15/03/2015 08h30 - Atualizado em 15/03/2015 08h30

Super Sidekicks e Virtua Striker: relembre jogos de futebol de fliperama

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Super Sidekicks e Virtua Striker são alguns dos jogos de futebol lançados nos fliperamas. Além deles, outros também fizeram sucesso, seja por seus gráficos ou por elementos de jogabilidade. A simulação e realismo, claro, passavam longe, mas nem por isso eles deixavam de ser divertidos – e assim sempre “comiam” nossas fichas. Relembre ou conheça:

ISSS e Fifa: veja melhores jogos de futebol da era do Super Nintendo

Super Sidekick foi um famoso jogo de futebol nos fliperamas (Foto: Divulgação)Super Sidekick foi um famoso jogo de futebol nos fliperamas (Foto: Divulgação)

Super Sidekicks

Este talvez seja o jogo mais famoso da lista. Em todo grande fliperama havia uma máquina deste, com direito a muitas fichas gastas e um telão de alta qualidade. O game era realmente divertido, uma legítima criação da então produtora SNK, a mesma da atual série The King of Fighters e clássicos como Samurai Shodown e Fatal Fury.

Super Sidekicks foi sucesso nos fliperamas (Foto: Divulgação)Super Sidekicks foi sucesso nos fliperamas (Foto: Divulgação)

Super Sidekicks tinha uma jogabilidade totalmente irreal e os efeitos sonoros extremamente exagerados. Cada passe de bola ou falta cometida mais parecia um golpe de jogo de luta, ao menos de forma sonora. Na sequência, Super Sidekicks 2, era possível mudar a câmera em determinados momentos do jogo para aplicar um chute com mira precisa para o gol.

Hat Trick Hero

Não pense que Hat Trick Hero tem algo relacionado com jogos como “Guitar Hero” só pelo nome. Ele não é de simulação e nem mesmo é da mesma época. O game foi lançado anos antes, pela produtora Taito.

Hat Trick Hero tinha traços de desenho animado (Foto: Divulgação)Hat Trick Hero tinha traços de desenho animado (Foto: Divulgação)

Hat Trick Hero era um jogo que também prezava pela experiência de ser um jogo de futebol exagerado, sem qualquer ressalva sobre isso. Os gráficos eram bem inferiores ao Super Sidekicks, mas os traços eram inspirados em jogos japoneses. Apesar dos exageros, o game conseguia divertir, principalmente pelos chutes “super shots”.

Back Street Soccer

Back Street Soccer talvez seja o jogo mais bizarro da lista. O game é uma mescla entre futebol e jogo de luta, com gráficos que também lembravam os jogos deste gênero na época. A ideia era marcar gols para vencer o time adversário, mas quebrar algumas pernas pelo caminho estava incluso no pacote.

Back Street Soccer era quase um jogo de luta (Foto: Divulgação)Back Street Soccer era quase um jogo de luta (Foto: Divulgação)

Os times eram baseados em países, mas com escalações fictícias. Além disso, os personagens tinham características marcantes da época, como chineses com olhos puxados e alemães loiros, fortalecendo alguns estereótipos. As quadras, geralmente, eram quadras de rua, mas com ambientes modernos.

Virtua Striker

Virtua Striker foi o esforço da Sega para lançar um jogo de futebol marcante, tanto que saiu para fliperamas e também para o Dreamcast. Porém, o game acabou não fazendo muito sucesso e foi enterrado com o próprio Dreamcast no fim da carreira do console.

Virtua Striker foi a tentativa da Sega em dominar o mercado (Foto: Divulgação)Virtua Striker foi a tentativa da Sega em dominar o mercado (Foto: Divulgação)

Sua característica mais marcante estava nos gráficos, 3D e poligonais, com personagens gigantescos. Apesar da estranheza, o game eram bem polido e tinha uma jogabilidade equilibrada e divertida, pendendo um pouco mais para a simulação divertida do que para o “estilo fliperama” dos games anteriores.

Worls PK Soccer

Esse fliperama ficou famoso no Brasil por ser uma máquina única e sempre presente em grandes shoppings, ao lado de Virtua Striker e Super Sidekicks. Tudo por conta de sua estrutura, que carregava um objeto que devia ser realmente chutado pelo jogador, para medir a força de seu chute em uma cobrança de pênaltis.

World PK Soccer trazia até mesmo uma máquina de chutes (Foto: Divulgação)World PK Soccer trazia até mesmo uma máquina de chutes (Foto: Divulgação)

A coisa toda não era muito calculada, claro. Os chutes eram recebidos pela máquina e a força era calculada por alto, mas o fato de entrar ou não no gol variava bastante, e muitas pessoas assumiam que era pura sorte. Ainda assim, era divertido encarar esse desafio físico. 

Qual o melhor game: FIFA ou PES? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Santiago
    2015-03-15T19:13:08

    Esse da máquina de bater penaltis não me traz boas lembranças. Ela veio na época que o fliperama perdeu força nas ruas e as máquinas mais novas só se viam nos shoppings. O "playtime" mais famoso de onde eu moro fechou nessa época. Foi meio triste, era um lugar muito maneiro e tinha máquinas de várias épocas, tamanhos e designs diferentes, até uma máquina de pinball da Elvira, a Rainha das Trevas. Depois disso só se via King of Fighters e máquinas genéricas de 6 botões em garagens sujas de poeira... Larguei o fliperama nessa época...

  • Leeh Barbosa
    2015-03-15T10:50:26

    Super Sidekicks era so ir pela lateral adiantando a bola ate a linha de fundo, ir em direção ao gol, chega perto do goleiro adianta ele passa seco e faz o gol. ja fui muito campeão assim kkkk