Sistemas Operacionais

03/03/2015 15h51 - Atualizado em 03/03/2015 15h52

Quer deixar o iOS mais rápido? Confira dicas para turbinar seu iPhone

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Se você usa um iPhone antigo, especialmente de duas ou mais gerações anteriores, é bem provável que ele não venha demonstrando um desempenho tão bom quanto antes. Pensando nisso, criamos esta lista com dicas para melhorar seu iPhone e deixar o iOS mais rápido. Confira:

Apps para iOS: Whoscall, Double Selfie e outros destaques 

Aprenda a adicionar atalhos para seus websites preferidos à tela inicial do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Aprenda a adicionar atalhos para seus websites preferidos à tela inicial do iOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Dicas para deixar seu iOS mais rápido (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Atualize o software

Atualize o software do iPhone para ajudar a acelerar seu desempenho (Foto: Reprodução/ Juliana Pixinine)Atualize o software do iPhone para ajudar a acelerar seu desempenho (Foto: Reprodução/ Juliana Pixinine)

Ter o software do iPhone sempre atualizado é uma das formas de garantir melhor usabilidade do dispositivo. O sistema operacional mais atual da Apple é o iOS 8. Em modelos mais antigos do smartphone, pode pesar mais, mas em muitas ocasiões poderá tornar seu dispositivo mais rápido. Para verificar se seu iPhone está com a versão mais recente, o iOS 8.1.3, vá em “Ajustes” > “Geral” > “Atualização de Software” > “Transferir e Instalar”.

Encerre os aplicativos abertos

Para encerrar os aplicativos em uso, dê um clique duplo no botão de desbloqueio e arraste os apps para cima (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Para encerrar os aplicativos em uso, dê um clique duplo no botão de desbloqueio e arraste os apps para cima (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Muitos aplicativos em uso acabam deixando o iOS mais lento, por isso, feche todas aqueles que não forem essenciais. Para isso, dê um clique duplo no botão de desbloqueio e, quando aparecerem os aplicativos na tela, basta arrastá-los para cima, para encerrá-los e começar do zero. Você pode deslizar até três dedos para tornar o processo um pouco mais rápido, mas infelizmente não há nenhuma maneira de fechar todos de uma vez.

Realoque a memória

Faça o download do aplicativo Memory Boost para realocar a memória do seu dispositivo (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Faça o download do aplicativo Memory Boost para realocar a memória do seu dispositivo (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Apesar de a Apple não fazer realocamento de memória RAM de forma fácil, você pode fazê-lo através do aplicativo Battery Doctor e, assim, acelerar seu iPhone. Se você achar que está ocupando muito a memória do aparelho, faça o download do app. Depois de instalado, abra Battery Doctor e clique em “Memory Used” e depois em “Boost” e veja como o aplicativo realoca a memória e ajuda a acelerar o seu smartphone.

Reinicie o iPhone

Outra maneira de tentar acelerar o iPhone, é reiniciá-lo. Pressione o botão de desligar, na parte superior do aparelho, até que apareça “Deslize para desligar”. Quando terminar, inicie o dispositivo novamente. Você não precisa fazer isso com muita frequência, mas é importante para ajudar a limpar espaços de memória e corrigir aplicativos com defeito.

Delete aplicativos

Delete aplicativos que você não utiliza tanto (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Delete aplicativos que você não utiliza tanto (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Muitas vezes, enchemos o celular com aplicativos que acabamos não utilizando. Se você quer acelerar seu iPhone e a memória está muito ocupada, esse é um bom momento de excluir os apps que você não usa. Vá em “Ajustes” > “Geral” > “Uso” > “Gerenciar Armazenamento” e veja todos os aplicativos e quantos eles ocupam da memória. Caso queira deletar algum, basta clicar nele e, depois, em “Apagar Aplicativo”.

Otimize o Safari

Limpe o histórico e dados do Safari para acelerar o desempenho do iPhone (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Limpe o histórico e dados do Safari para acelerar o desempenho do iPhone (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Outra maneira de ajudar a acelerar o iPhone, é limpar os cookies do Safari. Assim como acontece com muitos aplicativos abertos, o mesmo acontece com muitas páginas do Safari. Além de simplesmente fechá-las, você também pode limpar os dados para otimizar ainda mais. Para isso, vá em “Ajustes” > “Safari” > “Limpar Histórico e Dados dos Sites” > “Limpar Tudo”. Lembre-se que com isso, o Safari não irá sugerir URLs conforme você digita e que alguns sites podem esquecer suas preferências de preenchimento.

Delete arquivos desnecessários

Sabe aquelas mensagens da operadora? Ou fotos parecidas de eventos? Delete e ajude a acelerar o seu iPhone. Faça um backup das suas fotos, músicas e arquivos e exclua o que não for essencial para liberar espaço no seu smartphone. Dessa forma, ele também ficará mais rápido e irá melhorar o desempenho.

Desative atualizações automáticas

Desative as atualizações automáticas (Foto: Reprodução/.Juliana Pixinine)Desative as atualizações automáticas (Foto: Reprodução/.Juliana Pixinine)

Outra maneira de ajudar seu iPhone a rodar mais rápido e economizar bateria, é desativando as atualizações automáticas. Para desativar as atualizações dos aplicativos baixados, vá em “Ajustes” > “iTunes Store e App Store” e desative as “Transferências Automáticas”, deslizando a tecla para a esquerda. Já para desativar as atualizações em segundo plano, vá em “Ajustes” > “Geral” > “Atualização em 2º Plano” e desative as atualizações automáticas, deslizando a tecla para a esquerda.

Reduza os gráficos

Reduza os efeitos gráficos (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)Reduza os efeitos gráficos (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Os iOS 7 e 8 possuem alguns efeitos visuais que podem ser reduzidos para acelerar o iPhone. Se você ainda usa o iOS 6 ou anterior, pule essa etapa. Primeiro, vá em “Ajustes” > “Acessibilidade” > “Reduzir Movimento” e ative-o, deslizando a tecla para a direita. Em seguida, volte para “Acessibilidade” > “Aumentar Contraste” e ative “Reduzir Transparência”, deslizando a tecla para a direita. Isso irá desativar os efeitos de fundo, acelerando o iOS.

Resete o iPhone

Em casos mais sérios, é necessária uma atitude mais drástica, como resetar o smartphone. Se decidir fazer isso, lembre-se de ter um backup atualizado de todos os seus dados mais importantes, como arquivos, contatos e fotos. Para isso, basta pressionar, ao mesmo tempo, o botão de desbloqueio e o de desligar, e continue pressionando quando a tela ficar preta, até aparecer o logo da Apple. Em último caso, retorne seu iPhone às configurações de fábrica e recomece do zero.

Se após ter feito todas as dicas da nossa lista, seu iPhone continuar lento ou com problemas de desempenho, verifique se ainda está na garantia e entre em contato com o suporte técnico da Apple.

Via Mac World

Como extrair música do iPod e iPhone? Veja no Fórum do TechTudo 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Rc
    2015-03-03T16:52:53  

    Iphone fica lento?????kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alex Rc
      2015-03-03T16:52:53  

      Não, é o teu android que fica mais rápido! Principalmente quando alguém liga e vc precisa passar o dedo na tela 50 vezes até a tela desbloquear kkkkk

    recentes

    populares

    • Alex Rc
      2015-03-03T16:52:53  

      Marcos compre um android de verdade pra sua mae um acima do s4 ai vc da um galaxy y pra ela e quer qeu seja rapido???

  • Marcos
    2015-03-04T11:10:28

    Mesmo que o iPhone antigo fique um pouco mais lento, você sempre conseguirá atender uma ligação de primeira... Minha mãe caiu na besteira de comprar um Galaxy faz 1 mes e já reclama que até desbloquear a tela tem que passar o dedo na tela varias vezes... Um lixo esses Android

  • Luiz Freitas
    2015-03-03T18:47:03  

    Ué, iPhone não era aquele smartphone perfeito que nunca vai deixar o usuário na mão por falta de desempenho?

    recentes

    populares

    • Luiz Freitas
      2015-03-03T18:47:03  

      Eu entendo que voce goste de aparelhos de outras marcas, mas falar que o iOS e a Apple é pior somente por este seu motivo banal o qual só você sabe, chega a ser burrice.

    recentes

    populares

    • Luiz Freitas
      2015-03-03T18:47:03  

      Kaique Evangelista, me mostre então em que momento eu falei que iOS ou Apple são piores. Acho que antes de falar em burrice é preciso pelo menos saber interpretar textos. Repito, me mostre em qual comentário eu disse que iOS e Apple são piores?

  • ROGÉRIO GALLIGNANI
    2015-03-04T11:04:58

    Pensamento mais antigo esse ! NO IOS não precisa fechar os aplicativos em segundo plano. O próprio sistema vai fechá-lo se achar necessário. Aplicativos abertos não interferem na velocidade do IOS. Mas se os fechar, vai gastar mais bateria na hora de reabrí-los. É por isso que ficam aberto, para voltarem mais rápidos e gastar menos bateria.

  • Juliana Scarparo
    2015-03-04T08:16:49  

    tenho um iphone 4 e ele não pede atualização do ios 8, como faço??

    recentes

    populares

    • Juliana Scarparo
      2015-03-04T08:16:49  

      Se seu iPhone for o 4s faz o procedimento que a Francielle disse, agora se for o Iphone 4 ele deixou de ter suporte, não atualiza acima do 7.2

    recentes

    populares

    • Juliana Scarparo
      2015-03-04T08:16:49  

      Acredito que o iphone 4 não atualiza para o 8, só a partir do 4S

  • Eletrodigo
    2015-03-04T10:06:13

    Procure nossa página no fb ou instagram, temos iphone 6, imac, macbook, notebbok gamers e outros eletronicos.

  • Ruan Rocha
    2015-03-04T10:38:05

    Não feche os aplicativos abertos. Se você fechar completamente um aplicativo que for usar daqui pouco tempo, isso fará com que ele tenha que ser todo recarregado, o que consome mais processamento e, consequentemente, mais energia.

  • Leonardo Vimprio
    2015-03-04T08:28:08  

    Encerrar os app faz com que gaste muito mais bateria ao reabri-los. Não precisam encerrar. falando na linguagem leiga, o iOS tem um sistema de congelamento de app em segundo plano.

    recentes

    populares

    • Leonardo Vimprio
      2015-03-04T08:28:08  

      Isso mesmo Leonardo, mais uma dica para as pessoas que ainda não sabem disso. Think Different.

  • Felipe Moreira
    2015-03-04T08:55:03

    esse aplicativo apaga as fotos?

  • Anderson Maria
    2015-03-04T08:19:50

    parei no "Atualize o software do iPhone para ajudar a acelerar seu desempenho" sabem de nada inocente!! IOS 7.1.2 é a melhor versão..

  • Geni Andrade
    2015-03-04T01:00:53

    Oi amigos quem tem Iphone tem o melhor de todos, mas meu colega que tem Iphone 5 e travou ou qualquer aplicativo com problema vc tem que ligar no suporte do iphone e grátis e resolve eu tenho um 6 e travou e liguei eles por telefone fazem tudo nunca mais travou suporte tel. 0800 761-0880. Lucimar

  • Alexandre Alves
    2015-03-04T00:12:22

    O meu iphone 5s só fica meio lento quando uso o facebook ou instagram, agora não sei se o problema é com o meu celular ou com esses aplicativos.

  • Marcus Costa
    2015-03-03T22:45:57

    iPhone 6 plus. Maldito corretor kkkkkkkkk

  • Marcus Costa
    2015-03-03T22:45:29

    Comprei o 6 pula de 64gb. Tive q mandar na 2af pra Apple analisar pq o Touch id parou de funcionar após dois meses de uso. Fui no cinema, desliguei, e quando religuei o Touch id sequer reagia aos meus toques. Como se nada tocasse na tela. Restaurei o aparelho, redefini ajustes... Fiz tudo e não reagiu. Mando aqui pois nas minhas buscas não encontrei ninguém com caso semelhante.

  • Fernando Cavalcanti
    2015-03-03T22:05:02

    Mas também não troco por Samsung, jamais. Aqui em casa apenas eu tenho Iphone, e acho o desempenho muito melhor. Samsung parece uma carroça perto de um Iphone, é tudo meio aos trancos e barrancos, não dá pra comparar mesmo.

  • Fernando Cavalcanti
    2015-03-03T22:03:39

    Não é boa essa dica de "atualizar o software". Fiz isso com meu Iphone 4, atualizei do IOS 6 para o IOS 7 e me arrependi muito. Ficou muito mais lento, em todas as funções. Tentei reverter, mas até agora não vi um processo de reversão que funcionasse. Saudades do IOS 6... E se você tem Iphone 4, não caia na besteira de atualizar para o IOS 8.

  • Paulinho Gogo
    2015-03-03T21:25:07

    Lento e defasado mude para motorola...

  • Paulinho Gogo
    2015-03-03T21:14:50

    Lento e defasado mudem para motorola.

  • Carlos
    2015-03-03T20:12:44

    DICA troca por um Samsung que melhora 100 por cento !!!

  • Carlos
    2015-03-03T20:12:39

    DICA troca por um Samsung que melhora 100 por cento !!

  • Carlos
    2015-03-03T20:12:30

    DICA troca por um Samsung que melhora 100 por cento !

  • Carlos
    2015-03-03T20:10:45

    DICA que melhora 100%, troca ele por um Samsung.

  • Doni Ferreira
    2015-03-03T19:55:18

    Iphone esta lento? Joga fora e pega o moto X segunda geração, esse sim é celular!!!!!!

  • Carlos Eduardo
    2015-03-03T19:41:41

    Usei esse e outros apps, mas nada adiantou. Iphone nunca mais! Vou voltar para meu Moto X. Aliás, só não tenho ele até hj pq fui furtado.

  • Jessica Carvalho
    2015-03-03T16:20:18  

    Achei o Novo Moto G DTV por R$ 699,00 no bizoo . com . br

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-03-03T16:20:18  

      me falaram que funciona bem como ferro de passar roupa.. dá uma verificada na temperatura dele