Tablet

11/03/2015 10h05 - Atualizado em 11/03/2015 11h46

Android 5.0: conheça os erros mais comuns e saiba como resolvê-los

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Android 5.0 (Lollipop) ainda é aguardado ansiosamente por muitas pessoas, mas alguns usuários que já possuem a versão instalada têm reclamado de erros. Se você está neste grupo, veja os principais bugs do sistema operacional do Google e saiba como resolvê-los.

Confira como ativar o modo silencioso no Android Lollipop

Atualização para Android 5.0 Lollipop pode causar alguns bugs (Foto: TechTudo)Atualização para Android 5.0 (Lollipop) pode causar alguns bugs (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativos em segundo plano reiniciando

Um dos problemas do Lollipop é que apps em segundo plano às vezes reiniciam sem motivo. Mesmo os aplicativos muito usados e com notificações constantes são afetados. Ironicamente, esse bug é solucionado desligando e religando o aparelho.

Lanterna

Se você deixar a lanterna do dispositivo ligada por algum tempo, é possível que tanto a lanterna quanto a câmera travem. É preciso reiniciar o aparelho para interromper a emissão de luz.

Bug no App Switcher

App Switcher, que mostra aplicativos abertos recentemente, tem erro (Foto: TechTudo)App Switcher, que mostra aplicativos abertos recentemente, tem erro (Foto: TechTudo)

Muitos usuários relatam que o App Switcher não funciona corretamente no Lollipop. Alguns notaram que, quanto mais apps lá, mais lento fica o dispositivo. Outros constataram que os aplicativos recentes continuam na bandeja mesmo após serem fechados, e não saem de lá nem com a reinicialização do aparelho. Assim, a única forma de ‘consertar’ esse problema é sempre tirar os aplicativos da bandeja, até que o Google conserte o bug.

Bug de bateria

Para alguns usuários, cada nova instalação do firmware do sistema resulta em dreno de bateria. Isso quase sempre acontece porque o update foi aplicado por cima do firmware existente, em vez de instalado “zerado”. O problema pode ser resolvido com reset de fábrica. Antes de fazer a operação, é importante fazer um backup dos seus arquivos e apps. Depois vá em Configurar> Fazer backup e redefinir > restaurar dados de fábrica.

Reprodução de vídeo

Donos do Nexus 7 (2013) estão relatando alguns bugs com a reprodução de vídeo após a atualização para o Lollipop. O erro inclui o YouTube, mas não fica restrito a ele. Qualquer app usando o player de vídeo padrão do Android sofre coma falha.

Como dar um toque pessoal no seu Android Lollipop? Confira no Fórum do TechTudo

Uma das saídas é entrar nas informações do aplicativo (Configurar > Aplicativos) e limpar o cache. Reiniciar o aparelho também pode fornecer uma correção temporária, enquanto desinstalar e instalar novamente o app em questão tem alcançado resultados mais permanentes. Se nada der certo, faça o reset de fábrica, descrito no tópico anterior.

Erro “faltando system.img”

Alguns proprietários de Nexus 5 relataram que, ao instalar o Android 5.0 (Lollipop) sem ser via OTA, aparecia a mensagem de erro informando que o “system.img” estava faltando. Se isso acontecer, basta iniciar as imagens de fábrica uma por uma, em vez de executar o arquivo “flash-all.bat”.

Conectividade Wi-Fi

Nexus 5 tem problemas com Wi-Fi rodando Android 5.0 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nexus 5 tem problemas com Wi-Fi rodando Android 5.0 (Lollipop) (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Nexus 5 apresenta problemas de conectividade Wi-Fi quando roda o Android 5.0  (Lollipop). As soluções são bem tradicionais: entrar e sair do modo avião; esquecer a rede e depois reconectar; reiniciar o roteador; alternar entre as bandas de frequência Wi-Fi.

Mensagem de erro da atualização OTA

Alguns proprietários do Nexus 9 que baixaram o pacote de correção imediatamente após o lançamento do Android 5.0 (Lollipop) estão tendo problemas com a instalação da atualização OTA. Durante o processo, o tablet trava e volta à versão anterior ao update. A solução está em atualizar manualmente a última versão do Android para Nexus 9.

OTA quebrado em dispositivos modificados

Google não quer que os usuários façam boot ou modifiquem seus dispositivos or firmware de alguma forma. Se você alterou o Android 5.0 (Lollipop) de alguma forma, é possível que não consiga instalar uma atualização OTA. Caso isso aconteça, basta reinstalar o pacote de imagem de fábrica e o OTA será atualizado normalmente.

Abas do Chrome

O Google Chrome para Android 5.0 (Lollipop) é configurado por padrão para armazenar novas abas na lista de apps recentes, mas isso é considerado um grande equívoco para a maior parte dos usuários. Se você também não gosta dessa característica, vá até as configurações do Chrome e desmarque “mesclar abas e aplicativos”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Abson Lima
    2015-07-03T22:08:24

    Não consigo nem utilizar meu celular mais só fica travado.

  • Reginaldo Souza
    2015-12-09T10:14:16  

    Tenho um galaxy J5 lillipop 5.1 desbloqueado que nao reconhece os chip's que são colocados nele... quando entra nas configurações do chip esta com a mensagem de chip desconhecido... Ja restaurei configurações de fabrica, ja fiz reboot e nada... Alguém ja teve este problema?

    recentes

    populares

    • Reginaldo Souza
      2015-12-09T10:14:16  

      OI BOM DIA..... O MEU É UM A5 E DEU ESSE MESMO PROBLEMA.... VC JÁ CONSEGUIU RESOLVER?

  • Henrique Veresconde
    2016-03-27T21:36:21

    Abas do chrome: obrigado pela dica.

  • Carlos Baldocchi
    2015-10-06T14:56:01

    Meu celular motorola MotoG 2a geração está com o Android 5.0.2 e não aparece a opção de "restringir os dados de segundo plano por app"... o Samsung do meu pai com Android 4 faz isso de boa. Até o momento não achei uma solução para o problema... só um monte de aplicativo pra instalar, fazer root, fazer flash e mais um monte de coisa que já devia vir com o sistema.

  • Alvaro Costa
    2015-03-11T15:05:04  

    android lixo - ios top

    recentes

    populares

    • Alvaro Costa
      2015-03-11T15:05:04  

      O que faz uma usuário de WP ou IOS na pagina de uma matéria sobre Android? Vontade de ter um Android, só pode ser...

    recentes

    populares

    • Alvaro Costa
      2015-03-11T15:05:04  

      No dia que seu iPhone competir com meu Sony Xperia Z3, a gente conversa..

  • Daniel Aguiar
    2015-04-09T22:39:44  

    Android LIXO

    recentes

    populares

    • Daniel Aguiar
      2015-04-09T22:39:44  

      Acertou! Tenho tenho esse tipo de problema no meu iPhone 6. Sorry

    recentes

    populares

    • Daniel Aguiar
      2015-04-09T22:39:44  

      Tenho um Xperia Z3, estupra qualquer Ibosta

  • Joao Fernandes
    2015-06-29T17:04:57

    Meu s4 4g ficou chiando quando liga e quando entro nos aplicativos . Instalei um app soundabaut resolveu mas tem que iniciar o app primeiro fica gastando bateria. Alguém sabe de algum app apk pra resolver isso.

  • João Silva
    2015-06-12T09:50:31

    Tenho um Samsung Note 3 (N9005 LTE). Depois que instalei o Lollipop, principalmente a versão do Brasil, o Phablet passou reinicializar 2 a 4 vezes ao dia. Optei por instalar a versão da Polônia o que melhorou um pouco, agora ficou reinicializando uma vez a cada 2 a 3 dias. Vocês tem alguma dica para esta situação?????

  • Paulo Fernando
    2015-06-04T21:23:29

    O meu LG L90 ficou com um problema nos fones, as vezes o player simplismente para, outras um lado dos fones simplismente chia e o microfone para de funcionar, eu pensava que era so o meu, porem um amigo meu que tem um Moto G 2 tambem ta tendo esse problema.

  • Alex Santos
    2015-03-24T11:56:01

    uso celular pro dia a dia não para aparecer,..

  • Jorge Okamoto
    2015-03-11T18:02:39

    Em relação ao Nexus 7, o problema de performance foi resolvido na versão 5.1. Para quem possui Nexus eu sugiro utilizar o "Nexus Root Toolkit". Para aqueles que querem continuar no 5.0, sugiro desabilitar todas as animações, forçar o GPU rendering, desativar o "Gesture Typing" e alterar o theme para Material Light.

  • Marília Cavalcanti
    2015-03-11T16:39:54

    Agora os ladrões não vão só roubar os celulares, agora os dedos também hahaha

  • Alecsandro Cavalcante.
    2015-03-11T16:24:31

    E a bandeja dos aplicativos com o fundo todo branco, ninguém fala nada?

  • Sanbel Guria
    2015-03-11T15:13:16

    meu g3 com 32 gb (versão Coreia) ta voando baixo... com loli pop atualizado sem nenhum desses problemas.. as versões para o Brasil realmente são meia boca.

  • Edu Oliveira
    2015-03-11T15:09:03

    Meu S5 está super bugado depois dessa atualização. Trava direto e a bateria parece um saco d'água furado. :-(

  • Fabio Souza
    2015-03-11T14:04:11

    maravilha mesmo é meu moto g 2 nao atualizar pq esta vinculado a tim... isso sim é bom... piada...

  • Dickloko
    2015-03-11T13:05:19

    normal cheio de falhar padrão google

  • Antonio Souza
    2015-03-11T13:38:37

    Eu atualizei o Moto E e o Moto G, mas já para o 5.0.2 e não tive nenhum desses problemas. Sobre aparecer bugs, quando o iOS foi atualizado na liberação do iPhone 6 tinha tanto bug que dava pra encher a mão. Engraçado que a maioria dos usuários Apple são leigos e o mundo não acabou por isso. E olha que o SO e o iPhone 6 que é praticamente o mesmo aparelho do anterior é só ela quem faz.

  • Kenseiden
    2015-03-11T13:03:12

    Lollipop está superando o ICS em termos de bugs, quem for leigo e não souber tirar essa tranqueira do aparelho escolhe entre sofrer ou migrar pra outro SO.

  • David Coelho
    2015-03-11T10:27:40  

    Eu tinha um Nexus 5 (aparelho fantástico), o problema foi o Android, tinha vários bugs, tinha que reiniar o aparelho pelo menos 3 vezes ao dia. Fiquei cansado disso, troquei de aparelho e agora estou com outro sistema melhor que não trava e não tem bugs.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-03-11T10:27:40  

      Rafael Soares Era o Android 5.1 mais atual.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2015-03-11T10:27:40  

      Tinha uma parada muito sinistra que acontecia, quando eu mudava a hora do relógio manualmente, os botões virtuais não funcionavammais, era muito cabuloso, eu tinha que reiniciar o aparelho pra voltar "ao normal".

  • Allan Rocha
    2015-03-11T12:02:31

    Esqueceram dos bugs do wathsapp, ficou quase impossível utilizar de maneira satisfatória o aplicativo, trava muito sempre que acumula mensagens e na reprodução de fotos e vídeos.