Jogos de aventura

08/03/2015 08h30 - Atualizado em 08/03/2015 08h30

Super Mario Bros: conheça os Power Ups mais bizarros utilizados pelo encanador

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

Mario é o maior ícone de história dos games. Ao longo dos seus 30 anos de existência, o encanador da Nintendo usou mais de 40 power ups diferentes e, com isso, o personagem ganhou várias habilidades, desde virar um fantasma até se transformar em pedra. O título Super Mario Bros revelou poderes para lá de esquisitos; confira a lista:

Guia Mario Kart 8: veja dicas e tutoriais para se dar bem no game de corrida

O armário multifacetado do encanador (Foto: Reprodução / Gamesradar)O armário multifacetado do encanador (Foto: Reprodução / Gamesradar)


Carrot – Super Mario Land 2

O Mario já teve dezenas de power ups dedicados a arte de voar. O que torna este exemplo mais bizarro é que no game o encanador toca em uma cenoura e ganha automaticamente orelhas de coelho que lhe tornam capaz de planar. Para o herói, basta bater as orelhas no ar para que ele permaneça mais tempo caindo. Vale mencionar que o inescrupuloso Wario também usa esse item com freqüência em seus jogos.

Mario utilizando orelhas de coelho para voar (Foto: Reprodução)Mario utilizando orelhas de coelho para voar (Foto: Reprodução)

Pena – Super Mario Land 2, Super Mario World, Super Mario Kart e Mario 64 DS

A pena tinha tudo para ser um dos itens mais triviais do Super Mario World: você consegue uma delas e imediatamente recebe uma capa amarela que lhe permite voar. A referência era usar a pena como símbolo para o voo do encanador. O problema começa com Super Mario Land 2, na época do Game Boy, os jogos do Mario eram em preto e branco. A Flor de fogo sempre foi uma transformação da paleta de cores, algo que seria impossível de se fazer no GameBoy. Por esta razão, os desenvolvedores decidiram trocar a tradicional flor por uma pena, que ficaria no topo da cabeça do Mario para indicar que ele tinha o power up ativo.

Esta não seria a última vez que veríamos este estranho item. No primeiro Super Mario Kart a pena servia para fazer com que o seu carro saltasse por obstáculos. Ainda que um item útil para encontrar certos atalhos, ele se apresentava de maneira diferente dos jogos anteriores. Por fim, em Super Mario 64 DS, o remake do clássico de 96, a pena era utilizada para dar para Mario o chapéu com asinhas que o permitia voar.

Uma pena de índio na cabeça (Foto: Reprodução)Uma pena de índio na cabeça (Foto: Reprodução)

Tanooki Suit – Super Mario Bros. 3

A Tanooki Suit é certamente um dos power ups mais populares da série do Mario. Apesar disso, não podemos deixar de achá-la estranha. Estamos falando de uma roupa de guaxinim que permite que o encanador voe, bata nos inimigos e se transforme em uma estátua de um monge Budista. No seu retorno, em Super Mario Land 3D, apenas uma versão especial da Tanooki Suit com lenço no pescoço era capaz de oferecer tal poder.

Uma das mais icônicas roupas do Mario (Foto: Reprodução / Starvingfreezer)Uma das mais icônicas roupas do Mario (Foto: Reprodução / Starvingfreezer)

Spring Mario – Super Mario Galaxy

Este power up não assusta tanto pela aparência, pois ele mostra apenas nosso querido encanador enrolado em uma mola. Este poder transforma o corpo do Mario, colocando nele um efeito similar a borracha, que o torna capaz de quicar no chão e se elevar a grandes alturas.

Essa parte é tranquila, o problema é que a mola faz com que Mario vá de cabeça no chão sem sentir absolutamente nada. A cada pequena caminhada com este power up temos a impressão que vamos rachar o coco do encanador, mas aparentemente os anos de quebrar tijolos com a cabeça serviram para alguma coisa.

A roupa de mola não é exatamente um roupa (Foto: Reprodução)A roupa de mola não é exatamente um roupa (Foto: Reprodução)

Kuribo’s Shoe – Super Mario Bros. 3

Conhecido por ser o mais raro power up do Mario, aparecendo apenas em uma fase do Super Mario Bros. 3, o sapato Kuribo só pode ser descrito como bizarro. Temos basicamente uma bota gigante de dar corda, no qual o encanador pode entrar para dar saltos ainda maiores e se proteger de superfícies perigosas.

O Kuribo casava perfeitamente com a estética de Mario Bros 3 (Foto: Divulgação)O Kuribo casava perfeitamente com a estética de Mario Bros 3 (Foto: Divulgação)

Superball Mario – Super Mario Land

Uma variante muito esquisita da Flor de fogo, oriunda do Super Mario Land, esta flor dá a Mario o poder de arremessar uma bola de borracha pela tela, capaz de derrotar seus inimigos. A diferença da bola para a Flor é que ele só poderia lançar uma bola por vez, isto é, ele deve esperar ela sumir da tela para jogar outra, e o pior, a bola quica e rebate em diferentes paredes.

Para compensar este efeito, nosso querido Mario também não muda em nada quando pega este power up. Nenhuma cor, nenhuma roupa, nada se torna diferente, o que faz um tanto difícil perceber que você está com ele ativado.

A roupa mais sem graça do Mario (Foto: Reprodução)Superball Maria podia ser lançada pela tela, derrotando os inimigos. (Foto: Reprodução)

Qual o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deivid Silva
    2015-03-10T16:44:52

    Muito bizarro

  • Roberto Junior
    2015-03-09T19:13:19

    Power Ups bizarros do barulho, que aprontam altas confusões que até deus duvida!

  • Guilherme Cassiano
    2015-03-09T13:21:45

    Bizarros??????