Video game

05/03/2015 08h00 - Atualizado em 05/03/2015 08h00

PlayStation 2: veja as curiosidades do console que comemora 15 anos

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PlayStation 2 completa 15 anos no dia 4 de março com muito sucesso e grandes jogos no currículo. O segundo console da Sony foi lançado em 2000, no Japão, e chegou aos Estados Unidos apenas em outubro do mesmo ano. Hoje, o aparelho não recebe mais games, mas ainda é lembrado com carinho pelos fãs. Relembre algumas das curiosidades do PS2:

PlayStation 2: relembre os acessórios mais populares do console

PS2 completa 15 anos em 2015 (Foto: Divulgação)PS2 completa 15 anos em 2015 (Foto: Divulgação)

O mais vendido

O PS2 é o console mais vendido do mundo, com mais de 155 milhões de unidades comercializadas pelo mundo. Em segundo lugar está o Nintendo DS, portátil que chegou perto, com 154 milhões de unidades comercializadas, mas que não destronou o “rei” da Sony do primeiro lugar.

PS2 é o console mais vendido do mundo (Foto: Reprodução/Game Wiki)PS2 é o console mais vendido do mundo (Foto: Reprodução/Game Wiki)

Porém, o PS2 foi lançado em 2000, e o DS em 2004, com alguns anos de folga. Ainda assim, o console da Sony se manteve na frente, vendendo mais que outros grandes sucessos, como Game Boy, Xbox 360, Wii e até mesmo o PSOne.

Gráficos HD antes de seu tempo

O PS2 foi um dos primeiros, se não o primeiro, console a ter gráficos em alta definição, superando até mesmo as TVs da época em que foi lançado. Diversos títulos foram disponibilizados com suporte a resolução de 480p, além de visualização widescreen.

Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 (Foto: Divulgação)Gran Turismo 4 foi um dos jogos em HD no PS2 (Foto: Divulgação)

A funcionalidade era compatível apenas com TVs que tinham entrada de cabo vídeo componente, vendido em separado do console. Raros títulos chegaram a ter suporte a 1080i, a resolução máxima naquela época, incluindo Gran Turismo 4 – bem antes da “nova geração” de seu tempo chegar, com o PS3 e Xbox 360.

A maior quantidade de jogos

Com seu sucesso, o PS2 recebeu uma verdadeira enxurrada de jogos, alguns muito populares, outros nem tanto. Na verdade, o console chegou a receber games mesmo quando o PS3 já estava quase no fim de sua vida útil, praticamente com o PS4 chegando ao mercado.

PS2 chegou a receber alguns jogos recentes (Foto: Divulgação)PS2 chegou a receber alguns jogos recentes (Foto: Divulgação)

Calcula-se que existam pelo menos mais de quatro mil títulos lançados no PS2, com alguns vendendo milhões, e assim auxiliando também no sucesso de unidades comercializadas do videogame no mundo todo.

No Brasil? Atrasado

O PS2 chegou ao Brasil apenas em 2008, com pelo menos oito anos de atraso. É claro que muitos fãs brasileiros já tinham o aparelho antes, graças ao chamado “mercado cinza” e às importadoras que traziam o console de fora, ainda que sem o suporte da Sony.

PS2 foi lançado com atraso no Brasil (Foto: Divulgação)PS2 foi lançado com atraso no Brasil (Foto: Divulgação)

Na ocasião do lançamento, o aparelho chegou ao Brasil beirando R$ 800. Antes de sua chegada oficial era possível encontrá-lo por menos de R$ 500. A Sony chegou a oferecer suporte e alguns jogos originais a preços promocionais, mas o lançamento atrasado não resultou em um grande sucesso.

Acessórios inovadores

O PS2 foi casa para uma série de acessórios inovadores, entre eles controles sem fio, a câmera EyeToy com sensor de movimento, pistolas especiais com formatos diferentes e tapetes de dança mais avançados que os anteriores.

O EyeToy no PS2 (Foto: Divulgação)O EyeToy no PS2 (Foto: Divulgação)

O EyeToy foi um dos que mais chamou a atenção. Muito antes do Wii Remote e do Kinect, a pequena câmera capturava os movimentos dos jogadores dentro dos games, que respondiam conforme era pedido. Saíram jogos de aventura, ação e até de luta para o acessório, mas não ficou tão famoso no mundo todo.

Aquela ajuda no mercado de filmes

Além de ser um console muito poderoso para sua época, o PS2 rodava DVDs como uma de suas principais funcionalidades – aliás, DVD também era a mídia utilizada nos jogos, o que “facilitou” a pirataria. Por isso, o console foi um sucesso entre quem amava ver filmes em casa, no conforto do sofá.

DVD foi a mídia do PS2 (Foto: Divulgação)DVD foi a mídia do PS2 (Foto: Divulgação)

O fato de rodar filmes impulsionou não apenas o mercado de DVDs, mas também ajudou, e muito, nas vendas do próprio console. Ele era, proporcionalmente, mais barato que um player da mídia na época, já que, além de funcionar com os discos para filmes, também rodava os jogos mais modernos do momento.

Séries de sucesso

Foi no PS2 que muitas séries nasceram, enquanto outras se desenvolveram e conseguiram um enorme sucesso. Uma das sagas nascidas no console da Sony foi Monster Hunter, que hoje é um dos "xodós" do Japão, vendendo milhões em aparelhos portáteis.

God of War foi uma série que nasceu e fez sucesso no PS2 (Foto: Divulgação)God of War foi uma série que nasceu e fez sucesso no PS2 (Foto: Divulgação)

Além disso, jogos como God of War, Metal Gear Solid, Gran Turismo e Tomb Raider receberam capítulos marcantes no PS2, que ajudaram a desenvolver estas séries também em outros aparelhos e em outras gerações.

Qual o melhor serviço de assinatura: Xbox Live Gold ou PlayStation Plus? Opine no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Martins
    2016-10-14T19:58:41  

    eita eu odeio PS4 e XBOX One amo PS2 ele ainda é um console poderoso e é mais rápido que PS4 tenho um PS2 e meu primo PS4 meu amigo XBOX One eles parecem que tem um console tudo dos camelô pois e lento que só a gota só lembro da musica ALELEKLEKLEK pois o meu nunca travou na minha vida queria que o povo comercializasse jogos PS2 originiais

    recentes

    populares

    • Daniel Martins
      2016-10-14T19:58:41  

      kkkkkkkkkkkkkk ps4 filho vc sabe o que e 4k 60 fps? alem de ter 8 vezes a resolução do ps2 roda os jgos 60 frames 3 vezes a mais de varios games de ps2 :)

    recentes

    populares

    • Daniel Martins
      2016-10-14T19:58:41  

      PS4, 4k 60 fps? Tu deve ta sabendo mais que ele kkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo Silva
    2015-03-05T09:32:18  

    Tem que Remasterizar o Black

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2015-03-05T09:32:18  

      Sou doido pra rever ele na atual geração, ia ser muito top

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2015-03-05T09:32:18  

      Você pode jogar ele no xbox one, melhor que pagar 200 no remaster.

  • Alessandro Siqueira
    2015-03-06T12:46:55  

    Não sou um "expert" nessa área de tecnologia, mas caraca... uma TV HD não começa com 720P?

    recentes

    populares

    • Alessandro Siqueira
      2015-03-06T12:46:55  

      Sim HDTV é 1920x720p e Full HDTV 1920x1080p e VGA 640x480p

    recentes

    populares

    • Alessandro Siqueira
      2015-03-06T12:46:55  

      HD 720p - Full HD 1080p HD é 1280x720 e FHD é 1920x1080p Vc falou muito errado.

  • Homero Junior
    2016-11-16T05:02:54

    que podedre a materia. o Gran Turismo 4 fazia 1080i ou seja Full HD entrelaçado.

  • Franklin Figueiredo
    2015-03-14T01:31:05

    E o leitor do PS2 slim SCPH 70001 que queimava a toa????

  • Português
    2015-11-21T21:01:32

    Cara um Jogo de Guerra que é bom é o Delta Force Black Hawk Down!

  • Wesley Victor
    2015-03-05T15:59:23  

    O Preço de Lançamento que ta errado... o ps2 chegou aqui por mais de 1.000,00 e nao 800,00 como falaram... Eu me lembro que uma vez eu fui ver o preço pra comprar a prestação sairia por 1500,00 na época que nao existia tantas facilidades do cartao de credito.

    recentes

    populares

    • Wesley Victor
      2015-03-05T15:59:23  

      O valor está correto, quando foi ver o preço correspondia a um console importado, o menu dele certamente era em Inglês. Posteriormente ele começou a ser fábrica aqui no Polo Industrial de Manaus.

    recentes

    populares

    • Wesley Victor
      2015-03-05T15:59:23  

      Cara O Sony Playstation 2 realmente custava mais ou menos R$ 1.200,00 no Lançamento, era caro! Tech Tudo dá Informação Incorreta!

  • Raphael Gomes
    2015-03-06T07:22:53  

    "Na verdade, o console chegou a receber games mesmo quando o PS3 já estava quase no fim de sua vida útil, praticamente com o PS4 chegando ao mercado." Tá de sacanagem né! Não sei de onde tiraram isso.

    recentes

    populares

    • Raphael Gomes
      2015-03-06T07:22:53  

      Tem Fifa e PES 2014 para PS2.

    recentes

    populares

    • Raphael Gomes
      2015-03-06T07:22:53  

      O console saiu de linha so ano passado amigo, leia e aprenda mais antes de criticar

  • Juan Barreto
    2015-03-06T11:23:47  

    como consumidor do produto devo alertar a quem escreveu a matéria que o Lançamento em 2008 está muito equivocado. Me lembro que em 2003 e 2004 já existia a disponibilidade do console original em grandes lojas do Brasil. E o valor está errado meu primo comprou um na época nas Casas Bahia por R$1.500,00 e era o primeiro modelo o "caixotão". Revisem ou prestem mais atenção antes de publicar as coisas....

    recentes

    populares

    • Juan Barreto
      2015-03-06T11:23:47  

      O lançamento no Brasil realmente aconteceu nesta época, a Sony teve um problema com o lançamento dos consoles Playstation, antes de 2009 não eram produzidos no Polo Industrial. Pode perceber que antes disso o menu do ps2 não era em português.

  • Rafael Cruzeiro
    2015-03-05T10:18:40  

    "..existam PELO MENOS MAIS DE quatro mil títulos..". Tá Serto.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2015-03-05T10:18:40  

      "..existam PELO MENOS MAIS DE quatro mil títulos..". Tá Serto." ta o que ta errado é esse SERTO teu ai! seria Certo! CERTO????!!!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2015-03-05T10:18:40  

      Roger Mendes faltou algumas vírgulas aee fera

  • Leonardo Rocha
    2015-03-05T17:35:17  

    Como assim "só foi lançado no Brasil em 2008?"

    recentes

    populares

    • Leonardo Rocha
      2015-03-05T17:35:17  

      Meados de 2004/2005 já tinha PS2, lembro que jogava bastante nos tempos de escola. Agora to invocado de saber que ele foi lançado aqui oficialmente em 2008/2009.

    recentes

    populares

    • Leonardo Rocha
      2015-03-05T17:35:17  

      Eu tive meu primeiro em 2003, comprado diretamente do Paraguai!!! kkkk

  • Romulo Pina
    2015-03-05T13:03:35  

    PS2 lançado no Brasil em 2008? só pode ser piada de estagiário!

    recentes

    populares

    • Romulo Pina
      2015-03-05T13:03:35  

      ta certo sim amigo, se informe mais primeiro

    recentes

    populares

    • Romulo Pina
      2015-03-05T13:03:35  

      Tive PS2 em 2003, porém comprei desse "mercado cinza", tbm conhecido como Paraguai... Em 2008 aconteceu o lançamento "oficial" da Sony.

  • Sidinei Cordeiro
    2015-03-06T10:48:34

    Final Fantasy 12, inesquecivel com som sorround e e resoluçao top pra epoca de 480, joguei muito e jogo ate hj kk

  • Daniel Vieitas
    2015-03-05T18:25:51  

    Medal Of Honor, quem jogava da um joinha ai kkk

    recentes

    populares

    • Daniel Vieitas
      2015-03-05T18:25:51  

      European Assault o/

  • Dickloko
    2015-03-05T16:09:37

    lenda aposentei o meu depois que ele só funcionada de lado ou de ponta cabeça kkkk

  • Guilherme
    2015-03-06T09:49:31

    Ps wins !!!

  • Laís
    2015-03-06T08:54:17  

    E foi aí que nasceu o vício em COD <3

    recentes

    populares

    • Laís
      2015-03-06T08:54:17  

      Call of Duty 2: Big Red One, melhor jogo de guerra do PS2.

  • Jorge Santos
    2015-03-06T09:20:49

    bomba path tmb kkkkkkkkkkkk

  • Guilherme Guimarães
    2015-03-06T08:40:11

    Faltou só o VIGILANTE 8 no ps2 ... :(

  • Anderson Freitas
    2015-03-06T08:28:01

    Que milagre a galera do TechTudo falou sobre um game "antigo" e não usou a palavra Bizarro no meio!

  • Sarraiva
    2015-03-06T08:25:34

    Quem odeia as Gaivotas da Fiel da um joinha!

  • Henrique Guerra
    2015-03-05T21:52:54

    Quem ja jogou battlefield modern combat online ai da um joinha !

  • Madruguinha
    2015-03-05T21:46:46

    Ao lado do Super Nintendo é o melhor Video Game lançado nos ultimos tempos!!!! sem dúvida nenhuma.

  • Valmir Gomes
    2015-03-05T17:49:22

    Aposentado um caramba, tenho 30 anos, e ainda tenho 1 play2 em casa e as vezes bate a saudade e jogo nele sim com muito orgulho, ainda mais com uns títulos tipo, edição especial da capcom de 10 anos e a edição limitada de 15 anos do the king of figthers , sem falar nos emuladores de nitendo pra play 2, e os good of war 1 e 2 , mas o futebol no play 3 realmente é bem melhor, mas não abandono por completo o play 2 nunca

  • Tarcisio Henrique
    2015-03-05T16:16:55

    éee Realmente estou ficando velho!