Jogos de arcade

21/03/2015 08h02 - Atualizado em 21/03/2015 08h02

Double Dragon e King of Fighters: relembre jogos de luta de fliperama

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Os jogos de luta eram alguns dos títulos favoritos nos fliperamas brasileiros. The King of Fighters, Samurai Shodown, Fatal Fury, Bloody Roar, entre outros, faziam sucesso nos fliperamas de rua e de shoppings. Clássicos eternos, como Mortal Kombat e Street Fighter, também fazem parte desta seleção. Relembre agora!

Mortal Kombat X: veja os requisitos da versão PC do jogo de luta

Relembre The King of Fighters e outros clássicos jogos de luta de fliperama (Foto: Divulgação)Relembre The King of Fighters e outros clássicos jogos de luta de fliperama (Foto: Divulgação)

Double Dragon

O nome pode ser familiar, mas Double Dragon é pouco parecido com aquele clássico jogo de andar e bater, a não ser pelos personagens. Lançado em 1995, o game também foi inspirado pelo filme de mesmo nome.

Double Dragon (Foto: Divulgação)Double Dragon foi lançado em 1995 (Foto: Divulgação)

O jogo tinha personagens tradicionais da série, como Billy e Jimmy, além de vilões como Abobo e Koga Shuko. Era um game de luta bem tradicional, mas trazia elementos inovadores, como a câmera dinâmica, que aumentava o zoom ou se afastava, de acordo com os momentos da batalha.

Samurai Shodown 4

Samurai Shodown 4 foi lançado em 1997 e praticamente concluiu o tempo áureo da popular série de lutas da SNK, com um elenco de peso e belíssimos gráficos. Uma das novidade mais estranhas era um comando que aplicava o “Suicídio”, onde seu personagem se matava cometendo o “Harakiri” – não servia em nada para o jogo, era apenas uma curiosidade da época.

Samurai Shodown 4 (Foto: Divulgação)Samurai Shodown 4 trazia elenco de peso e gráficos lindos (Foto: Divulgação)

A principal vantagem é ter vários personagens da série, incluindo alguns que não apareceram no game anterior. Contudo, ele é o segundo da saga em termos da história apenas.

The King of Fighters 98

The King of Fighters 98 foi lançado nos fliperamas em 1998 e até hoje é considerado como o melhor The King of Fighter já produzido. Em termos de história, ele fica de fora, já que não há enredo, apenas o jogo reunindo personagens que já haviam morrido.

The King of Fighters 98 (Foto: Divulgação)The King of Fighters 98 é considerado o melho da franquia (Foto: Divulgação)

Mas isso não prejudicou a popularidade de KoF 98. O título apresentava um elenco estelar, gráficos muito bem animados e um equilíbrio incrível entre os golpes de cada um dos lutadores. 

Street Fighter 2 Turbo Edition

Street Fighter 2 Turbo Edition talvez seja a versão mais popular de Street Fighter 2 já lançada pelo mundo, principalmente no Brasil. Essa edição foi a responsável por introduzir algumas mecânicas que fariam muito sucesso na série no futuro, como os Super Combos – golpes realizados com uma barra de especial e comandos específicos.

Street Fighter 2 Turbo Edition (Foto: Divulgação)Street Fighter 2 Turbo Edition apresentou mecânicas de sucesso (Foto: Divulgação)

Além disso, como o nome dizia, a Turbo Edition era mais rápida que as anteriores, dando uma impressão maior de ação e adrenalina durante os embates. O sucesso foi tanto que o game ganhou uma releitura em alta definição para PS3 e Xbox 360.

Tekken 3

Tekken 3 também é o mais popular da sua franquia. Apesar de manter o mesmo estilo de jogabilidade da série, ele traz novos gráficos e 15 personagens inéditos, além dos que já existiam em Tekken 2.

Tekken 3 (Foto: Divulgação)Tekken 3 traz novos gráficos e 15 personagens inéditos (Foto: Divulgação)

O game de luta em 3D fez muito sucesso na época de ouro dos fliperamas e até hoje é jogado em versões recentes de relançamento, como em uma compilação do PS2. O que é mais divertido? Terminar a história de cada personagem e ver o final engraçado com gráficos empolgantes. Originalmente lançado em 1997, o título envelheceu pouco ao longo dos anos.

Mortal Kombat 1

O primeiro Mortal Kombat é, sem dúvidas, o mais significativo entre a série em qualquer plataforma, mas principalmente nos fliperamas. Quando ele surgiu, era o jogo de luta mais violento já lançado. Uma máquina de MK ao lado de uma de Street Fighter chamava a atenção graças aos gráficos, à violência e aos gritos de dor.

Mortal Kombat 1 (Foto: Divulgação)Mortal Kombat 1 foi considerado o game mais violento já lançado (Foto: Divulgação)

O lançamento na época, mesmo no exterior, chamou a atenção e foi incrivelmente bem trabalhado pela produtora, com cabines temáticas e bem decoradas, além de propagandas apelativas. Até hoje Mortal Kombat se mantém forte no cenário de luta, e não é ao acaso.

Bloody Roar

Bloody Roar foi outro jogo que se destacou na época. Lançada em 1997, o game te colocava no controle de personagens que sempre tinham duas formas dentro da luta: eles eram licantropos, capazes de assumir formas animais e lidar com o oponente de forma um pouco mais forte.

Bloody Roar (Foto: Divulgação)Bloody Roar trazia forma ágil de movimentar os personagens (Foto: Divulgação)

Bloody Roar seguia o estilo de luta 3D, assim como Tekken, mas tinha uma forma mais ágil de movimentar os personagens. Apesar de ter recebido sequências, as mais recentes saíram apenas nos consoles. Ainda assim, o jogo pode ser achado em sequências (como Bloody Roar 3) em alguns fliperamas.

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes

Marvel vs. Capcom é um game que nasceu de outros títulos desenvolvidos pela Capcom, como X-Men vs. Street Fighter, mas foi nele que este estilo de “encontro crossover” se firmou com a produtora.

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (Foto: Divulgação)Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes unia personagens dos quadrinhos da Marvel (Foto: Divulgação)

Lançado em 1998 pela Capcom, o jogo unia personagens dos quadrinhos Marvel, como Homem-Aranha ou Wolverine, contra lutadores como Ryu e Chun-Li. Com gráficos de primeira qualidade, animados a ponto de parecer um desenho em movimento, o game trazia ainda um incrível sistema de combos.

Qual é o seu jogo de luta favorito? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Silva
    2015-03-21T14:03:33  

    E quem perdeu essa época, nunca saberá a emoção de colocar uma ficha, contra quem já estava jogando na máquina! kkkkk Minha infância valeu a pena!

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2015-03-21T14:03:33  

      kkkk o coração acelerava

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2015-03-21T14:03:33  

      Hoje em dia a criançada, e até alguns marmanjos na casa dos 20, ao ver que vão perder dão rage quit, desconectam da internet e até desligam o console. São um bando de choroes.

  • Mozar Filho
    2017-03-01T02:13:56

    Cadê o Pit Fighter nessa matéria? Jogo que já revolucionava começando pelos gráficos, e permitindo até 3 players simultâneos.

  • Claython Correia
    2015-03-21T14:23:12  

    KOF 98 nunca foi o melhor de todos os KOFs, KOF 97, 99, 95 são bem melhores que ele,MK II foi bem melhor que o MK I, Samurai 4 Top, mas não ganhava do 2 em questão de combate...

    recentes

    populares

    • Claython Correia
      2015-03-21T14:23:12  

      KOF 98 é muito bom, mas em questão de duelo, o KOF 97 sempre tava lotado é o KOF98 dificilmente tinha gente jogando duelo

    recentes

    populares

    • Claython Correia
      2015-03-21T14:23:12  

      Claython Correia, a jogabilidade do KOF 98 é mais equilibrada.

  • Gerson Oliveira
    2015-03-21T11:37:47  

    esse pessoal não entende nada de jogos,falar que TKOF 98 foi o melhor da série,tá de brincadeira,TKOF 97 esse sim .

    recentes

    populares

    • Gerson Oliveira
      2015-03-21T11:37:47  

      pelo jeito você não entendeu a matéria que fala na verdade de nostalgia e não de termos tecnicos,da uma olhadinha nos comentarios e vai ver qual TKOF se sai melhor.

    recentes

    populares

    • Gerson Oliveira
      2015-03-21T11:37:47  

      Concordo, 97 pra combate não tinha melhor, apesar de eu ser melhor melhor na KOF99, bons tempos

  • Maciel Sena
    2015-03-23T17:02:19

    "Não entra contra não Tio"...kkkkkkkkk aterrorizava na the king, bons tempos...

  • Joaquim José
    2015-03-21T20:51:24  

    Falaram besteira no SF2, confundindo "Super Street Fighter II Turbo" com "Street Fighter II Turbo", sem o "Super". Tudo que falaram se refere ao Super, porém citam o SF2 Turbo tanto no texto quanto na imagem.

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2015-03-21T20:51:24  

      O redator é tão noob que falou besteira ao dizer que em Super Street Fighter II Turbo, ele não inovou em nada o gênero de luta ao por Super Combos. Esse tipo de ataque especial já havia sido introduzido em Art of Fighting da SNK. Que por sua vez a empresa usou também nas séries Fatal Fury, KOF e outras séries de luta.

  • Alan Barbosa
    2015-03-21T22:12:55  

    Ainda está faltando o Cadillac Dinossauro , isso sim é nostalgia

    recentes

    populares

    • Alan Barbosa
      2015-03-21T22:12:55  

      Você tá de zoeira? Esse jogo citado não é de luta. A matéria retrata os jogos de luta.

  • Paulo Santiago
    2015-03-21T23:47:13  

    Tava lendo os comentários aqui e lembrando, o KoF 97 realmente foi o melhor da série disparado. Talvez até o melhor da SNK. A história foi a melhor, os personagens foram os mais carismáticos, não importava se o boneco era de agarrão ou de velocidade, dava pra jogar com qualquer um e na época todo lugar tinha uma máquina. Pra completar depois que descobriram como jogar com o Iori e Leona, Shermie, Chris e Yashiro secretos e os combos de 100%, aí que ninguém jogava mais nada em jogos de luta. Eu vi o boom de Mortal e SF no começo da década e acho que em jogos de luta, só o KoF 97 igualou aquilo

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2015-03-21T23:47:13  

      Quem me vê jogar com Joe na 97(muai tay), se for sentimental chora

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2015-03-21T23:47:13  

      Quem me vê jogar com Joe(muai tay) na 97, se for sentimental chora

  • Fernando Feris
    2015-03-23T09:25:01  

    Época Boa.... Matava aula fácil pra ir jogar The King of Fighters 98.

    recentes

    populares

    • Fernando Feris
      2015-03-23T09:25:01  

      Até hoje jogo duro na The King of Fighters 97

  • Tiago Silva
    2015-03-23T11:12:49

    o bom era jogar sem ter botado ficha e apelar do outro lado da fliperama e deixar o outro jogador irado, ria demais bons tempos de apelo

  • Will Filho
    2015-03-21T22:12:01  

    Pelos idos de 1986, 87.... tinha no fliperama um jogo de Karaté que eram 2 bonecos: Um vermelho e outro Branco... não havia botão... o jogo era com 2 manivelas e as as combinações: 1.a pra cima e a 2.a pro lado direito = dava soco, as duas pra cima = mortal pra tras, as duas pra baixo = mortal pra frente, etc etc, etc... gastava dezenas de fichas nessa máquina... Se alguém lembra e souber o nome desse jogo, avisa aí pra procurar na net e matar saudades!

    recentes

    populares

    • Will Filho
      2015-03-21T22:12:01  

      Karate Champ (po-poi) - Dinossauro hein. kkkk

    recentes

    populares

    • Will Filho
      2015-03-21T22:12:01  

      Cara... é esse mesmo!!! (po-poi) kkkk ...más, se não me engano, após o melhor golpe, o mestre falava, VOLPONE... kkkkk.. época boa... saia de casa correndo com meu amigo pra ver quem chegava primeiro no fliper... já que era uma fila pra jogar nessa máquina... Volpone pra vocês! Aloha!

  • Barão Iguassú
    2015-03-22T10:48:44

    A SNK esteve à época, sempre à frente em termos de jogos de luta! Ao Surgir SF2 e MK, o mercado começou a ficar mais "empolgante"! (e doloroso na mesada).

  • Laird Hamilton
    2015-03-22T07:32:40

    Street fighter o melhor,devido ao romantismo de antes da Champion edition vc só jogava com os lçutadores do bem vitimas do bison,e depois veio a versão de jogar com balrog,vega,sagat e bison. Tinha golpes fictícios como as bolas de fogo e choque elétricos,voadoras giratórias em velocidade, (Guille,os caratecas,chun li?)brasileiro sequestrado de sua tribo e com uma disposição fora do comum pra derrotar bison.Classicos do boxe e muay thai(balrog e sagat) e fora o cenário lindo e os campos e métodos de treinamento a cada 3 vitorias .

  • Jefferson Marques
    2015-03-22T01:31:58

    nossa so os clássicos mesmo do fliperama mais falto a metal slug ea the king of fighters 95.,a nego geo é muito fera

  • José Araujo
    2015-03-22T00:01:28

    ESSA LISTA TA FURADA......TENHO BAR DESDE 1988 E CHEGUEI A TER 10 MAQUINAS DE JOGOS E DURANTE BOA PARTE DESSE TEMPO A FICHA ERA 10 CENTAVOS......VENDIA 2500 FICHAS POR SEMANA E REPITO CATEGORICAMENTE QUE ESSA LISTA ESTA FURADA

  • Rafael Matos
    2015-03-21T21:53:25

    Depois da geração de players no quarto os jogos arcade perdeu espaço, a unica coisa que eles socializam são nos seus headset jogando online, como era legal no MK, Marvel vs Capcom, KOF no arcade juntando a maior galera e zuando, quando tomava fatality ou um supercombo igual do wolverine a galera agia igual ao " turn down for what", era muita zueira

  • Márcio Santos
    2015-03-21T21:51:30

    Só TOP hein, diversão pura !! Hj os trouxas ficam brigando na disputa entre gráficos e consoles.

  • Eduardo Oliveira
    2015-03-21T21:30:50

    KOF 98, eu fazia combos loucos!!!!

  • Rasputin
    2015-03-21T21:15:50

    Chorei....eu, com os meus 38 anos, posso dizer que curti muito esses jogos. Em uns era mais viciado que em outros, mas são clássicos maravilhosos. O mais punk prá mim de zerar aí, era o Double Dragon. Caramba, que joguinho complicado...rsrs

  • Carlos Freitas
    2015-03-21T20:55:29

    The King of Fighters 1997

  • Braga
    2015-03-21T20:03:51

    Kof 2003 >>>>> Samurai Showdow o retorno de Amakusa >>>>>> Ultra Street Fighter IV >>>>>>>>>> MK Armageddon(3D) e UMK3(2D) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  • Carlos Schneider
    2015-03-21T10:38:32  

    Joguei muito tb Samurai Shodown 2, Street Fighter Alpha 2, Street Fighter vs X-Men e TKOF97, gastei muita ficha jogando em shopping perto da escola e no bar perto de casa tendo e lidar com os pivetes de fliperama q ficavam urubuzando e pedindo pra jogar hahahaha.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-03-21T10:38:32  

      Sim cara! O kof 97 bombava muito mais do que o 98 aqui na minha cidade.

  • Alexander Lênin
    2015-03-21T13:51:16

    Sobre o KOF, o ano esta errado, o melhor de todos é o 97

  • Dono Verdade
    2015-03-21T17:52:38

    Os rolamentos do King do Tekken só dava pra fazer no fliper mesmo.

  • Hilton Silva
    2015-03-21T17:43:33

    Here comes a new challenger!!!!