Então, o app vai te redirecionar para a seleção. Então, pressione “Permitir” para ativar a função e, depois, “Spotify”.

Outra alternativa é conectar o aparelho celular à entrada USB do carro ou conectá-lo ao aparelho multimídia do veículo por meio do Bluetooth. Para isso, ative o Bluetooth no smartphone e também no painel de som. Depois de emparelhado, abra o Spotify e escolha o que deseja ouvir para ser reproduzido diretamente no automóvel.

Ação para autorizar o uso do Spotify em uma conta do Google Maps — Foto: Reprodução/Marvin Costa

5. Escutar a "Rádio" de um artista

O Spotify apresenta a funcionalidade “Rádio”, que permite ouvir canções baseadas em qualquer artista, álbum, playlist ou música. Quando o recurso é ativado, o streaming cria uma lista de reprodução com composições semelhantes à que foi escolhida pelo usuário.

Para usar a função, acesse a canção ou artista desejado e toque nos três pontinhos. Em seguida, selecione “Ir para a rádio”. Pronto, a playlist estará criada. Para salvar a lista de reprodução na biblioteca do streaming, basta tocar no ícone de coração.

Função Rádio no Spotify cria playlist com músicas semelhantes ao artista ou canção selecionada — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

6. Checar histórico de músicas tocadas recentemente ou mais ouvidas

O serviço também oferece acesso ao histórico de reprodução do usuário. A função exibe tudo o que foi ouvido nos últimos três meses, por padrão. Para visualizar a lista, basta ir até “Início” no aplicativo e pressionar o ícone de relógio no canto superior direito da tela.

Uma possibilidade diferente de verificar quais foram as músicas mais tocadas recentemente ou com maior número de repetições, é acessar o site "https://www.statsforspotify.com", que pode ser aberto via celular. Após conceder permissão de acesso à conta do Spotify, selecione entre as opções: “"Top Tracks", "Top Artists" ou "Top Genres" para ver uma lista com as composições, cantores ou gêneros mais ouvidos.

Site Stats for Spotify mostra músicas, artistas e gêneros mais ouvidos no Spotify — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

Com informações de Newsroom, Spotify e TechCrunch

Veja também: Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Mais do TechTudo