Câmera

09/03/2015 07h00 - Atualizado em 09/03/2015 07h00

Como tirar melhor proveito da sua GoPro? Confira lista de tutoriais

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

GoPro pode ser considerada a câmera do momento, já que todos falam sobre ela. Porém, muitos não sabem que ela pode ser ainda melhor do que parece. Pensando nisso, preparamos uma lista com dez tutoriais para te ajudar a tirar o melhor proveito da sua câmera de ação. Confira:

Testamos a GoPro Hero4 Silver. Confira o review TechTudo.

Controlar a câmera através do app

Aplicativo é compatível com vários dispositivos (Foto: Divulgação/GoPro) (Foto: Aplicativo é compatível com vários dispositivos (Foto: Divulgação/GoPro))Aplicativo é compatível com vários dispositivos (Foto: Divulgação/GoPro)



Nesse tutorial, ensinamos como controlar a sua GoPro através do GoPro Appaplicativo oficial da câmera para smartphones e tablets com Android ou iOS. Com ele, você pode definir as configurações da action cam, além de poder passar as fotos para o seu smartphone na mesma hora, sem precisar esperar para descarregar o cartão no computador. Ainda, é possível usar a tela do aplicativo como visor para a câmera, te ajudando a escolher o melhor ângulo para as suas fotos.

Como atualizar o software

Mantenha o software da GoPro sempre atualizado (Foto: Reprodução/GoPro) (Foto: Mantenha o software da GoPro sempre atualizado (Foto: Reprodução/GoPro))Mantenha o software da GoPro sempre atualizado (Foto: Reprodução/GoPro)


Uma das formas de tirar melhor proveito da sua GoPro é mantendo o software da câmera sempre atualizado. A atualização é muito simples e pode ser feita tanto com o GoPro App quanto através do site oficial da marca. Dessa forma, você terá as melhorias de cada nova versão para usufruir ao máximo de sua câmera.

Melhores paus de selfie

gopro-3formas (Foto: gopro-3formas)Confira os melhores “paus de selfie” para a GoPro (Foto: Divulgação/GoPro)

O que seria da GoPro sem as selfies e, portanto, os “paus de selfie”? O TechTudo fez uma lista com cinco modelos do acessório, cada um com uma usabilidade para determinado tipo de situação. Tem desde o o “pau de selfie” mais comum e simples, até um especial para capacete e outro com três diferentes regulagens.

Como criar time lapse


Neste tutorial, ensinamos como criar time lapse com a sua GoPro, ou seja, como produzir vídeos com um efeito interessante e que simula a aceleração da passagem do tempo. Isso é possível através da “Câmera Rápida”, que produz esses vídeos com fotos tiradas em sequência. Confira o tutorial e aprenda a criar registros incríveis.

Como criar fotos a partir de um vídeo

Apps para fazerem screenshots são bem interessantes (Foto: Divulgação) (Foto: Apps para fazerem screenshots são bem interessantes (Foto: Divulgação))Apps para screenshots são bem interessantes (Foto: Divulgação)

No tutorial anterior, você aprende a criar time lapse, que são vídeos a partir de fotos. Já neste, te ensinamos o oposto: como criar fotos a partir de um vídeo feito com a sua GoPro, assim, você não perde a chance de ter em foto aquele momento que tinha gravado. O processo é super simples e pode ser feito a partir do celular ou do computador.

Como fazer vídeos em câmera lenta

GoPro Studio também tem uma série de opções de edição (Foto: Reprodução/Aline Jesus) (Foto: GoPro Studio também tem uma série de opções de edição (Foto: Reprodução/Aline Jesus))GoPro Studio também tem uma série de opções de edição (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

No outro tutorial, ensinamos como criar time lapse, agora vamos ensinar a fazer vídeos em câmera lenta com a sua GoPro. Ainda não existe essa funcionalidade diretamente na câmera, mas é possível fazê-lo utilizando o GoPro Studio. Dessa forma, você poderá brincar com efeitos e criar vídeos incríveis em câmera lenta.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Como produzir fotos panorâmicas

Edite os controles no menu do lado direito (Foto: Reprodução/Aline Jesus) (Foto: Edite os controles no menu do lado direito (Foto: Reprodução/Aline Jesus))Edite os controles no menu do lado direito (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Depois de vídeos a partir de fotos e fotos a partir de vídeos, chegou a hora de aprender a tirar uma foto panorâmica com a GoPro. É verdade que as fotos da câmera já têm uma aparência praticamente panorâmica, graças a sua abertura de lente maior que as tradicionais, mas, para quem quiser, é possível criar uma imagem panorâmica comum, como as de diversas outras câmeras atuais. Assim, como no tutorial anterior, neste você também vai precisar do GoPro Studio.

Como editar fotos e vídeos com o celular

Escolha foto e salve no seu telefone (Foto: Reprodução/Aline Jesus) (Foto: Escolha foto e salve no seu telefone (Foto: Reprodução/Aline Jesus))Escolha a foto e salve no seu telefone (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Agora que você já sabe como sincronizar a câmera com o celular e como tirar várias fotos e vídeos diferentes, aprenda como editar fotos e vídeos da GoPro usando o smartphone. As fotos da câmera ficarão em um álbum criado automaticamente no seu dispositivo, e poderão ser usadas para edição e compartilhamento nas redes sociais, da mesma forma que as do rolo da câmera.

Melhores acessórios

Case combina duas GoPro para dar efeito 3D nas filmagens (Foto: Divulgação/GoPro) (Foto: Case combina duas GoPro para dar efeito 3D nas filmagens (Foto: Divulgação/GoPro))Case combina duas GoPro para dar efeito 3D nas filmagens (Foto: Divulgação/GoPro)

Uma das melhores formas de incrementar suas fotos e vídeos da GoPro é adquirindo alguns dos acessórios oficiais da marca. Preparamos uma lista com dez modelos para turbinar sua câmera, desde bateria extra e cinturão de suporte para cachorros, até case capaz de criar vídeos em 3D.

Como economizar bateria

Bateria extra é ótima opção para a GoPro  (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Bateria extra é ótima opção para a GoPro (Foto: Aline Jesus/TechTudo)

De nada adianta saber como criar fotos e vídeos incríveis com a sua GoPro e ter acessórios capazes de deixar os registros ainda mais criativos, se a bateria estiver descarregando. Por isso, como último item nesta lista, incluímos um tutorial com diversas dicas para economizar a bateria e, assim, tirar maior proveito da sua action cam.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Guimaraes
    2015-03-09T11:44:44  

    A GoPro realmente é uma excelente câmera de ação, ultimamente tem virado modinha por conta de seu nome e muitas pessoas a compram para fotos e vídeos comuns, claro que cada um pode usá-la como quiser, mas para vídeos comuns sugiro câmeras normais da Nikon, Canon, etc. O único problema da GoPro é o preço dos acessórios que no exterior custam em média U$50,00 e no Brasil custam de R$200,00 pra cima, tirando isso, nada a reclamar da minha!

    recentes

    populares

    • Diego Guimaraes
      2015-03-09T11:44:44  

      Modinha ? se as pessoas tem um dinheiro sobrando e decidir comprar uma Go Pro ao invés de uma câmera semi profissional isso é ser modinha ?

    recentes

    populares

    • Diego Guimaraes
      2015-03-09T11:44:44  

      N/ão, câmera semi profissional vai ser focado mais na área de faturamento a qual vc possa dedicar mais para termos profissionais. Gopro é mais pra action, atividades diárias, passeios...

  • Felipe Casagrande
    2015-03-09T11:30:40  

    Comprei uma GoPro Hero 4 Silver e logo nos primeiros testes ela apresentou uma série de problemas: trava ao ligar, a tela fica preta ou com a imagem distorcida, não responde aos comandos do LCD, etc. Entrei em contato com o suporte técnico da GoPro e eles não tem assistência no Brasil. Caso a sua câmera quebre ela tem que ser enviada pros EUA (vc paga o frete, 66 reais no meu caso) e aí eles enviam outra entre 30-40 dias. Na internet tem vários relatos de pessoas com o mesmo problema. Fiquem espertos!

    recentes

    populares

    • Felipe Casagrande
      2015-03-09T11:30:40  

      Já atualizei, troquei o cartão de memória e não funcionou. A Mariana Santo aí em cima escreveu pra procurar a DHR Digital, porém ela não é autorizada oficial da GoPro no Brasil. Por isso o reparo, mesmo na garantia, será cobrado.

    recentes

    populares

    • Felipe Casagrande
      2015-03-09T11:30:40  

      Bom dia tive o mesmo problema com a minha entrei no site da gopro enviei um email para o suporte e tive que encaminhar a minha para o EUA tudo na garantia somente o envio da postagem que tive que pagar foi R$45,00 e no máximo em 20 dias eles me enviaram uma câmera nova.

  • Oesler Franco
    2015-03-09T22:47:08

    Tenho uma GOPRO HERO 4 BLACK, primeira vez usando a GOPRO, realmente ficamos impressionados com a qualidade (1080p) e com a abertura da lente... O problema em gravar em 4K ou 2K é que nao tenho equipamento para reproduzir tal resolucao... entao por enquanto posso dizer que gastei dinheiro a toa, pois se eu comprasse somente depois de ter um monitor ou televisor que reproduzisse 4K com certeza ela estaria mais barata. jã fiz time lapsing, gravei a 120 fps em FullHD (nas montanhas russas do BushGardens) e teste 240fps (o problema foi a qualidade neste caso 640x480). Ficou lindo D+

  • Felipe Casagrande
    2015-03-09T11:32:25  

    Comprei uma GoPro Hero 4 Silver e ela apresentou vários problemas em poucos dias de uso. Não há assistência técnica autorizada no Brasil. Pesquisem na internet outras pessoas com o mesmo problema. Fujam da GoPro!

    recentes

    populares

    • Felipe Casagrande
      2015-03-09T11:32:25  

      Tenta a DHR digital, assistencia tecnica da gopro