23/02/2015 08h00 - Atualizado em 23/02/2015 08h00

Game Shark, Gold Finger e mais: veja acessórios curiosos do PlayStation

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

O PlayStation foi o primeiro console da Sony a chegar ao mercado, e logo caiu no gosto dos fãs por conta de sua bela variedade de jogos. Como todo bom videogame dos anos 90, o aparelho também acumula diversos acessórios para lá de curiosos. Confira a lista com os sete objetos mais bizarros compatíveis com o modelo.

PlayStation 4: Sony lança edição comemorativa de 20 anos do PSOne

Game Shark, Gold Finger: veja acessórios curiosos do PlayStation (Foto: Reprodução)Game Shark, Gold Finger: veja acessórios curiosos do PlayStation (Foto: Reprodução)

PSOne Combo

Artigo de luxo e objeto da cobiça dos jogadores da época, o PSOne Combo é uma versão especial do pequeno console da Sony que vem acompanhado de uma tela de LCD de 5 polegadas. O aparelho ainda era compatível com alimentação de veículos e possuía uma saída para fones de ouvido.

ASCII Hand Grip

De aparência bizarra, o controle, que só requer uma mão para funcionar, foi originalmente desenvolvido para o uso em jogos de RPG, mas terminou também tendo boa utilidade para jogadores com deficiências físicas. Em apenas uma peça de plástico, o controle reúne todos os botões do Dualshock, com direito a botões programáveis. O curioso aparelho também parece ter inspirado o visual do PS Move.

ASCII Hand Grip (Foto: Reprodução)ASCII Hand Grip reúne todos os botões do Dualshock (Foto: Reprodução)

Multitap

Muito antes dos confortáveis controles sem fio, os fãs de games tinham limitações quanto ao número de jogadores simultâneos em cada partida. No PlayStation, a única maneira de jogar com mais de dois players era usando o Multitap. O acessório é conectado diretamente a uma das portas do console e permite que quatro jogadores adicionais pluguem controles e memory cards ao aparelho.

Multitap (Foto: Reprodução)Multitap era única maneira de jogar com mais de dois players (Foto: Reprodução)

Gameshark

Cheats eram extremamente populares na época do PS1, e nada melhor que um aparelho exclusivo para gerar vantagens nos mais diversos games do console. Conectado à parte de trás do console, o Gameshark possuía códigos para centenas e centenas de jogos, que eram aplicados automaticamente pelo periférico.

Gameshark (Foto: Reprodução)Gameshark possuía códigos para centenas de games (Foto: Reprodução)

Analog Joystick

O imponente controle do PSOne é bastante similar a controles dedicados a simuladores de voo, mas funcionava com praticamente todos os jogos do console, graças ao seu modo de compatibilidade. Posteriormente, o controle chegou a ser compatível com alguns games do Playstation 2.

Analog Joystick (Foto: Reprodução)Analog Joystick funcionava com praticamente todos os jogos do console (Foto: Reprodução)

Dance Mat

Muito antes dos populares sensores de movimento, como Move e Kinect, os jogos de dança já faziam sucesso no PlayStation. Para jogar, era necessário ter o Dance Mat, uma espécie de tapete ligado ao console. Bastava pisar sobre as setas marcadas no acessório para transmitir os comandos para a tela. O tapete era compatível com diversos games do gênero.

Dance Mat (Foto: Reprodução)Dance Mat permitia dançar no PlayStation (Foto: Reprodução)

Gold Finger

Similar ao Game Shark, o acessório dedicado a cheats do PS1 era ainda mais bizarro. Uma de suas versões era capaz de reproduzir jogos de Game Boy no console. Os cartuchos eram ligados ao acessório, conectado na parte traseira do console.

Gold Finger (Foto: Reprodução)Gold Finger era um acessório dedicado a cheats do PS1 (Foto: Reprodução)

Quais são as suas melhores lembranças de jogar em um PlayStation? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cacho Gam
    2017-03-31T22:31:17

    Comprei um GOLD FINGER

  • Miguel Araujo
    2015-02-24T09:48:33  

    bando de nerds viciados... vao atras de muier

    recentes

    populares

    • Miguel Araujo
      2015-02-24T09:48:33  

      E o que faz você diferente de todos os outros na página, se você também entrou aqui?

    recentes

    populares

    • Miguel Araujo
      2015-02-24T09:48:33  

      fica quieto cara vai fala que vc nunca jogou em um ps1

  • Jose Filho
    2015-02-24T08:12:46  

    SAUDADES DA ÉPOCA DE LOCADORA !!1 SAI DE CASA 13:00 DA TARDE CHEGAVA 8 DA NOITE ..... INFÂNCIA MELHOR QUE ESSA NÃO TEVE

    recentes

    populares

    • Jose Filho
      2015-02-24T08:12:46  

      eu tambem kkkkkkkk sai de casa com 2 reais duas notas de 1 real kkkkkkkk ja bastava pra jogar 4 horas de PS1

  • Valdir Cordeiro
    2015-04-10T18:24:41

    bons tempos

  • Felipe Guimarães
    2015-02-23T12:13:38  

    Essa tela era o sonho de qualquer moleque no começo dos anos 2000, principalmente pq nas casas ter mais de 1 tv era luxo e quando chegava a hora da novela tinha que desligar o video game

    recentes

    populares

    • Felipe Guimarães
      2015-02-23T12:13:38  

      Nao podia deixar ligado..Estragava a TV

    recentes

    populares

    • Felipe Guimarães
      2015-02-23T12:13:38  

      Luis Valentim kkkkkkkkkkkkk a época do atari falava muito isso (meus pais)

  • Jean Silva
    2015-02-24T10:56:27

    saudade da época que juntava a galera e fazíamos uma vaquinha e íamos para a locadora e ficávamos a tarde todos jogando um futebol e depois ficava na rua ate tarde zuando os caras que n sabia jogar , tocávamos as campainhas das casas dos vizinhos e a galera toda corria... época boa hj em dia vc n ver os jovens na rua mais hj dia é só rede social n to falando que a internete é ruim só to falando q vc n ver essas coisas que aconteciam na nossa época...

  • William
    2015-02-24T10:20:08

    Faltei muita aula pra jogar PS era muito bom. Foi uma ótima infância

  • Vinicius Vicente
    2015-02-24T10:03:17

    Eu tenho guardado ,esse play 1 com tela de 5 polegadas novinho! rsrs

  • Marcelo Oliveira
    2015-02-24T07:59:13  

    Faltou o Cabo Link, que ligava um game ao outro para jogar em rede! Irado! rsrs

    recentes

    populares

    • Marcelo Oliveira
      2015-02-24T07:59:13  

      kkkk usei muito pra jogar Command & Conquer...kkkk era muito massa!

  • Marcos Silva
    2015-02-23T20:28:33  

    Dona dilma querendo mudar o foco na investigação mudando aprofundar até a década de 90,a culpa de toda corrupção desse país é de seu partido e governo!

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2015-02-23T20:28:33  

      vai dormir louco

  • Thiago Godoi
    2015-02-24T09:23:15

    FANTASTICO. EPOCA MARAVILHOSA...NÃO TEM NADA DE BIZARRO

  • K. Rodrigues
    2015-02-24T09:12:45

    Bons tempos !

  • David
    2015-02-24T08:45:49

    BIZARRO QUEM ESCREVEU

  • David
    2015-02-24T08:44:58

    SAUDADES FALAVA PARA MINHA MAE ME DAR 5 REAIS VOU JOGAR NA LOCADORA E COMPRAR SALGADINHOS Q SAUDADES

  • Pescador Parrudo
    2015-02-24T03:04:47

    BIZARRO é quem ainda compra o lixo do Xbox

  • Soldier Amazonico
    2015-02-24T02:38:21

    Bizarro é quem acha isso de bizarro!

  • Deilson Silva
    2015-02-24T00:49:33

    Bizarro é quem escreveu a materia.Deve ser um essa"nova" juventude...que por sinal,com pouca imaginaçao.E escravos da atual tecnologia.joguei muito video games.master,super nintendo,mega drive,sega saturno....mas tbm nunca deixei de lado,uma roladeira,pipa,guidon,piao,taco,esconde esconde,biloca,pega varetas,e tantas outras brincadeiras....e no dia de hje?Vc nao ve mais criancas,pre adolescentes com esses tipos de divertimento.Claro que hje em dia a tecnolgia tem sua importancia...mas se eu pudesse fazer uma escolha voltaria ao passado sem exitar.

  • Jr...
    2015-02-23T23:22:33

    Muito bom, mas "bizarros" não é a palavra mais adequada, eram coisas muito interessantes e legais!

  • Francisco Sousa
    2015-02-23T19:48:19

    Technada, pronto falei

  • Josenildo Fernandes
    2015-02-23T21:29:05

    Bizarros são esses estagiários que redigiram essa matéria, bizarro são vocês que podem ver o que vivemos e o quão era bom apenas através do Viva ou do Globo de Ouro, por que talvez, nem aos seus pais ou avós vocês deem ouvidos.

  • Taura Duriogrande
    2015-02-23T21:09:35

    cade o memory card? Para resetar uma artida depois de ser campeão, colocando o roberto carlos no ataque, fazendo cadaaa buxa

  • Alisando Cresce
    2015-02-23T17:26:09

    QUE SAUDADE, ISSO ERA DIVERSÃO SEM PREOCUPAÇÃO, HOJE É BEM DIFERENTE COM GAMES ONLINE E ALICIADORES DE MENORES E HACKERS MALDITOS.

  • Eli Silva
    2015-02-23T19:41:03

    cheguei a zerar resident evil 1 2 e 3, jogando com uma telinha dessas, em baixo da minha mesa no meu trabalho.

  • Mike Rodrigues
    2015-02-23T19:34:55

    Quanto será que a sony esta pagando ao Techtudo por tantas matérias de Playstation?

  • Ronivaldo Santos
    2015-02-23T19:04:51

    falar que esses acessório são bizarros e provar que são um bando de meninos novos no comando do tech-tudo..não valorizar esse passado não tem como desfrutar do que temos hoje !!!