22/02/2015 08h00 - Atualizado em 22/02/2015 08h00

PlayStation 2: relembre os principais jogos de futebol do console

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

O PlayStation 2 foi um console repleto de títulos para todos os gostos. Entre os games de ação, tiro, luta e RPG, um gênero sempre esteve entre os favoritos dos jogadores brasileiros – o futebol. Relembre os principais títulos do esporte lançados para o PS2.

GTA San Andreas e God of War: relembre os melhores jogos do PlayStation 2

PS2: relembre os principais jogos de futebol do console (Foto: Reprodução)PS2: relembre os principais jogos de futebol do console (Foto: Reprodução)

Winning Eleven/Pro Evolution Soccer

O mais popular da era PS2, o game da Konami reinava absoluto entre os títulos baseados no esporte, sendo o mais popular entre os jogadores. Com belos gráficos para a época, variedade de modos e sua jogabilidade precisa e divertida, Winning Eleven fazia a cabeça dos fãs do esporte.

Fifa Soccer

Mesmo com centenas de equipes e jogadores licenciados, não foi sempre que Fifa se destacou entre os jogos de futebol. Apesar de ter sua base de fãs, o game não era popular como o jogo da Konami, talvez por sua jogabilidade mais complexa e gráficos esquisitões.

Fifa Soccer (Foto: Reprodução)Fifa Soccer (Foto: Reprodução)

Fifa Street

Também lançado pela Eletronic Arts, o game chamou logo a atenção pela sua abordagem mais descontraída do esporte, com direto a dezenas de dribles, chutes flamejantes e movimentos especiais. No total, foram duas versões, que fizeram muito sucesso por aqui.

Fifa Street (Foto: Reprodução)Fifa Street (Foto: Reprodução)

Red Card Soccer

A primeira vista, Red Card parecia um game de futebol comum, com regras e controle comuns. Isso até a bola rolar, e a pancadaria rolar solta dentro das quatro linhas. O game não chegou a fazer muito sucesso, mas atraiu a atenção de muitos curiosos, fãs do futebol “mais pegado”.

Red Card Soccer (Foto: Reprodução)Red Card Soccer (Foto: Reprodução)

Sega Soccer Slam

Seguindo o estilo caricato da Sega, Soccer Slam trazia uma versão escrachada do esporte, com personagens no melhor estilo super herói, com direito a fantasias e golpes especiais. O game era extremamente divertido, especialmente quando jogado em grupo.

Sega Soccer Slam (Foto: Reprodução)Sega Soccer Slam (Foto: Reprodução)

Sensible Soccer

O clássico game de futebol da Sensible Software bem que tentou um retorno triunfal no PS2, mas a empreitada não deu muito certo. Mesmo com  visual renovado, o game se mostrou muito inferior aos concorrentes, especialmente com sua jogabilidade confusa e câmera curiosa.

Sensible Soccer (Foto: Reprodução)Sensible Soccer (Foto: Reprodução)

Virtua Pro Football

Versão mais séria do esporte, Virtua também era produzido pela Sega, e tinha lá seus pontos fortes, como animações de qualidade e bons gráficos. No entanto, as qualidades não foram o suficiente para uma concorrência com os principais títulos do mercado.

Virtua Pro Football (Foto: Reprodução)Virtua Pro Football (Foto: Reprodução)

Pro Beach Soccer

Deixando de lado os tradicionais campos de futebol, Pro Beach Soccer prometia levar a emoção do esporte para a areia, em disputas da modalidade popular por aqui. Infelizmente a tentativa não deu muito certo, resultando em um dos jogos de futebol mais constrangedores de todos os tempos.

Pro Beach Soccer (Foto: Reprodução)Pro Beach Soccer (Foto: Reprodução)

Qual o melhor serviço de assinatura: Xbox Live Gold ou PlayStation Plus? Opine no Fórum do TechTudo!

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Ricardo Grau
      2017-12-27T22:16:44

      Porque o futebol do play é tao mal feito para jogar um campeonato sozinho os time só ganha jogando fora de casa eles jogando em casa é uma baba isso é palha demais da raiva

    • Charada
      2015-02-22T15:52:21  

      Winning Eleven era o melhor, se tu fosse bom dava pra sair da defesa driblando todo mundo e fazer o gol.

      recentes

      populares

      • Charada
        2015-02-22T15:52:21  

        RODRIGO SILVA 87 pessoas concordaram com meu comentário e apenas 9 não, dai vc tira o sucesso desse jogo, fora que é o primeiro jogo citado pela reportagem, fifa é bom hj, mas nessa época não havia jogo melhor que Winning Eleven, simplesmente um mito em termos de futebol, e dos que existiam na época ele era o mais real. vou repetir a mesma coisa, não posso fazer nada se vcs eram fracos e só tomavam goleadas jogando ele.

      recentes

      populares

      • Charada
        2015-02-22T15:52:21  

        E detalhe, Winning Eleven não morreu, o PES pode vender menos mas nos faz relembrar os tempos de PS1/2

    • Anderson Carmo
      2015-02-22T23:54:18  

      Ainda mais jurássico foi o 3DO da Panasonic, era o video game que batia de frente com o PS1. Eu tinha um e sinceramente, os jogos eram bem melhores que o da plataforma Playstation, o problema era a quantidade de jogos e onde encontra-los. Eu tinha 6 e na locadora que eu jogava tinha uns 20 DVDS pra alugar. O meu fifa tinha uns bugs muito irados, bastava fazer sequencias especiais e tudo acontecia.... Os que lembro são o da Bola Gigante, a bola inflava todos os jogadores voavam longe, quadra de futsal sem saída de bola, jogadores metalizados e jogadores cabeçudos igual aos minicraques.

      recentes

      populares

      • Anderson Carmo
        2015-02-22T23:54:18  

        Não existia DVD naquela época eram apenas CD-ROM.

    • Igor Alves
      2015-02-23T10:51:11  

      Mania ridícula que o povo tem de achar algo melhor só porque é mais antigo. Que dia vou trocar meu fifa 15 por um winning eleven? kkkk

      recentes

      populares

      • Igor Alves
        2015-02-23T10:51:11  

        Igor deve ser um menino do buchao que nunca pegou em um controle de ps2 pra falar que fifa 15 é melhor que o winning eleven, ate hoje jogo um patch do Bomba patch que eu mesmo modifico

      recentes

      populares

      • Igor Alves
        2015-02-23T10:51:11  

        tive nintendo, ps1, ps2 e tenho ps3. Joguei bomba patch a adolescência inteira, mas hoje não tenho a mínima vontade, se você ta jogando isso até hoje acho que são por outros motivos...

    • Eduardo Silva
      2015-04-07T16:19:47

      Allejo eterno!

    • Alexis Oliveira
      2015-03-20T12:16:50

      KD O BOMBA PATCH EU SEI Q É FARSETA MAS NEH...

    • Ivan.caldas
      2015-02-23T11:39:53  

      Pra mim a essência de jogar e a diversão se perde ao tentar chegar ao movimento perfeito e ao realismo nos jogos de futebol. me divertia mais nos bugs bizzaros e no juiz que virava cachorro, ou qdo chutava pra fora e acertava o camera man e ele caia eu rachava com isso.

      recentes

      populares

      • Ivan.caldas
        2015-02-23T11:39:53  

        Você é da velha guarda dos videogames, Ivan. Entretanto, os jogos precisam evoluir. E não acho que se perca a diversão pelo jogo ficar mais moderno - a diversão está no desafio e nos adversários.

      recentes

      populares

      • Ivan.caldas
        2015-02-23T11:39:53  

        Entendo que os jogos precisam se modernizar ou evoluir, porem os pequenos detalhes se perderam, em uma partida tinha diversos climas na lateral do campo tinha as vezes neve demais, tinhamos que ate escolher o cara ou coroa para escolher o lado do campo isso tudo fazia parte da diversao hoje em dia o futebol que jogo mais parece um jogo de futebol assistido pela Tv, eu sinceramente não sinto emoção em jogar até o grito de Gol é triste kkk

    • Ericke Lopes
      2015-02-22T23:43:19  

      Verdade o que o amigo aqui já comentou antes,pelo menos 90% das pessoas que tiveram PS2 já jogaram pelo menos 1 vez o Winning Eleven/Pro Evolution Soccer,eu em meados de 2003 e 2004 gastei muita grana jogando em locadoras,nas mesmas as vezes a galera fazia campeonatos no qual quem ganhasse levava toda a grana da inscrição,eu quando comprei o ps2 fui o primeiro da minha rua a tê-lo em 2006,então a garotada toda só vinha jogar na minha casa fazíamos campeonatos,mas também eles afundavam meus controles kkkk,enfim a diversão era muito grande,hoje em dia não se ver mais,o que será que aconteceu?

      recentes

      populares

      • Ericke Lopes
        2015-02-22T23:43:19  

        Pedro Luis show de bola!

      recentes

      populares

      • Ericke Lopes
        2015-02-22T23:43:19  

        A criação dos modos online fez com que esses "contras" em casa fossem cada vez mais raros. Ainda jogo com meus amigos, mas é muito mais raro que antigamente.

    • Lucas Moura
      2015-02-23T12:06:36

      O PES2012 do PS2 era muito melhor que o FIFA de hoje. No fifa os gráficos são perfeitos!! Mas acontece alguns bugs ridículos q irritam, goleiros retardados, parece até que não podem usar as mãos as vezes. E quando você tenta trocar o comando de jogador e o jogador não vai na bola. O PES mais atual nem se fala kkk Que jogo fraco.

    • Paulo Santiago
      2015-02-22T19:48:53  

      Nesse carnaval fui zanzando por aí e cheguei num lugar que tavam fazendo um torneio de futebol virtual. Tava a maior algazarra e eu fui lá dar uma olhada pensando se era Fifa ou PES e qual seria o videogame de última geração, quando chego lá era um patch do PES pra PS2. Como fazia tempo que nem via esse jogo, fiquei abismado. O jogo era melhor que os de hoje! Não em gráficos, nem em movimento, mas a velocidade, a precisão dos passes e chutes, a dinâmica... Me pegou de surpresa ver que o futebol virtual deu um pulo pra frente no realismo, mas um salto pra trás na diversão...

      recentes

      populares

      • Paulo Santiago
        2015-02-22T19:48:53  

        Só pra esclarecer esse "me pegou de surpresa", já achava que a diversão tinha ficado pra trás, mas faz tempo que nem via futebol no PS2. Foi um choque ver a diferença. O jogo empolgava mesmo a galera!

      recentes

      populares

      • Paulo Santiago
        2015-02-22T19:48:53  

        verdade, só me estresso jogando FIFA, inteligência artificial que as vezes vira "burrice" para fazer um jogo equilibrado e tendo que um dos times sofrer as consequencias e parar de jogar, o famoso "handcap", onde não importa mais só habilidade do jogador que controla e sim a vontade do jogo.

    • Fellype Pereira
      2015-02-23T08:58:13

      Gente convenhamos, Futebol era muuuito mais divertido no PS2 (PES é claro), a mecanica o estilo nossa, podia ter um remake em HD para PS3 com os times atualizados seria demais...

    • Jamil Moraes
      2015-02-22T23:24:34

      A série Winning Eleven 10 bombou, eu jogo até hoje com pach que eu mesmo fiz...

    • Jamil Moraes
      2015-02-22T23:22:05

      A série Winning Eleven 10 bombou, eu jogo até hoje com o pach que eu mesmo fiz.....

    • Joao Slater
      2015-02-22T20:12:07  

      Winning Eleven/PES foi melhor até 2013... n trocava pelo fifa por nada e ainda discutia com quem dizia q fifa era melhor. Mas a partir do ano passado Fifa 14,15 na nova geração n dá pra mais pra discutir, Pes vai ficar só na lembrança mesmo.. impossivel alguem hoje que joga Fifa voltar pro Pes tamanha diferença.

      recentes

      populares

      • Joao Slater
        2015-02-22T20:12:07  

        Espero ainda que o PES melhore... pois esse tal Handcap do Fifa é ridículo... você diversas vezes da 15, 16 chutes contra 3 do adversário... e perde por 3x0.. no Ultimate tenho um time com notas média 68 e ganho de qualquer time com Messi ou Cristiano pois o jogo me ajuda....

    • William
      2015-02-22T21:56:40

      ps2 só perde para o ps3 e para a microsoft

    • Paulo Castro
      2015-02-22T16:39:37

      Hoje é bem melhor. Jogo game de futebol desde o Fifa 98, e digo que quem prefere os de antigamente é maluco.

    • Rafael S
      2015-02-22T16:34:28

      Volta Street !!! Era top !!!

    • Vanderlei Junkes
      2015-02-22T16:14:32

      Acredito que a marca mesmo no futebol durante essa geração foi deixada pela Konami com seu inesquecivel Winning Eleven, imagino que foi jogado ao menos uma vez por 90% da comunidade do Ps2.

    • Charada
      2015-02-22T15:50:06

      Winning Eleven era o melhor, se tu fosse bom mesmo dava pra sair da defesa driblando todo mundo e fazer o gol, dependia só das suas habilidades no controle.

    • Arthur Nascimento
      2015-02-22T12:53:33

      Eu prefiro esse FIFA Street do que o mais recente. Quando eu jogava com os amigos ficava driblando só pra poder usar o super chute. Todos tremiam

    • Elton Freitas