Video game

20/03/2015 08h00 - Atualizado em 21/03/2015 13h14

PlayStation 2: confira os melhores jogos de luta do console

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Os jogos de luta marcaram a geração "arcade" nos anos 90 e, mesmo com a chegada do novo milênio, a febre por esses games não passou. Eles continuam sendo sinônimo de agilidade e reflexos apurados. Confira os jogos que marcaram a sexta geração dos consoles, especialmente para quem era dono de um PlayStation 2.

PlayStation 2: relembre os melhores games exclusivos do console

Tekken 5

Dominar todos os golpes em Tekken 5 é tarefa para poucos (Foto: Divulgação)Dominar todos os golpes em Tekken 5 é tarefa para poucos (Foto: Divulgação)

Tekken 5 é um jogo que representa perfeitamente a que nível os games de luta chegaram. Rodando a 60 frames por segundo e com uma qualidade gráfica que ainda hoje impressiona, a série da Namco de jogos de luta, totalmente em 3D, encerrava sua participação no PlayStation 2, demonstrando uma jogabilidade extremamente técnica. Uma verdadeira miríade de combos, contragolpes e estratégias para se tecer dentro de um pequeno cenário tridimensional com apenas dois personagens. Aprender todos os golpes dos 32 lutadores exigia, além de bastante esforço, muita memória dos jogadores.

Street Fighter Anniversary Collection

Street Fighter III marcou presença no Playstation 2 (Foto: Divulgação)Street Fighter III marcou presença no Playstation 2 (Foto: Divulgação)

A Capcom fez os melhores jogos de luta em 2D e trouxe para o Playstation 2 nada menos que "o melhor do melhor", como a própria capa desta coleção anunciava. Street Fighter Anniversary Collection traz apenas dois jogos: Street Fighter III: Third Strike e Hyper Street Fighter II. Third Strike ainda é celebrado pelos amantes de jogo de luta 2D como um dos melhores jogos do gênero de todos os tempos, com sistema de parrys e jogabilidade bem equilibrada. Já Hyper Street Fighter II é a edição definitiva do clássico dos clássicos.

Soul Calibur III

Soul Calibur III marcou a despedida da série no Playstation 2 (Foto: Divulgação)Soul Calibur III marcou a despedida da série no Playstation 2 (Foto: Divulgação)

Lançado próximo ao fim do ciclo do Playstation 2, Soul Calibur III é outro game que impressiona pelos gráficos e apresentação. Apesar do nome, o game é na realidade o quarto capítulo da franquia Soul Calibur, conhecida por ser a série mais duradoura de jogos de luta com armas . Talvez o game seja uma das responsáveis pela extinção de outras franquias parecidas, como Battle Arena Toshinden. Soul Calibur III tem um cast de 30 lutadores e, apesar de ter deixado a história um pouco confusa, a jogabilidade é matadora.

Dragon Ball Z Budokai 3

Budokai Tenkaichi 3 destrói controles, mas cria amizades na mesma velocidade (Foto: Divulgação)Budokai Tenkaichi 3 destrói controles, mas cria amizades na mesma velocidade (Foto: Divulgação)

Desprezado em meio a jogos razoáveis no Super Nintendo e Playstation One, Dragon Ball Z ganhou um jogo excepcional para o Playstation 2: Dragon Ball Z Budokai. Comparados aos jogos anteriores em 2D, Budokai 3 é literalmente de outro mundo. O terceiro jogo do Goku e seus amigos reunia quase toda a saga de Goku em um único disco, com partidas divertidas em uma jogabilidade que saía do comum. Os comandos são eletrizantes e exigem muito dos controles.

Mortal Kombat: Armageddon

Mortal Kombat Armageddon marcou com sua jogabilidade e modos inusitados (Foto: Divulgação)Mortal Kombat Armageddon marcou com sua jogabilidade e modos inusitados (Foto: Divulgação)

Mortal Kombat: Armageddon pode não ser o game mais celebrado pelos fãs da franquia, mas é um dos melhores capítulos da saga no Playstation 2, junto com Shaolin Monks. Cheio de lutadores (63 no total) e modos extras, Mortal Kombat: Armageddon tinha até um jogo de kart incluso, no melhor estilo Mario Kart, chamado Motor Kombat. Essa adição inusitada rendia muita diversão para quem cansava de dar sopapos nos inimigos. Outra inclusão curiosa foi um editor de personagem que permitia criar o seu próprio lutador.

Virtua Fighter 4: Evolution

Pioneiro dos jogos de luta 3D, Virtua Fighter também esteve no Playstation 2 (Foto: Divulgação)Pioneiro dos jogos de luta 3D, Virtua Fighter também esteve no Playstation 2 (Foto: Divulgação)

Virtua Fighter foi o primeiro jogo de luta 3D a cativar o público nos arcades. A edição Evolution apresenta uma série de boas ideias e é, de fato, uma evolução na série. A novidade é o “Quest mode”, onde o jogador encara dezenas de desafios em um mapa. Uma característica divertida do jogo é a possibilidade de usar os gráficos do primeiro Virtua Fighter. Nostalgia pura!

Guilty Gear X2

Criatividade e muito rocknroll são a marca deste Guilty Gear (Foto: Reprodução)Criatividade e muito rock'n'roll são a marca deste Guilty Gear (Foto: Reprodução)

Apesar de muitas produtoras apostarem em gráficos tridimensionais no Playstation 2, a verdade é que o console arrasava também nos gráficos em 2D. Ao som de muito rock e referências a bandas de metal, Guilty Gear X2 continuava o legado do Playstation One, com direito a toneladas de combos e golpes impressionantes. Desenvolvido pela Arc System Works, Guilty Gear X2 tem um visual anime com ideias bastante originais para personagens. O que mais chamava a atenção era a qualidade da animação.

Marvel vs. Capcom 2

Marvel vs Capcom 2 ainda é lembrado, e jogado, pelos fãs de games de luta (Foto: Reprodução)Marvel vs Capcom 2 ainda é lembrado, e jogado, pelos fãs de games de luta (Foto: Reprodução)

Marvel vs. Capcom 2 leva a ação nos jogos de luta a um novo patamar. Ao permitir combates de três contra três com a possibilidade de realização de golpes em conjunto com os outros lutadores, o game permite uma jogabilidade tão alucinante que é quase um vício. Claro que o sistema de combate não é tão elaborado, mas a variedade foi alcançada graças aos 56 lutadores, algo que permite combinações quase infinitas de diversão.

The King of Fighters XI

Mesmo com gráficos datados, KOF XI cativava pela jogabilidade (Foto: Divulgação)Mesmo com gráficos datados, KOF XI cativava pela jogabilidade (Foto: Divulgação)

The King of Fighters não obteve um grande sucesso ao embarcar em águas tridimensionais. Assim, a SNK lançou The King of Fighters XI abrindo um novo arco da série. O jogo possui 40 personagens e adiciona mais camadas aos comandos. Neste game, os jogadores tinham que lidar com os novos Quick Shift, Saving Shift, Skill Bar e Dream Cancels. Os gráficos são visivelmente datados até para a época do lançamento, mas este é um daqueles games que os jogadores jogavam por causa da jogabilidade que permitiam combos elaborados.

Def Jam: Fight for NY

Def Jam, não parece, mas é um viciante jogo de luta (Foto: Divulgação)Def Jam, não parece, mas é um viciante jogo de luta (Foto: Divulgação)

Há vários jogos de luta livre da WWE para Playstation 2, mas quem rouba a cena desse subgênero dos jogos é Def Jam: Fight for NY. O sucessor de Def Jam: Vendetta mistura hip hop e luta livre de um jeito divertido e viciante. Lançado para diversas plataformas, a versão do Playstation 2 possui um modo história que é literalmente uma pedreira.

Como foi sua história com o PlayStation 2? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexis Oliveira
    2015-03-20T12:00:07

    CARA PRA MIM OS MELHORES É O TEKKEN 5 OU O TAG, MARVEL vs CAPCOM E COM CERTEZA DRAGON BALL BUDOKAI MT FERA CARA.

  • Samuel Sousa
    2015-03-20T12:34:24

    Faltou Capcom vs SNK 2... que só não é melhor q Tekken 5 e Marvel vs Cap. 2

  • Henrique Peracine
    2015-04-28T22:08:02

    eu acho o Mortal Kombat Deadly Aliance melhor que o Armagedom....

  • João Albernaz
    2015-03-20T23:34:20

    Ainda bem ke num puseram Naruto nessa lista, a história eh boa, mas, só bate com um botão sendo ke tem 12 no controle...

  • David Leon
    2015-03-20T13:31:04

    esqueceu do Naruto shippuden Ultimate Ninja ai,eu sei que pouca pessoas gostam mas eu acho muito daora

  • Bruno Coutinho
    2015-03-20T11:49:04

    Mortal Kombat Armageddon era muito bom