22/03/2015 08h00 - Atualizado em 22/03/2015 08h00

Conheça os aparelhos que irão te ajudar a economizar energia

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Quer economizar energia? Pensar em reduzir gastos com aparelhos tecnológicos pode ser um bom começo. Atualmente, é possível encontrar diversos dispositivos e projetos que prometem ajudar o usuário a economizar energia em casa e no trabalho. Confira a lista com algumas dessas invenções e dicas de gadgets que podem te ajudar nessa missão.

Arduino 'pet' se comunica como animal de verdade é sucesso no Kickstarter

- Lâmpada inteligente que controla a luminosidade

Nanoleaf Bloom é uma lâmpada inteligente e que dispensa gastos em estrutura (Foto: Divulgação/Nanoleaf Bloom)Nanoleaf Bloom é uma lâmpada inteligente e que dispensa gastos em estrutura (Foto: Divulgação/Nanoleaf Bloom)

Embora muita gente não perceba, lâmpadas são um ponto essencial na economia de energia elétrica em uma casa. Sucesso no Kickstarter, a Nanoleaf Bloom é um bulbo inteligente que promete ajudar o usuário a economizar sem ter que fazer investimentos na estrutura da casa e nem mesmo usar aplicativos para smartphones e tablets. O segredo do produto consiste na capacidade de interpretar e reconhecer comandos a partir de um interruptor comum, ajustando sua potência de acordo com a vontade do usuário. Conheça melhor o projeto que arrecadou milhares de dólares e deve chegar às lojas em breve.

- Carregador de smartphones e câmera a gás

Kraftwerk é um carregador portátil que usa uma fonte de energia pouco usual para alimentar smartphones e câmeras (Foto: Divulgação/Karftwerk)Kraftwerk é um carregador portátil que usa uma fonte de energia pouco usual para alimentar smartphones e câmeras (Foto: Divulgação/Karftwerk)

Já pensou em carregar um gerador de energia no seu bolso? Esse é a ideia por trás do Kraftwerk, um carregador portátil capaz de gerar energia para celulares e GoPro por meio de gás. O projeto bem-sucedido oferece ao usuário a possibilidade de conectar uma fonte gás natural, o mesmo usado em isqueiros, e pode ser recarregado em até três segundos, com capacidade de carregar um iPhone até 11 vezes. Além de economizar em casa, o produto pode ser uma ótima alternativa para áreas remotas e sem acesso à rede elétrica. Conheça mais detalhes sobre o Kraftwerk.

- Cooler que gela latinhas com luz solar

SolarCooler é ideal para quem quer se divertir sem gastar muita energia elétrica (Foto: Divulgação/SolarCooler)SolarCooler é ideal para quem quer se divertir sem gastar muita energia elétrica (Foto: Divulgação/SolarCooler)

Se você é daqueles que gosta de aproveitar o fim de semana com amigos e família, mas está preocupado com os gastos do freezer para gelar as bebidas, o SolarCooler pode ser o produto ideal para a sua casa. Esse container com carregamento solar é capaz de manter as suas latinhas e garradas a uma temperatura de -10 graus, além de oferecer portas USB para carregar celulares e ligar caixas de som. Ou seja, é o gadget perfeito para um fim de semana na piscina ou até mesmo para levar para a praia. Saiba como o SolarCooler pode te ajudar a economizar na conta de luz.

- Na moda e com celular carregado

Jaqueta da Tommy Hilfiger aproveita caminhada ao sol para economizar energia em casa (Divulgação/Tommy Hilfiger)Jaqueta da Tommy Hilfiger aproveita caminhada ao sol para economizar energia em casa (Divulgação/Tommy Hilfiger)

O Brasil é um país com sol na maior parte do ano e usuários podem aproveitar sua caminhada ao ar livre para gerar energia para os aparelhos. Para os meses de frio, essas jaquetas ecologicamente corretas são capazes de captar energia solar para recarregar até dois dispositivos ao mesmo tempo. Já uma coleção de vestidos pode agradar o público feminino que quer gerar energia na rua para poupar em casa.

- Bola de futebol inteligente

Soccket é capaz de fornecer luz por três horas com apenas 30 minutos de jogo (Foto: Divulgação/Socket)Soccket é capaz de fornecer luz por três horas com apenas 30 minutos de jogo (Foto: Divulgação/Socket)

O Futebol é uma paixão nacional e a Soccket pode transformar a sua pelada das horas vagas em economia de energia. Equipada com pêndulos capazes de transformar movimentos em eletricidade, essa bola pode alimentar uma lâmpada LED por três horas com apenas 30 minutos de jogo. Segundo o criadores do produto, a bola dispensa o uso de bombas para enchê-la e vem acompanhada por uma pequena lâmpada LED que pode ser usada para leitura ou abajur, por exemplo. Conheça mais sobre a bola de futebol que une diversão e economia de energia.

- Carregadores portáteis movidos à energia solar

XD Design Solar Sunflower é um produto que serve para decoração e economia de energia (Foto: Divulgação/XD Desing)XD Design Solar Sunflower é um produto que serve para decoração e economia de energia (Foto: Divulgação/XD Desing)

A luz do sol é uma das formas mais populares de conseguir energia para os seus gadgets e economizar energia. Pensando nisso, reunimos oito carregadores solares para quem quer recarregar seus aparelhos, pagar menos na conta de luz e ajudar o meio ambiente. A lista traz dispositivos portáteis, com design atraente, com alta capacidade e outras características que podem garantir uma longa vida para os seus smartphones, tablets e câmeras portáteis.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

- Escolha uma fonte econômica para o seu computador

Escolher uma boa fonte para o seu computador pode ser essencial na economia de energia (Foto: Divulgação/Thermaltake)Escolher uma boa fonte para o seu computador pode ser essencial na economia de energia (Foto: Divulgação/Thermaltake)

Se você é ainda é usuário de desktop, seja na sua casa ou empresa, escolher uma fonte adequada pode ser um grande aliado na economia de energia. Há uma série de dicas e sugestões para quem deseja trocar a peça do seu computador por uma mais eficiente e que ajudará a economizar no fim do mês. 

- Tatuagem eletrônica transforma suor em energia

Tatuagem desenvolvida nos Estados Unidos pode fazer horas de academia virar fonte de energia (Foto: Reprodução/YouTube)Tatuagem desenvolvida nos Estados Unidos pode fazer horas de academia virar fonte de energia (Foto: Reprodução/YouTube)

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um pequeno biosensor que pode ser aplicado sobre a pele do usuário como uma tatuagem para gerar energia. A novidade utiliza como fonte o suor do usuário, o que pode ser atrativo para praticantes de atividades físicas ou em um pais quente como o Brasil. Com apenas dois ou três milímetros, o recurso sai com o tempo e não precisa de nenhuma intervenção mais radical no corpo. Confira mais detalhes sobre o projeto.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Regina Gomes
    2018-06-27T12:59:00

    Alguém já inventou um captor de energia solar doméstico? Com tanto sol neste país esta é a solução para pagar menos ou nada de energia elétrica !

  • Luca Neto
    2015-03-23T08:59:07

    kkkkk Made in China. cara com o valor que custa isso ai e a durabilidade não compensa tudo descartável isso tem a mesma serventia que um CD hoje em Dia. a elasticidade do mercado nos permite uma grande escolha de investimento de valores eu particularmente nunca investira em uma tecnologia tão furada dessas aqui no Brasil mesmo que tenha tanto Débil mentais. nunca vai dar certo.

  • Saudações Negras
    2015-03-23T08:27:48

    Quer economizar energia mesmo ??? Vai morar na roça .

  • Walter Carneiro
    2015-03-23T07:32:15

    Gente, por favor, publique algo que realmente nos leve a economizar sem gastos antecipados e caros. Carregar SmartPhones e outras baboseiras apontadas no texto acima não são os nossos problemas de custo. Serão bem vindos mais artigos sobre os novos Painéis Solares super finos e que poderão ser a solução definitiva para um futuro breve sobre economia e geração de energia limpa. Estamos aguardando...

  • Carlos Bersot
    2015-03-22T22:24:50

    Com um aumento de 50% na energia, de quem é refém da ampla, o cidadão fará economia de qualquer jeito. Caso contrário, terá a energia cortada. E pensar que o Brasil, que tem 15% da água fluvial de todo o mundo está desta forma.

  • Hilton Silva
    2015-03-22T21:07:22

    na folga dos editores esses estagiários poem a materia que querem!!

  • Jorge Perdonati
    2015-03-22T18:48:04

    Só besteira!

  • Clovis Dantas
    2015-03-22T18:16:40

    PORQUÊ MINAS GERAIS TEM A ENERGIA MAIS CARA DO BRASIL ????????????

  • Augusto Souza
    2015-03-22T15:53:39

    Conheça os aparelhos que irão te ajudar a economizar energia : Interruptor, vela, lamparina, lampião à gaz, lampião à azeite, lampião à querosene, candeeiro-de-petróleo, vaga-lumes ...

  • João Milanez
    2015-03-22T12:14:16  

    o casaco solar nao funciona. no calor ninguem vai usar, no frio nao tem insolacao suficiente.

    recentes

    populares

    • João Milanez
      2015-03-22T12:14:16  

      O casaco solar funciona perfeitamente no inverno pois a energia solar não depende da quantidade de calor ou insolação. basta haver luminosidade, mesmo nublado, para carregar as baterias