Notebook

28/02/2015 08h00 - Atualizado em 28/02/2015 08h00

Asus ou Vaio: qual das opções oferece notebooks e serviços melhores?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A ASUS e a Vaio são duas das mais populares marcas de notebooks do momento no Brasil e no mundo. Nas lojas nacionais, é possível encontrar alguns modelos destas marcas com preços e características bem atrativas. No entanto, qual delas é a mais indicada para você? Confira na nossa análise.

Técnicos do Google criam computador que aprendeu a jogar Atari sozinho

Asus tem produtos com hardware variado (Foto: Divulgação)Asus tem produtos com hardware variado (Foto: Divulgação/Asus)

Hardware: Asus

Asus e Vaio têm produtos de boa qualidade para o usuário tradicional, que busca apenas um bom processador, espaço razoável para guardar seus arquivos e possibilidade de se divertir e trabalhar num laptop. Porém, em termos de top de linha, a Asus ainda é superior à nova Vaio.

Quando era da Sony, a Vaio tinha produtos com hardware super avançado. Agora, ainda não chegou a este ponto. Já a Asus, mais consolidada no mercado, já tem gadgets com placas de vídeo dedicadas, mais memória RAM e processadores mais avançados. Logo, acaba sendo mais completa do que sua rival.

Qual o melhor notebook do mercado? Opine no Fórum do TechTudo.

Design e durabilidade: Empate

As duas fabricantes apresentam uma ótima qualidade de seus produtos. Asus e Vaio têm designs arrojados em seus modelos, com destaque para o VivoBook da Asus e para uma série chamada Fit da Vaio. O mais interessante é que eles têm diversos tipos de produtos não só em hardware como também em visual.

Vaio tem ótima durabilidade e qualidade (Foto: Divulgação)Vaio tem ótima durabilidade e qualidade (Foto: Divulgação/Vaio)

Telas tradicionais ou sensíveis ao toque, displays grandes ou pequenos, corpos robustos ou mais portáteis, enfim, tudo está disponível em ambas as empresas. Com a qualidade sendo indiscutível. Por isso, não há como diferenciar uma da outra, apesar de o Vaio a fama de ter um belo visual, a Asus não fica atrás.

Assistência técnica: Empate

Ambas as marcas têm assistência técnica no Brasil. Nos sites oficiais delas é possível encontrar lojas autorizadas a realizarem manutenção de produtos e também os telefones para atendimento a clientes brasileiros. Obviamente, o atendimento da Vaio, já com a sua venda da Sony para a Lenovo, é feito pela própria Lenovo.

Vaio agora é parceira da Lenovo (Foto: Divulgação)Vaio agora é parceira da Lenovo (Foto: Divulgação/Vaio)

Os atendimentos tanto da Asus como da Lenovo, porém, são somente para aparelhos que forem comprados no Brasil, o que acaba sendo um pouco restritivo. Porém, este comportamento é mais do que comum em marcas deste tipo. Portanto, nenhuma delas leva vantagem neste quesito.

Variedade e disponibilidade: Asus

No Brasil, ainda não é possível encontrar os novos produtos da Vaio. No ano passado, a empresa já lançou laptops sem parceria com a Sony. Depois, até revelou um protótipo de híbrido bem interessante. Mas, por aqui, nas principais lojas do varejo online, encontra-se somente modelos antigos dos laptops – e, mesmo assim, não é fácil.

Asus tem mais aparelhos à venda no Brasil (Foto: Divulgação)Asus tem mais aparelhos à venda no Brasil (Foto: Divulgação)

Já a Asus, por sua vez, tem dezenas de modelos disponíveis no mercado brasileiro. Uma rápida busca em um comparador de preços pode indicar mais de 50 laptops e mais de 10 ultrabooks diferentes da empresa. Por isso, é muito mais fácil comprar um notebook Asus por aqui. Pela variedade e pela disponibilidade.

Preços: Asus

Os produtos da Vaio não eram baratos quando a empresa era da Sony, e isso deve até mudar em um futuro próximo. No entanto, como não é fácil encontrá-los no Brasil, quem quiser comprar um deles vai ter que gastar com importação ou com taxas quando voltar de viagem trazendo um deles.

No Brasil, os produtos antigos da Vaio chegam até a ser mais caros do que os da Asus atuais. Por isso, é muito mais em conta comprar um aparelho Asus – sem falar que seu custo-benefício também é melhor, porque eles são mais poderosos e, muita vezes, não custam tanto.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares