Jogos de raciocínio

26/02/2015 11h00 - Atualizado em 26/02/2015 11h00

Minecraft: conheça todos os modos de jogo e suas regras

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Minecraft começou sua carreira com modos de jogo bem simples, que permitiam aos usuários entrar no mundo de blocos, mas nada muito além disso. Com o passar do tempo, a aventura foi ficando mais completa: várias formas de jogar foram adicionadas etc. Conheça agora os modos de jogo e as suas regras.

Minecraft: conheça 10 curiosidades do game de sucesso mundial

Minecraft possui vários modos de jogo, alguns mais desafiadores que outros (Foto: Reprodução/GeorgeGeorgieJones)Minecraft possui vários modos de jogo. (Foto: Reprodução/GeorgeGeorgieJones)

Survival

O modo mais tradicional é o Survival. Nele, você é "jogado" no mundo e precisa sobreviver. O personagem sentirá fome, sofrerá dano por quedas e monstros surgirão para atacá-lo com frequência - na maioria das vezes, sem motivo.

Conhecido pela natureza desafiadora e punitiva, esse é o modo mais popular de Minecraft. Os jogadores começam sua jornada bem fracos. Porém, ao extrair recursos do mundo a sua volta, como madeira, pedra e ferro, os gamers começam a construir, se equipar e se armar até conquistar seu espaço.

Ao contrário do que muitos jogadores imaginam, há um final e um objetivo em Minecraft. A meta é alcançar outras dimensões mais perigosas, como o Nether e o The End. Esta última onde você poderá enfrentar o chefe final: o Ender Dragon.

Ao final do modo Survival o Ender Dragon estará esperando por você para uma batalha (Foto: Reprodução/XBLA Fans)Ao final do modo Survival, o Ender Dragon estará esperando por você para uma batalha. (Foto: Reprodução/XBLA Fans)

Creative

Em contrapartida, o modo criativo é completamente o oposto do Survival. Ele é dedicado apenas a construção, não oferecendo qualquer tipo de desafio e dando acesso direto aos jogadores a todos os blocos que existem em Minecraft, sem precisar captar recursos. Ainda assim, se algum bloco ficar no seu caminho, você pode destrui-lo com um único clique.

No modo Creative, o personagem é completamente imortal, e os monstros continuam aparecendo em locais escuros. Porém, eles são inofensivos. É possível ainda voar para melhor posicionar blocos, se locomover em grande velocidade e ainda utilizar poções para ganhar efeitos úteis, como se mover ainda mais rápido ou enxergar no escuro.

No modo Creative suas única limitações são imaginação e paciência (Foto: Reprodução/Planet Minecraft)No modo Creative, as única limitações são imaginação e paciência. (Foto: Reprodução/Planet Minecraft)

Adventure

Esse é um dos modos mais recentes adicionados ao jogo que introduz um pouco mais de controle ao mundo caótico de Minecraft. Normalmente qualquer bloco pode ser quebrado, independente da ferramenta que você tem. É possível tentar quebrar uma pedra com um graveto ou com as mãos nuas, porém leva muito tempo.

Já no modo Adventure, os blocos não podem ser destruídos livremente. Somente é possível destruir blocos utilizando as ferramentas corretas, picareta para pedra, machado para madeira, pá para terra e assim por diante. Dessa forma, é possível criar mapas e fases mais parecidas com as de jogos comuns.

Mapas de Aventura podem ter locais onde o jogador consegue ir desde o início ou limitar seu acesso. Talvez o exemplo mais simples seja o de uma fase de labirinto. Nela, o usuário realmente precisará resolver o labirinto, já que não seria possível quebrar as paredes para atravessá-lo.

O Castelo de Eilean Donan em Minecraft é um mapa divertido para o modo Adventure (Foto: Divulgação)O Castelo de Eilean Donan em Minecraft é um mapa divertido para o modo Adventure. (Foto: Divulgação)

Hardcore

Basicamente, o modo Hardcore é o mesmo que Survival. Você ainda precisa sobreviver, se alimentar e enfrentar monstros. A grande diferença é que ele vem com uma cláusula de autodestruição. Você terá apenas uma vida e, quando morrer, todo o seu mundo será apagado com você. Esse modo é voltado para jogadores que queiram viver grandes emoções e sentir que cada perigo é realmente mortal.

Superflat Survival

Os gamers que desejavam apenas construir, não apreciavam o terreno acidentado de Minecraft para suas construções. Então, foi introduzida a opção de criar mundos “super planos”, que não possuem nenhum nível subterrâneo, apesar de poderem ter construções como vilas.

Em um mundo plano com poucos recursos sua única chance de sobreviver são as vilas (Foto: Reprodução/Minecraft Forum)Em um mundo plano, com poucos recursos, sua única chance de sobreviver são as vilas. (Foto: Reprodução/Minecraft Forum)

No entanto, entusiastas do modo sobrevivência tentaram jogar em mundos super planos no modo Survival, criando uma espécie de subgênero. Neste tipo de aventura, os recursos são muito limitados, e o jogador depende principalmente das vilas para manter-se vivo à noite. Isso porque sem subterrâneo todos os monstros se concentram na superfície.

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Perez
    2015-02-26T12:18:42  

    As vezes eu sinto vontade de jogar esse jogo, então eu espero até a vontade passar.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-02-26T12:18:42  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Adriano Mendes
    2015-02-26T11:47:07

    Faltou o Battle Royale, uma espécie de Hungry Games. É o mais divertido, assim como no H1Z1.