Sistemas Operacionais

20/03/2015 09h01 - Atualizado em 20/03/2015 09h01

Lista tem 10 dicas para iniciantes tirarem a selfie perfeita no iPhone

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Fazer a famosa selfie parece fácil, mas nem sempre é possível achar o ângulo ou a luz ideal para a foto ficar bonita. Pensando nisso, listamos dez dicas para sua selfie ficar perfeita no iPhone, desde como se posicionar na fotografia até dicas de ajuste de exposição. Confira!

Tire selfies na câmera do iOS com os fones de ouvido da Apple

Veja, no vídeo abaixo, como usar cada recurso disponível na câmera do iPhone

1. Modo BURST

Use o modo BURST para tirar 10 fotos por segundo e escolha depois as que preferir (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Use o modo BURST para tirar 10 fotos por segundo e escolha depois as que preferir (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Use o a função burst (explosão, em português) para tirar várias fotos de uma vez e depois escolher a sua preferida. Com este modo, a câmera tira 10 fotos por segundo e ainda te sugere a melhor. Para usar, basta pressionar o botão de tirar a foto e só soltar quando terminar.

2. Fotos horizontais

Dê preferência para selfies na horizontal (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Dê preferência para 'selfies' na horizontal (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Por mais que a mais que a maioria das pessoas tire ‘selfies’ na vertical, dê preferência para as fotos na horizontal. Isso porque tanto o computador e a TV, quanto os seus olhos, são horizontais, o que faz com que e foto fique mais agradável se tirada assim. Você também pode optar pelo modo quadrado como solução para isso, pois a foto ficará do tamanho exato para o Instagram.

3. Ajuste as fotos

Use o editor do rolo da câmera para ajustar sua foto (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Use o editor do rolo da câmera para ajustar sua foto (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Lembre-se que você pode sempre ajustar suas fotos na edição do próprio rolo da câmera do iPhone, sem precisar se preocupar em baixar aplicativos para isso. É possível editar diversos fatores em luz e cor, por exemplo.

4. Edição de cores

Ainda no rolo da câmera, edite a cor das fotos, entre outros (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Ainda no rolo da câmera, edite a cor das fotos, entre outros (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Além de poder ajustar contraste, brilho e iluminação da foto, por exemplo, você também pode colocar filtros de cor, além de cortar e rotacionar a foto. E tudo isso sem precisar de aplicativo, direto no rolo da câmera do seu smartphone da Apple.

5. Ative o HDR

Comparativo de foto com e sem a função HDR (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Comparativo de foto com e sem a função HDR (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

HDR é a sigla para High Dynamic Range (Alto Alcance Dinâmico, em português), que é, basicamente, a quantidade de luz de diferentes intensidades que nossa câmera consegue registrar. Na prática, acontece da seguinte forma: ao bater uma foto, na verdade são tiradas três: uma superexposta, uma subexposta e uma no meio da escala. Em seguida, as três são combinadas, removendo os tons altos e baixos no processo, resultando em uma imagem com maior profundidade de campo e de cor do que a foto padrão poderia ter.

6. Controle a exposição manualmente

Controle manualmente a exposição da imagem movendo o ícone do Sol (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Controle manualmente a exposição da imagem movendo o ícone do Sol (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Está achando sua foto muito escura ou muito clara? Você pode mudar isso, controlando manualmente sua exposição com a barra inteligente. Para isso, basta tocar na tela na parte da imagem que deseja focar e alterar a exposição movendo o ícone do Sol para cima ou para baixo.

7. Use o Time-Lapse

Use o modo time-lapse para criar registros diferentes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Use o modo time-lapse para criar registros diferentes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Esqueça a selfie estática e deixe suas imagens mais interessantes com a função de Time-Lapse da câmera do seu iPhone. Basta selecionar o modo na hora de registrar uma imagem e, fique atento, para garantir um bom registro, o ideal é ter no mínimo 30 segundos de filmagem.

8. Use o Bloqueio AE/AF

Pressione a tela até que apareça Bloqueio AE/AF na parte superior (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione a tela até que apareça "Bloqueio AE/AF" na parte superior (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

O Bloqueio AE/AF significa bloqueio de auto-exposição e foco automático. Na prática, o que esse modo faz é bloquear que o iPhone “decida” o foco por você, como quando você tenta tirar uma foto e o telefone fica fora de foco. Para ativar, basta pressionar a tela até que apareça a mensagem “Bloqueio AE/AF”. Para desativar, basta dar um clique na tela novamente.

9. Siga a regra dos terços

Ative a grade nas configurações da câmera para te ajudar a seguir a regra dos terços (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Ative a grade nas configurações da câmera para te ajudar a seguir a regra dos terços (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

A regra dos terços, famosa na fotografia, é uma abordagem para a composição. O que ela sugere é que você não se coloque – ou coloque o que quiser focar – no centro da imagem, mas sim em algum dos lados. Dessa forma, a imagem ficará muito mais atraente. Para ajudá-lo a seguir essa regra, você pode ativar a grade nas configurações da câmera.

10. Use a lanterna de outros smartphones

A lanterna do iPhone pode melhorar selfies em lugares pouco iluminados (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)A lanterna do iPhone pode melhorar selfies em lugares pouco iluminados (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Para essa dica, você irá precisar de mais pessoas. Quando quiser fazer uma selfie em algum lugar com pouca luz, use a lanterna do smartphone de quem estiver com você acima da cabeça (nunca abaixo do queixo) e tire a foto com o seu próprio telefone. Quanto mais pessoas na foto e mais celulares como lanternas, melhor.

Qual é o melhor smartphone para tirar fotos tipo "selfie"? Opine no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Voi
    2015-03-20T20:08:04  

    Show!!! Gostei das dicas... valeu TechTudo! Obrigada.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-03-20T20:08:04  

      Meu iPhone so tira selfies com foto invertida alguem pode me ajudar

  • Breno Fernandes
    2015-03-21T00:08:52

    Gostei mesmo foi da modelo da selfie ;)

  • Sebastian Felipe
    2015-03-20T23:21:18

    O título da matéria deveria ser: Como achar que se esta fazendo alguma coisa que presta com uma câmera de 1Mpx