Jogos simuladores

02/03/2015 08h00 - Atualizado em 02/03/2015 08h00

Guitar Hero: relembre os acessórios musicais da famosa franquia

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Guitar Hero foi provavelmente a série musical de maior sucesso dos últimos tempos. Durante toda sua vida útil, o game recebeu uma série de periféricos, seja para simular instrumentos, seja para jogá-lo em qualquer lugar. Relembre os acessórios musicais que acompanharam a franquia.

Guitar Hero: veja as maiores curiosidades sobre os games da franquia

Guitar Hero e seus acessórios permitiram que todos sentissem como é tocar guitarra e montar uma banda (Foto: Reprodução/Wikipedia)Guitar Hero e seus acessórios permitiram que todos sentissem como é tocar guitarra e montar uma banda. (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Guitarra

A guitarra foi o primeiro periférico de Guitar Hero, além de acompanhar o primeiro jogo quando foi lançado em 2005, ela foi responsável por grande parte do sucesso da franquia. Sempre existiram acessórios musicais para jogar, mas, como podemos ver pelas Maracas do Dreamcast ou Bongôs do GameCube, a intenção era trazer algo incomum.

Provavelmente, o segredo do sucesso da série é toda a cultura que existe por trás da guitarra, pois seria difícil encontrar uma pessoa que não gostaria de saber tocar o instrumento. Com cinco botões coloridos e uma espécie de palheta fixa, o acessório de plástico conquistou os fãs.

A guitarra de Guitar Hero pode ter sido responsável pela maior parte do sucesso do jogo (Foto: Reprodução/Gizmos)A guitarra de Guitar Hero provavelmente foi responsável pela maior parte do sucesso do jogo. (Foto: Reprodução/Gizmos)

Bateria

Com o sucesso da série, outros títulos começaram a surgir, como Rock Band. O game trazia vários novos instrumentos para tocar além da guitarra, como baixo e bateria. Em Guitar Hero World Tour, a série correu atrás do prejuízo, introduzindo seu próprio controle em formato de bateria, no qual você podia bater com baquetas para acompanhar a música na tela.

A bateria de Guitar Hero World Tour trouxe um novo nível de diversão para o jogo (Foto: Reprodução/Wikipedia)A bateria de Guitar Hero World Tour trouxe um novo nível de diversão para o jogo (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Microfone

Ainda nas novidades de Guitar Hero World Tour, o game também acrescentou uma parte “karaokê” ao adicionar suporte a microfone para cantar os vocais das músicas. Era possível usar outros microfones, como os de headsets, porém, eles não funcionavam tão bem. O microfone de Guitar Hero se conectava através de uma porta USB com os consoles e era até compatível com PCs.

O microfone de Guitar Hero World Tour é um acessório simples porém funcional (Foto: Reprodução/Engadget)O microfone de Guitar Hero World Tour é um acessório simples, porém, funcional. (Foto: Reprodução/Engadget)

Guitar Grip

No auge da popularidade de Guitar Hero e do portátil Nintendo DS, a série resolveu criar sua própria versão portátil do jogo, utilizando para isso um criativo acessório: o Guitar Grip. O periférico se conectava através da porta para jogos de GameBoy Advance e, assim, oferecia botões para pressionar como se fossem a guitarra original de Guitar Hero, permitindo uma experiência bem próxima ao original.

Guitar Grip para o Nintendo DS trouxe a experiência de Guitar Hero para o portátil (Foto: Reprodução/IGN)Guitar Grip para o Nintendo DS trouxe a experiência de Guitar Hero para o portátil. (Foto: Reprodução/IGN)

Turntable

Outra vertente do sucesso de Guitar Hero foi a franquia DJ Hero, que trocava a guitarra por um controle que simulava uma mesa de DJ. Apesar disso, o título mantinha-se fiel ao estilo de jogar da série original. O game é um pouco mais complicado do que Guitar Hero. Isso talvez porque as pessoas entendem como funciona uma guitarra, mas poucos sabem como usar uma mesa de DJ.

DJ Hero levou a série Guitar Hero em uma nova direção com um novo controle (Foto: Reprodução/Wikipedia)DJ Hero levou a série Guitar Hero em uma nova direção com um novo controle. (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Air Guitar Rocker

Explorando a cultura do “Air Guitar” - a arte de fingir tocar guitarra sem realmente ter o instrumento -, o Air Guitar Rocker foi um divertido periférico baseado em Guitar Hero. Ele não precisava do jogo para funcionar, apenas prendia-se à calça ou ao cinto do jogador, enquanto ele tocava trechos de músicas populares.

Air Guitar Rocker permitia tocar alguns trechos de Guitar Hero no ar (Foto: Reprodução/IT Rush, Amazon)Air Guitar Rocker permitia tocar alguns trechos de Guitar Hero no ar. (Foto: Reprodução/IT Rush, Amazon)

Carabiner

Já o Carabiner era uma versão oficial de Guitar Hero portátil para jogar em qualquer lugar. O minigame trazia telas e botões que simulavam a jogabilidade original de Guitar Hero. Ele também tinha formato de guitarra, mas os botões não ficavam na ponta como de costume, mas sim próximos à tela.

Carabiner trazia um minigame de Guitar Hero que cabia na palma da mão (Foto: Reprodução/Ramblings from the Marginalized)Carabiner trazia um minigame de Guitar Hero que cabia na palma da mão. (Foto: Reprodução/Ramblings from the Marginalized)

Qual o melhor jogo rítmico de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deivid Silva
    2015-03-02T15:28:53

    Muito "Bizarro"