25/02/2015 10h01 - Atualizado em 25/02/2015 10h01

Mickey, Contra e mais: relembre os grandes jogos 'em dupla' da era 16 Bits

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

A geração 16 bits, com videogames como Super Nintendo e Mega Drive, foi uma época onde os jogos cooperativos cresceram muito. Com isso, foi melhor aproveitada a capacidade dos novos consoles em relação aos 8 Bits. Relembre agora alguns clássicos dessa época para jogar a 2.

Mortal Kombat e Punch-Out: veja os melhores jogos de luta dos 8 bits

Gunstar Heroes para o Mega Drive era um dos jogos cooperativos mais incríveis do seu tempo (Foto: Reprodução/Gamekult)Gunstar Heroes para o Mega Drive era um dos jogos cooperativos mais incríveis da época. (Foto: Reprodução/Gamekult)

Disney’s Magical Quest 2: The Great Circus Mystery (Super Nintendo e Mega Drive)

Os jogos da Disney, durante os anos 80 e 90, foram exemplos de alta qualidade, trazendo muita diversão e até mesmo multiplayer cooperativo. No papel de Mickey e Minnie, os jogadores são desafiados através de uma longa jornada, com um sistema de roupas que garantem poderes especiais de acordo com a situação. Existe também Disney’s Magical Quest 3, ainda mais divertido que o 2. Porém, ele nunca foi lançado fora do Japão.


Final Fight 3 (Super Nintendo)

O terceiro capítulo da clássica série Beat’em Up trouxe mais uma vez o prefeito Haggar, com o retorno do protagonista Guy do primeiro jogo para limpar as ruas de Metro City. Final Fight 3 é o mais avançado da franquia, contando com golpes especiais e quatro personagens jogáveis. Ainda assim, há jogadores que acham Final Fight 2 uma experiência superior.


Gunstar Heroes (Mega Drive)

Em 1993, Treasure, um pequeno estúdio desconhecido, lançava seu primeiro jogo: Gunstar Heroes. O título se tornou um sucesso e marcou o início de uma carreira incrível da produtora. Gunstar Heroes não é apenas um game de ação, é provavelmente o melhor já feito, com tiroteios contínuos de tirar o folêgo.


Teenage Mutant Ninja Turtles 4: Turtles in Time (Super Nintendo)

As Tartarugas Ninja eram um dos maiores sucessos dos fliperamas na época, com multiplayer cooperativo para quatro pessoas em uma única máquina. No Super Nintendo, a ação era limitada a duas pessoas. Mas não era por isso que o game era menos divertido.


Contra: Hard Cops (Mega Drive)

A série Contra, o ápice dos jogos de ação dos 8 aos 16 bits, ficou muito conhecida pela presença marcante em arcades e consoles da Nintendo na época. Porém, o Mega Drive teve um título marcante da franquia: Contra: Hard Cops que capturava perfeitamente todo o caos do combate. Porém, com muitas novidades e extras, lembrando muito outro clássico: Gunstar Heroes.


Goof Troop (Super Nintendo)

Todos esperavam grandes jogos de Mickey e até mesmo do Pato Donald. Mas foi uma grande surpresa quando o Pateta recebeu um game com tanta qualidade. A estrutura básica de Goof Troop colocava o Pateta e seu filho Max para explorar áreas em visão aérea, usando itens para resolver quebra-cabeças e enfrentar inimigos no estilo The Legend of Zelda para duas pessoas.


ToeJam & Earl (Mega Drive)

Pouco conhecidos pelos jogadores atualmente, a dupla de aliens ToeJam & Earl foi bastante popular na época do Mega Drive. Após caírem na Terra, eles precisavam recuperar elementos para consertar sua nave através de fases aleatórias. Um ponto curioso é que você só verá as piadas que eles fazem um com o outro se jogar com um amigo em tela dividida.


Aero Fighters (Super Nintendo)

Conhecida pelo nome Sonic Wings no Japão, a série Aero Fighters trouxe um bom jogo de nave em uma época onde esse gênero estava um pouco de lado, com os maiores exemplares apenas para fliperamas. O título é ideal para quem quer relembrar os bons tempos dos shoot’em up com um amigo em cooperativo.


Beavis & Butthead (Mega Drive)

A dupla de bobalhões da MTV estrelou seus próprios jogos durante a geração 16 Bits, sendo o mais interessante deles o game de aventura para Mega Drive. O título tinha uma jogabilidade até bem difícil, pois, além do desafio de sobreviver, era preciso ainda resolver quebra-cabeças utilizando itens e negociando com certos personagens.


Biker Mice from Mars (Super Nintendo)

Na época dos 16 Bits, era um pouco raro ver jogos de corrida que tivessem modos cooperativos. Porém, Biker Mice from Mars, baseado no desenho animado Ratos Motoqueiros de Marte, trazia essa vantagem. Além de ser um ótimo game por si só, ele permitia que dois jogadores encarassem as corridas juntos, com estratégias, armas e itens para trapacear.


Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raposão Campeão
    2017-10-26T16:49:08

    Goof Troop É UMS DOS MELHORES JOGOS

  • Jayro F
    2016-01-16T02:46:07

    Aff, deixaram de fora o Bomberman??? Tá de brincadeira...

  • Jayro F
    2016-01-16T02:44:27

    Vixi, já joguei todos esses. Será que tô ficando velho?

  • Jeferson Jander
    2015-02-26T11:18:42  

    o primeiro final fight é bem melhor que os outros, e cade battletoads e double dragon?

    recentes

    populares

    • Jeferson Jander
      2015-02-26T11:18:42  

      O cara fala do Ratos Motoqueiros, mas se esquece do Rock'n Roll Racing, que foi o melhor e o pioneiro do gênero. Pra Mega Drive, não teve nenhum jogo beat'n up mais famoso que o Streets of Rage.

  • Chico Fernandes
    2015-02-26T10:33:57

    Com todo o respeito, o Rafael Monteiro, responsável pela matéria, manjava pouco dos videogames da época. Quem realmente conhecia bem os jogos e consoles da época vai saber do que estou falando.

  • Caique Silva
    2015-02-25T14:19:22

    Beavis & Butthead era mto bom!