10 sites que todo mundo acessou no começo da Internet — incluindo o TechTudo
Orkut, Friv, Habbo, Baixaki e Fotolog eram algumas das páginas favoritas que a equipe do TechTudo acessava no começo da internet; a seguir, veja a lista completa
Existem sites que, não importa quanto tempo passe, continuam marcados na memória dos seus usuários. Sejam páginas de conversa, como Orkut e o Bate-Papo do UOL, sejam jogos divertidos para passar o tempo, como Friv e Habbo, o começo da internet no Brasil, nos anos 90 e 2000, foi um momento de descoberta, em que tivemos acesso a um novo mundo de possibilidades de entretenimento e aprendizado online que antes não existia. Para lembrar a nostalgia dessa época, a equipe do TechTudo listou alguns sites que costumavam a entrar nessa época e o que mais gostavam de fazer nessas páginas. Confira a seguir.
📝 Qual é o melhor navegador online? Saiba Mais no Fórum do TechTudo
Entre os sites antigos você vai encontrar:
1. Blogspot
Blogspot (hoje chamado Blogger) é uma antiga plataforma utilizada para criação de blogs nos servidores do Google. A plataforma foi adquirida pela bigtech em 2003 e, até 2016, quando esses sites ganharam novos endereços e URLs, o Blogspot era o site oficial utilizado para hospedar blogs no buscador. A página se tornou popular por permitir que usuários criassem, editassem e publicassem posts de maneira simples, usando uma interface intuitiva.
Por que gostávamos? - Blogspot (ou Blogger) foi o site lembrado por Jefferson Bispo, analista administrativo do TechTudo. "Eu usava o Blogspot como um espaço para expressar minha criatividade e para colocar os textos que eu produzia, onde eu criava histórias fictícias de um personagem. Ilustrava essas histórias com meus desenhos ou desenhos da internet e criava uma espécie de diário com diversos assuntos que tinham ocorrido com o meu personagem. Era ótimo para expressar de fato toda minha criatividade", contou Jefferson.
Com a sua página na plataforma, ele conheceu pessoas legais que interagiam e conversavam sobre seus textos. Para Jefferson, era uma época em que as pessoas elogiavam mais do que criticavam o trabalho dos outros na internet. "Era como se cada um tivesse seu próprio site para falar do que quiser, do jeito que quisesse. O Blogspot era fácil de mexer e bem intuitivo para mim, o que facilitava muito. Pena que não acho mais minha conta", disse.
2. Friv
Friv era uma plataforma que oferecia diversos jogos online de forma gratuita. A biblioteca era dedicada exclusivamente a títulos de classificação livre para serem jogados diretamente no navegador, sem necessidade de downloads ou instalação. A variedade de games no site era um elemento chamativo, com um catálogo que ia desde um jogo de cartas, como o 4 colors (uma espécie de Uno), até os duelos com times de diversos países em cobranças de pênaltis no Penalti Shootout Multi League.
Por que gostávamos? - Friv foi a página de jogos lembrada por Luã Souza, da editoria de Apps do TechTudo. "Eu curtia o Friv porque, no layout antigo, eram vários quadradinhos e cada um dele tinha um jogo diferente para jogar", disse Luã. Contudo, ele confessa que não lembra o nome do seu jogo favorito na plataforma. "Gostava de um inspirado naqueles jogos no estilo Temple Run e Subway Surfers, em que você tem que desviar de obstáculos enquanto foge de algum outro personagem. A movimentação do jogo era lateral, ao contrário dos outros em que a visualização era em terceira pessoa".
3. 4shared
O 4Shared é um serviço de nuvem que oferece pacotes gratuitos e pagos com funcionalidades completas. O site permite pesquisar por arquivos para download e salvar pastas pessoais no armazenamento, mas ficou conhecido principalmente pela possibilidade de baixar músicas em uma época onde elas não podiam ser acessadas facilmente. Com versão gratuita e recursos exclusivos para assinantes, o 4shared pode ser usado tanto no PC (Windows, macOS e Linux) quanto em dispositivos móveis Android e iPhone (iOS).
Por que gostávamos? - 4shared foi a página lembrada por William Guido, da editoria de Qual Comprar do TechTudo. "Eu gostava do 4shared porque eu era muito antenado em músicas. Então, assim que alguma música viralizava, eu já entrava lá para ver se estava disponível", contou. Além de estar atento nos hits momento, William também passava horas lembrando das músicas antigas que mais gostava para baixar. "Algumas delas vinham com um som horroroso e isso me frustrava bastante. Lembro de gostar muito de fazer isso, sobretudo porque eu tinha um MP3 player (aqueles que pareciam um pendrive) e adorava encher ele de músicas para ouvir nos momentos ociosos".
4. Orkut
O Orkut era principal rede social brasileira dos anos 2000, criada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten em 2004. A plataforma conquistou muitos usuários nos EUA, Brasil e Índia, reunindo milhões de usuários ao redor do mundo, mas foi desativada em 2014. A plataforma ficou marcada graças aos recursos que oferecia, como a possibilidade de saber quem visualizou seu perfil — uma ferramenta que não existe no Facebook e Instagram —, além dos scraps e dos depoimentos, que, em uma época pré-likes, eram sinônimos de popularidade na internet.
Por que gostávamos? - Orkut foi o site lembrado por Ana Letícia Loubak, editora de Mobile do TechTudo. "Na minha época, o Orkut era a principal rede social no Brasil. Todos os meus amigos estavam lá, então eu não poderia deixar de estar também. Como eu era pré-adolescente, o que eu amava era mostrar a minha personalidade por meio dos recursos do Orkut: entrava em várias comunidades, caprichava na descrição do perfil com aqueles caracteres ASCII e, é claro, brigava pelo topo da seção de depoimentos no perfil das minhas amigas", relatou.
Ana conta que ficou ainda mais viciada no Orkut quando a plataforma incluiu os avatares personalizados do BuddyPoke e jogos como Colheita Feliz. "Olhando para essa fase e comparando com os apps de redes sociais do momento, acho que o que eu curtia no Orkut era a lógica de conexão da rede. Ela foi criada para você se divertir com os amigos — deixar recados para eles, jogar com eles. As redes hoje são regidas pela lógica algorítmica e o objetivo é te manter preso lá pelo maior tempo possível, mesmo que isso signifique criar bolhas e te afastar de conteúdos reais dos seus amigos do dia a dia, porque eles não são tão engajantes", disse. Ela completa em tom de brincadeira dizendo que "todo mundo era mais feliz naquela época".
5. MSN
O MSN Messenger, mais tarde conhecido como Windows Live Messenger, foi rede social popular no começo da internet mundial. Lançado em 1999, o MSN foi um dos primeiros programas de mensagens online, conquistando milhões de usuários ao redor do mundo com sua interface prática e intuitiva. Apesar da popularidade, o serviço foi descontinuado em 2014, dando lugar ao Skype, adquirido pela Microsoft no ano anterior.
Por que gostávamos? - O MSN foi muito utilizado por Cecile Mendonça, editora de Softwares do TechTudo, no início da internet. "O que mais eu amava no MSN era o ato de, depois de almoçar e tomar banho, poder ligar o PC para ver quem estaria online para falar comigo", contou. Para ela, esse hábito se perdeu porque hoje enviamos mensagens mesmo sem saber quando a pessoa vai retornar o seu contato. "No MSN, era muito legal ter esse frio na barriga de não saber quem estaria disponível. Eu adorava também a função de chamar atenção! Irritava muito as pessoas, era hilário".
6. Baixaki
Baixaki é um dos maiores sites brasileiros de downloads de programas, jogos e aplicativos nos anos 2000. O nome "Baixaki" vem da junção das palavras "Baixe" e "Aqui", já que o propósito da plataforma era facilitar o acesso a softwares e jogos para o público brasileiro. O site se tornou referência em downloads no Brasil e continua ativo até hoje, oferecendo também conteúdos relacionados a tecnologia.
Por que gostávamos? - Lucas Loyo, da editoria de Streaming do TechTudo, adorava usar o Baixaki no começo da internet. Ele conta que era uma das poucas opções disponíveis na época para fazer download de arquivos online sem correr muitos riscos. "Lembro que existia uma responsabilidade muito grande em relação a baixar arquivos corrompidos com vírus e eu sentia muita segurança com o Baixaki. Foi realmente um site memorável nessa época. Era basicamente onde eu baixava os programas com total confiabilidade", disse Lucas.
7. Bate-Papo UOL
O Bate-Papo do UOL é uma das plataformas de chat mais populares do Brasil, hospedada no site da UOL, do Grupo Folha. A comunidade reuniu milhões de brasileiros em salas de conversa sobre temas variados, como namoro, amizade, sexo e religião, e permitia que pessoas participem de conversas em grupo anonimamente. O Bate-Papo UOL continua ativo até hoje e pode ser acessado no celular pelo app oficial, disponível para download na Google Play Store e App Store.
Por que gostávamos? - O Bate-Papo do UOL foi a página lembrada por Luiza Martins, editora de Streaming do TechTudo. "Acho que eu gostava porque era falar com pessoas diferentes e ninguém sabia muito bem com quem era. Para mim, de alguma forma, me fazia me sentir mais adulta, mas era só um bando de criança falando besteiras", ela brincou. "Era uma das coisas para fazer no início da internet, quando ainda não tinha tanta coisa para fazer".
8. Fotolog
O Fotolog, lançado em maio de 2002, foi pioneiro ao permitir que qualquer internauta publicasse diariamente imagens em um blog especializado, semelhante ao que o Instagram faz hoje. O portal cativou milhões de usuários, especialmente na América Latina e figurou entre os 20 sites mais acessados do mundo no auge da popularidade. No entanto, devido às limitações técnicas e o crescimento de outras redes sociais, o Fotolog chegou ao fim em meados de 2016, sendo efetivamente encerrado em 2019.
Por que gostávamos? - O Fotolog foi uma página bem acessada por Letícia Rosa, editora de Apps do TechTudo, nos seus primeiros anos na internet. "Eu era muito fã de algumas bandas e artistas, e o Fotolog era o lugar onde a gente encontrava fotos raras deles. Também era um lugar onde as pessoas costumavam compartilhar suas fotos, então eu gostava muito de ficar vendo, mais do que realmente postando coisas", contou.
9. Habbo
O Habbo Hotel é um jogo online de interação social gratuito para PC via navegador e com download disponível para celulares Android e iPhone (iOS). O game fez sucesso no Brasil nos anos 2000 por ser de fácil acesso, já que roda em qualquer navegador de Internet e permite que pessoas se conheçam e criem uma comunidade. No jogo, a ideia de bate-papo com MMO é misturada com o intuito de criar um avatar e participar de eventos que garantem medalhas para os jogadores.
Por que gostávamos? - Victor Silveira, da editoria de Linha Branca do TechTudo, se divertiu bastante com Habbo no começo da internet. "O Habbo era basicamente uma rede social disfarçada de jogo, com elementos de The Sims, que agregava muitos pré-adolescentes na minha época. A ideia era customizar seu avatar e os quartos, e andar por aí nos quartos alheios, seja para participar de festas, jogos ou só jogar papo fora", disse.
Victor gostava da ideia do Habbo criar uma comunidade que ressoava com os jovens, fortalecendo os primeiros passos da socialização na juventude. "Tinha festas, trabalhos, quartos temáticos de restaurantes, bares, parques e muitos outros locais. Algumas pessoas levavam a sério as funções ali dentro. Acabou que o jogo até teve um leve retorno na pandemia, reunindo amigos que não podiam se encontrar pessoalmente, com festas da vida real sendo levadas ao jogo", lembrou.
10. Cadê
O Cadê? é considerado o primeiro navegador brasileiro, criado em 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. O site de busca se caracterizava por ser uma espécie de repositório de páginas porque todas as entradas eram feitas manualmente e conferidas por uma equipe. Anos depois, o serviço foi vendido para o Yahoo!.
Por que gostávamos? - Cadê? foi o primeiro buscador de internet utilizado por Júlio Puiati, da equipe de otimização do TechTudo, indicado por um amigo do pai dele que mexia com computadores. "No começo dos anos 2000, poucas ferramentas eram, de fato, funcionais na Internet. Mas o Cadê cumpria muito bem o seu papel, me auxiliando em pesquisas. E detalhe: o site foi criado por brasileiros", contou.
Para Julio, os links da base de dados serem compilados de forma manual ajudava a tornar o buscador um mecanismo bastante assertivo para ele na época. "Com o passar dos anos, lembro-me que em algum momento o Google se tornou uma ferramenta mais eficiente. Apesar de ter parado de usar o Cadê há mais de 20 anos, o buscador tem um valor simbólico muito grande para mim, pois foi através dele que aprofundei o meu conhecimento sobre a Internet e abri horizontes, conhecendo dezenas de sites diferentes", disse.
Veja também: Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!
Perigo nas redes; saiba AGORA como se proteger!
Recomendações
- Android
- App Store
- Apps
- BuddyPoke
- Colheita Feliz
- Fotolog
- Google Play Store
- Habbo
- Internet
- Jogos de arcade
- Jogos de ação
- Jogos simuladores
- Linux
- MSN
- Microsoft
- Orkut
- Redes sociais
- Sistemas Operacionais
- Skype
- Softwares
- Subway Surfers
- Temple Run
- Windows
- Yahoo!
- iOS
- iPhone
- iPhone 14 Plus
- macOS
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/h/i/8AXXW8S0KnoQzkZQxA0A/techtudo-2-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/n/d/HzsTaERcSXHI3A5PRjoA/google-notebooklm-1.avif)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/W/HnEnbDSzAvvEowy3rQMw/techtudo.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/K/EipnduTeKHaB6Jj5jLMA/techtudo-3-.png)

