Jogos de música

11/02/2015 08h00 - Atualizado em 27/11/2015 19h36

Bazuca e Game Boy: relembre os acessórios curiosos do Super Nintendo

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Super Nintendo foi um console que fez muito sucesso na década de 90 e, por isso, ganhou inúmeros jogos. O aparelho também recebeu uma série de acessórios bizarros que iam de teclados musicais a enormes bazucas. Relembre alguns apetrechos:

Final Fantasy, Chrono Trigger: veja os melhores jogos de RPG para SNES

O Super Nintendo foi um console com alguns acessórios bizarros (Foto: Divulgação)O Super Nintendo foi um console com alguns acessórios bizarros. (Foto: Divulgação)

Super Game Boy

Esse nem é tão bizarro, mas muito útil! Apesar disso, o gadget pode ter sido lançado na época errada. O Super Game Boy servia para jogar títulos de Game Boy na tela da TV. Para usá-lo, era só inserir o pequeno cartucho dentro de um adaptador no Super Nintendo.

Super Game Boy permitia rodar jogos de Game Boy no console (Foto: Divulgação)Super Game Boy permitia rodar jogos de Game Boy no console. (Foto: Divulgação)

Além de funcionar muito bem, o adaptador dava cor aos jogos em preto e branco do Game Boy. Em alguns títulos, como Pokémon, uma moldura podia ser inserida para encaixar perfeitamente na tela. Hoje, é muito comum os usuários terem aparelhos que rodam títulos portáteis na TV grande, mas antigamente isso era uma extrema raridade.

BatterUP

Assim como o nome denuncia, o BatterUP é um bastão de baseball para o Super Nintendo. Ele era basicamente um controle com sensor de movimentos, mas que funcionava sem precisão.

BatterUP é um bastão de baseball para o SNES (Foto: Divulgação)BatterUP é um bastão de baseball para o SNES. (Foto: Divulgação)

Ele funcionava com nove jogos, todos de baseball – alguns inspirados nas ligas profissionais, outros nem tanto. O dispositivo, porém, não justificava o investimento, mesmo para os mais fãs do esporte. Apesar de ser grande, o bastão não era ameaçador, pois era revestido de espuma, justamente para ninguém resolver bater no amiguinho.

Satellaview

O Satellaview é um acessório inovador que foi lançado apenas no Japão, ou seja, apenas para a versão japonesa do Super Nintendo: o Super Famicon. Isso tudo por conta da função principal: acesso à Internet via satélite. Imagine isso em plena década de 90, quando muitos lares sonhavam apenas em ter uma Internet discada que funcionasse bem.

Satellaview fornecia Internet via satélite (Foto: Divulgação)Satellaview fornecia Internet via satélite. (Foto: Divulgação)

Com o Satellaview, a Nintendo, em parceria com outras empresas, lançou jogos exclusivos por download, além de outros benefícios. Era possível também ouvir transmissão de rádio e ler revistas em formato digital. Bizarro e improvável, mas muito útil. O dispositivo nunca veio para o ocidente, mas fez sucesso no Japão.

Super Scope

A Super Scope era a bazuca do Super Nintendo. Sim, o console tinha um controle em formato de bazuca. O gadget fez muito sucesso principalmente nos Estados Unidos.

Super Scope era a bazuca do Super Nintendo (Foto: Divulgação)Super Scope era a bazuca do Super Nintendo. (Foto: Divulgação)

A Super Scope funciona como as pistolas mais comuns de videogame. Apesar do funcionamento simples e padrão, o aparelho tinha um design gigantesco que assustava. Alguns jogos exclusivos foram lançados, como Super Scope 6 e Bazooka Blitzkrieg.

Miracle Piano Teaching System

O Miracle Piano Teaching System foi um teclado pra videogames lançado na década de 90, antes de Rock Band 3 lançar o controle em formato de teclado. O detalhe é que o aparelho não era exclusivo para o Super Nintendo.

Miracle Piano Teaching System, o sistema de aprendizado com teclado (Foto: Divulgação)Miracle Piano Teaching System, o sistema de aprendizado com teclado. (Foto: Divulgação)

Como era de se esperar, o teclado era compatível com alguns jogos, mas esse não era o principal objetivo. Ele vinha acompanhado de um aplicativo em cartucho para ser usado com os consoles que ensinava algumas notas e técnicas. Miracle Piano Teaching System estava mais para sistema educativo do que jogo, porém, ele era diferente e inesperado.

Barcode Battler

O Barcode Battler era Bizarro e único, mas apresentava uma proposta bem divertida: foi um aparelho lançado em 1991 pela Epoch e não pela Nintendo. Com um leitor de código de barras, o jogador podia criar personagens ou inimigos em alguns títulos compatíveis e se divertir na “caçada” por mais códigos.

Barcode Battler, com leitor de código de barras (Foto: Divulgação)Barcode Battler, com leitor de código de barras. (Foto: Divulgação)

O Barcode Battler funcionava com qualquer código de barras desde aquele encontrado no biscoito que está na dispensa ao código que acompanha a caixa que veio com a TV. A ideia era criar algo original a cada leitura. Alguns jogos famosos chegaram a usar o acessório, incluindo The Amazing Spider-Man: Lethal Foes.

Quais são seus melhores para o SNES? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hernane Brocador
    2015-03-27T10:22:24

    Quero ver o Mega Drive rodar Donkey Kong e Star Fox! Fala aí Carlos Manuel!

  • Carlos Manuel
    2015-02-11T11:55:41  

    Mega Drive >>> Super. Tive os dois, são ambos muito bons e se completam, mas o Mega é nitidamente superior. Super Nintendo só ganhava em alguns exclusivos mesmo

    recentes

    populares

    • Carlos Manuel
      2015-02-11T11:55:41  

      Carlos Manuel, queria ver o Mega Drive rodar o Donkey Kong ou Star Fox! Rsrs

    recentes

    populares

    • Carlos Manuel
      2015-02-11T11:55:41  

      Carlos Manuel, o processador do Mega poderia ser mais rápido mas a placa gráfica do Super dava um banho! Isso vc não pode negar!

  • Hernane Brocador
    2015-03-27T10:14:01

    Faltou falar do mouse/mouse pad que vinha junto com o jogo do Mario Paint. Não sei se tinha outro jogo do Snes que utilizava esse periférico!

  • Francisco Leitão
    2015-03-26T19:14:14

    Não tem essa de um melhor do que o outro. Os dois eram muito legais pra caramba. Quem que tinha SNES e não queria que tivesse Sonic e quem não tinha Mega e queria que tivesse Super Mario? Pessoal, quem era daquela época, baixa os dois emuladores, baixa jogos e joga pelo pc, com um controle de usb mesmo, é diversão garantida! Mesmo com XBOX 1, com PS4, jogar os jogos da infância não tem preço!

  • Daniel Santos
    2015-02-11T11:14:33  

    Super Nintendo, o insuperável, Os gráficos ultra modernos de hoje nunca irão superar os joguinhos de antes.

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2015-02-11T11:14:33  

      Se passaram 20h e os argumentos não mudam, kkkk. "Deve ter x anos" "Antigamente a gente fazia assim" Tenho certeza absoluta que esse pessoal nunca pegou em um Wii ou Wii U

    recentes

    populares

    • Daniel Santos
      2015-02-11T11:14:33  

      Se você ler o que escrevi logo acima, disse que tenho o Wii, o Wii U e o 3DS! Mas pra muita gente aqui o SNES marcou muito na época. Só vc pensa que não!!

  • Adinan Jacundino
    2015-02-12T08:15:07  

    Quantas horas perdidas jogando meu Snes. DONKEY KONG, ISSSD, MARIO, CHROMO TRIGGER, ETC. Ô saudade desse tempo rsrs..

    recentes

    populares

    • Adinan Jacundino
      2015-02-12T08:15:07  

      Top Gear tbm era massa demais!! Power rangers etcc..mtooo bom

  • Mestre Web
    2015-02-12T11:39:35

    nunca vi nenhum desses

  • Cristiano Araújo
    2015-02-12T10:54:14

    Mega drive foi o melhor da épica, jogos como aladim, e Robocop, foram copiados pelos snes, mas não foi a mesma coisa

  • Jeferson Silva
    2015-02-12T09:04:47  

    o mais gostoso é que todas as menininhas do predio ia la no ape pra jogar.kkkk

    recentes

    populares

    • Jeferson Silva
      2015-02-12T09:04:47  

      E vc alem de jogar faziam mais o que?

  • Daniel Falcão
    2015-02-11T12:15:52  

    só eu percebi que o encaixe do bastão de baseball é o mesmo da Sega e não da Nintendo?

    recentes

    populares

    • Daniel Falcão
      2015-02-11T12:15:52  

      Voltei a tela lá em cima pra conferir, você tem razão. kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Falcão
      2015-02-11T12:15:52  

      percebi sim .. mas não adianta discuti com esses estagiários aqui .. eles élem de não saber não vão corregi o erro mesmo .. E VÃO TEIMAR QUE ESTÃO CERTOs

  • Marcus Correia
    2015-02-12T10:37:30

    Nunca mais tera um video game igual a este SUPER MITO.

  • Igor Estevão
    2015-02-12T09:49:28

    Super Nintendo além de ser um Super Console, é Super Divertido!

  • Renata Muniz
    2015-02-12T08:03:00

    O melhor de todos os tempos!! Só dava raiva quando dava "pau" e tinha q assoprar a fita pra funcionar novamente kkkkkkk Ô SAUDADE!!

  • Luciano Rodrigues
    2015-02-12T07:51:32

    Quem não jogou Super Nintendo não é feliz! Nessa época o dinheiro era muito curto pra comprar um console! Jogava muito nas maquinas de fliperama (Arcades). Mas quandom pude ter um Snes jogava D+!

  • Thiago Santos
    2015-02-12T07:29:13

    faltou a pistola "the justifier" do LETHAL ENFORCERS!! quem lembra?

  • Imentel Rocha
    2015-02-12T02:05:02

    eu gostava do super nintendo, mas é complicado jogar hoje e não se entediar em pouco tempo.

  • Alex Alves
    2015-02-11T12:01:23  

    Concordo com a grande maioria dos comentários aqui!!!. Nossa q saudade, velhos e bons tempos esses, eu tinha um SNES e um MEGA DRIVE, mais gostava de frequentar as locadoras lotadas onde se juntava vários amigos era muito massa, aquele cheiro de balas, bombons muito barulho hehehe, Agente comprava revistinhas em bancas com dicas códigos segredos e macetes... Lembro mto bem da Revista "Ação Games". Show! Bastante Saudade!!!

    recentes

    populares

    • Alex Alves
      2015-02-11T12:01:23  

      E os jogos eram bem mais dificeis de zerar.

    recentes

    populares

    • Alex Alves
      2015-02-11T12:01:23  

      Marcelo, ainda tinha as revistas SUPER GAME e GAME POWER que depois se juntaram e formaram a SUPERGAME POWER.

  • Rafael Gomes
    2015-02-11T23:38:16

    A jogabilidade quem fazia era o jogador... hoje em dia o jogo se joga sozinho, eles tentam vender o jogo e um filme junto, o que não dá certo. SNES foi o melhor de todos os tempos! Novatos que não jogaram deveriam jogar para crer e aprender o que era diversão de verdade!!

  • Jefferson Rocha
    2015-02-11T23:12:15

    Faltou falar do mouse do Mario Paint.

  • Magno Pereira
    2015-02-11T22:46:17

    lembro desse tempo do super nintendo bom demais jogava super mario ,donkey kong,street fighter,top gere a noite eu tava com a galera no fliperama,sinto saudades desse tempo das antigas...galera quem quiser conversar sobre jogos eu tenho um grupo no zap zap me adicionem 6191199459

  • Ronaldi Muler
    2015-02-11T21:40:35

    Lembro que eu ia alugar uns jogos e uma vez quis comprar final fight o cara n vendia por nada, nenhum jogo de luta hoje vai superar final fight

  • José Junior
    2015-02-11T21:15:01

    Caraaaaa, que saudade! Lembrei da época que juntava os amigos na garagem da minha casa, e jogávamos Mortal kombat ultimate, killing stinct, super mario, donkey kong, etc. Sem falar quando alugava cartuchos nas locadoras, caramba o quão bom foi a minha infância!!!!

  • Yago Miranda
    2015-02-11T21:13:12

    Ainda tem gente que diz que The last of us foi o melhor jogo ja criado kkkkkkkkk é de rir msm kkkkkkkkk, Q pena perderam a melhor geração de games. Na minha epoca a gente chamava o cara de ruim msm e nao de Noob. Jogabilidade? graficos? nem imaginava oq era isso.

  • Alexandre Ferreira
    2015-02-11T20:53:48

    Mario kart, N64, o melhor

  • Samuel Prado
    2015-02-11T20:14:55

    Jovens de hj podem ate zerar BF e COD mas NUNCA conseguiriam pegar todos os medalhoes do DK ... nunca abririam todas as fase da estrela do Super Mario, sem falar no Contra, BlackThorn e afins !!!