10/02/2015 07h30 - Atualizado em 10/02/2015 07h30

Veja a lista com os jogos de luta mais polêmicos de todos os tempos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Jogos de luta foram alvo de muitas polêmicas durante os anos 90, principalmente após o lançamento do clássico Mortal Kombat e sua violência nunca antes vista na época. Porém, conforme os tempos passaram as controvérsias também mudaram e hoje muitos títulos são criticados por temas como sexismo. Confira alguns dos jogos de luta mais polêmicos de todos os tempos.

Mortal Kombat X: veja os requisitos da versão PC do jogo de luta

Jogos de luta começaram polemizando pela violência e hoje são criticados por sexismo (Foto: Game Informer)Jogos de luta começaram polemizando pela violência e hoje são criticados por sexismo (Foto: Game Informer)

Mortal Kombat (Fliperama, Super Nintendo, Mega Drive)

A era das polêmicas nos jogos de luta começou com o sucesso de Mortal Kombat devido ao excesso de violência que ele apresentava. Ao final dos combates jogadores executavam seus oponentes com os sangrentos “Fatality” que pareciam bem realistas para a época, já que os gráficos dos lutadores eram fotos digitalizadas de atores reais. Nas conversões para os consoles muita coisa acabou sendo censurada e Mortal Kombat foi o centro desse tipo de polêmica por muito tempo.


Pit Fighter (Fliperama)

Apesar da popularidade de Mortal Kombat e da grande controvérsia levantada, o jogo não foi o primeiro a utilizar fotos digitalizadas para deixar seus gráficos mais realistas. Pit Fighter foi o primeiro título ocidental com esses visuais e chegou a levantar uma pequena polêmica sobre a violência mais real. Porém, com uma jogabilidade pouco precisa ele não chegou a fazer muito sucesso, deixando o problema para estourar na mão de Mortal Kombat.


Eternal Champions (Mega Drive)

Aproveitando a onda das polêmicas, a Sega desenvolveu sua própria versão de um jogo de luta controverso, Eternal Champions. A jogabilidade contava com um sistema de batalha relativamente original, o qual dividiu público e crítica em sua complexidade, porém o destaque foi novamente para as finalizações violentas, talvez as primeiras a ultrapassarem Mortal Kombat.


Bikini Karate Babes (PC)

Quando as controvérsias sobre violência realista pelo uso de fotos digitalizadas já estavam superada, Bikini Karate Babes as trouxe de volta, agora sob a ótica do sexismo. Tratava-se de um game de luta com uma jogabilidade péssima e um elenco unicamente feminino. As personagens se enfrentam vestindo apenas biquínis e com golpes que as colocavam em posições desconfortáveis.


Dead or Alive Dimensions
(Nintendo 3DS)

A série Dead or Alive sempre levantou polêmica por explorar o visual de suas belas personagens, às vezes até com modos especiais para observá-las. Porém, isso se tornou um problema muito maior em Dead or Alive Dimensions, que deixou de ser lançado em alguns países. Como algumas lutadoras são menores de idade, colocá-las em situações eróticas violaria algumas leis relativas à pedofilia, mesmo sendo apenas virtuais.


Skullgirls
(Diversos)

Muitos anos após Bikini Karate Babes o problema do sexismo continuou criando polêmicas na indústria, como com Skullgirls. Alguns jogadores reclamaram que as personagens se vestem e se expõem de maneiras inadequadas, objetificando-as. O artista Alex Ahad defendeu o jogo e mencionou que alguns detalhes, como foco no balanço de seios, eram por conta própria da animadora do game, uma mulher.


Senran Kagura Shinovi Versus
(PS Vita)

Inicialmente uma série Beat’em Up no Nintendo 3DS, as ninjas de Senran Kagura embarcaram no gênero de luta no portátil da Sony. Assim como na Nintendo, as roupas das lutadoras são rasgadas de acordo com o dano que sofrem. Porém, no PS Vita, é possível despi-las até a última camada de roupa, deixando-as apenas com um efeito de censura de nudez. Este é literalmente o limite do que pode ser mostrado em um videogame segundo órgãos de classificação etária.


Thrill Kill (PlayStation One)

Voltando um pouco para a violência, Thrill Kill é um dos títulos menos conhecidos dessa lista, pois a polêmica em torno dele acabou cancelando seu lançamento. Originalmente ele seria um jogo de luta em arena, para até 4 jogadores, com um sistema de combate que envolvia muita violência, inclusive desmembramentos dos lutadores. Como o game foi cancelado ele acabou vazando na internet, onde os curiosos descobriram que ele na verdade era péssimo.


Qual é o seu jogo de luta favorito?
Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • MARCOS NEVES
    2015-02-10T12:56:52

    Pit Fighter não fez sucesso? Talvez porque não tenha pego a febre dos consoles. No fliperama havia filas para jogar.

  • Beto Silva
    2015-02-11T08:38:01

    stret era o melhor !

  • Rafael Oliveira
    2015-02-10T15:22:06  

    Faltou o "mete-a-vara" do Atari, pois não sei o nome daquele preula. E o New Fantasia, das tesourinhas que abria fotos das mulheres no fliperama.

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2015-02-10T15:22:06  

      KKK Pode crer Rodrigo Silva, Franklin Figueiredo e Rasputin, muito tempo ne véi quem viveu tudo isto sabe como eram bons tempos!

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2015-02-10T15:22:06  

      Vi aqui no youtube pode crer x-man kkkkkkkk

  • José Junior
    2015-02-10T22:51:12

    Faltou o Killer Instinct

  • Roberto Junior
    2015-02-10T16:48:37  

    Discordo completamente sobre esse Thrill Kill ser "péssimo". Olhei alguns videos com os fatalities dos personagens do jogo e gostei muito! Tem uma boa variedade de personagens e, apesar de violento, o jogo tem bastante humor. A impressão de que ele é péssimo vem pelos gráficos ultrapassados, mas para a época estaria bom. O primeiro Alone in the Dark hoje em dia seria considerado ruim pelos gráficos...

    recentes

    populares

    • Roberto Junior
      2015-02-10T16:48:37  

      Thrill Kill era legal sim, jogava muito na época do Play1, o pessoal aqui até fazia torneios.

  • Carlos Schneider
    2015-02-10T14:00:36  

    Eo Carmageddon??

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-02-10T14:00:36  

      Ah sim jogos de luta, hahahaha peço perdão pelo vacilo.

  • Luciano Rodrigues
    2015-02-10T16:05:18

    Mortal Kombat - Épico, Pit Figther - Dimais. Faltou o "Mace in the dark age". época Boa!

  • Filipe Petini
    2015-02-10T13:38:48  

    Faltou Killer Instinct nessa lista. E pelo que eu lembro, Pit Fighter fez bastante sucesso sim.

    recentes

    populares

    • Filipe Petini
      2015-02-10T13:38:48  

      Não se trata de uma lista dos melhores jogos, mas sim dos mais polêmicos. Killer Instinct é excelente (o melhor jogo de luta pra mim), mas não gerou polêmica quando lançado.

  • Kaê Lemos
    2015-02-10T14:23:31

    Quem nunca jogou o dos Biquínis e acabou de se arrepender? kkkkkkkk

  • Maurício Paixão
    2015-02-10T12:35:37

    Mortal Kombat 3 Ultimate para Super Nintendo, o melhor de todos. Desafio qualquer um ate hoje sem jogar a vários anos!!!

  • Kenseiden
    2015-02-10T11:09:39

    Faltou Survival Arts e Tatoo Assassins.