Celular

08/04/2015 15h22 - Atualizado em 08/04/2015 15h22

Descubra dez funções 'escondidas' dos smarts Galaxy da Samsung

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os usuários dos smartphones da Samsung podem contar com alguns recursos extras que podem ser bem úteis no dia a dia. Essas funções “secretas” precisam ser ativadas nas configurações, com apenas alguns toques. Dessa forma, é possível usar um modo fácil de navegação, tirar print da tela com apenas um gesto, adicionar medidas de segurança e mais. Curioso para acessar as funções? Então confira dez dicas e adicione as que preferir.

Galaxy S6 Edge ou iPhone 6 Plus: qual dos tops é o melhor?

Conheça algumas funções dos smarts Galaxy (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Conheça algumas funções dos smarts Galaxy (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Travar a tela com digitais

Um recurso bem interessante presente a partir do Galaxy S5 é o leitor de digitais, presente também nos mais recentes Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy Note 4 e Galaxy Note Edge. E ele pode ser usado no lugar da senha, para bloquear e desbloquear seu aparelho. Para isso basta arrastar o dedo registrado no botão físico de menu e aguardar a leitura. O processo é bem mais rápido e simples do que ter que ficar digitando um código de segurança. Para ativar, acesse as configurações do smart e selecione “Leitor digital” e registrar até 3 dedos para as ações.

Trave seu smartphone e libere apenas com suas digitais para segurança (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Trave seu smartphone e libere apenas com suas digitais para segurança (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Multijanelas

Quer usar dois aplicativos ao mesmo tempo? Então vale a pena conhecer o recurso de multi janelas dos dispositivos da linha Galaxy mais recentes, presente em diversos smarts e tablets. Nele é possível dividir a tela no meio, ou na proporção que achar mais interessante e adicionar um navegador de Internet, rede social, aplicativo, player de música e demais funcionalidades para visualizar ao mesmo tempo. Para acessar, toque nas configurações do aparelho e selecione “Multi janela”. Depois pressione o botão de “voltar” no aparelho até que apareçam as opções para selecionar: a tela será bipartida para as aplicações.

Recurso de multi janelas do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Recurso de multi janelas do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Usar com uma mão

Para quem acha a tela dos novos Galaxy muito grande para usar com uma das mãos, a Samsung adicionou um recurso que encolhe a tela em uma das laterais para um uso mais fácil. Assim, é possível acessar funções e digitar mensagens só com um dos dedos. Para ativar acesse as configurações do smart ou foblet e toque em “operação com uma mão”. Assim, para mostrar a tela reduzida basta arrastar um dos dedos de forma rápida de uma lateral até a outra. É possível manejar volume, acessar o menu, as janelas em segundo plano e mais.

Função para usar apenas com uma mão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Função para usar apenas com uma mão (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Encontrar o telefone

A Samsung disponibiliza um recurso de segurança que permite bloquear seu aparelho Galaxy por acesso remoto. Assim você dificulta o acesso inapropriado de seus dados em caso de perda ou roubo. A ativação é feito pelo item de Segurança nas configurações do aparelho. Para concluir é necessário registrar uma conta Samsung. Também é possível ativar o serviço de localização do Google para encontrar o celular de forma mais rápida.

Acesso remoto para encontrar seu Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesso remoto para encontrar seu Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Navegação fácil

Para os usuários que preferem uma interface mais simples, apenas com os apps principais em ícones maiores é possível ativar seu Galaxy com uma navegação diferenciada. Nas configurações do aparelho acesse em personalizações a opção “Modo Fácil”. Note que a interface será alterada com seus apps escolhidos e com melhor visualização, tem tamanho maior. Dessa forma não é preciso ficar procurando em milhares de aplicações para acessar o que você precisa.

Navegação fácil com ícones grandes no Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Navegação fácil com ícones grandes no Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6. Personalização de atalhos

Sabe aqueles atalhos que ficam na barra de controle no topo do seu Galaxy? Então saiba que é possível personalizar com suas funções mais utilizadas, como Wi-Fi, Modo Avião, Bluetooth e demais. Para isso acesse as configurações e vá em “Painel de notificações”. Depois basta tocar e arrastar as funções principais para o topo da lista: dessa forma elas aparecerão na linha de menu para acesso rápido.

Personalização dos atalhos do seu Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalização dos atalhos do seu Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7. Screenshot rápido

Dentre os sensores do Galaxy, o usuário pode ativar o registro de screenshot apenas passando a mão por cima do display. O print é salvo automaticamente na galeria do smart. Para ativar acesse as configurações e toque em “Gestos e movimentos”: em seguida ative a função “Deslize com a palma para capturar”. Simples e rápido.

Função de screenshot arrastando a mão na tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Função de screenshot arrastando a mão na tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8. Economia de energia

Uma das reclamações dos usuários de smartphones mais frequente é que a bateria acaba rápido demais. Por isso, os smartphones Galaxy mais recentes vêm com funções para a gastar menos bateria. Nas configurações do aparelho encontre a opção “Economia de Energia” e escolha as funções que preferir. É possível ativar uma visualização em escalas de cinza, nos casos mais extremos de emergência para manter a bateria, com algumas restrições. Além disso o usuário pode ativar uma restrição de dados em segundo plano e mais recursos.

Recursos para economizar bateria do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Recursos para economizar bateria do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9. Caixa de ferramentas

Quer ter um atalho para lanterna, conexão rápida e mais em um menu oculto flutuante? Essa é a função principal da caixa de ferramentas nos smarts Galaxy. Com ele o usuário mantém algumas funções rápidas sem precisar procurar demais no aparelho. Ela pode ser ativada nas configurações, na parte de Som e Visualização: toque em “Caixa de ferramentas”. Dessa forma é possível ainda personalizar os itens principais dos atalhos, podendo adicionar aplicativos, serviços, recursos e mais.

Caixa de ferramentas do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Caixa de ferramentas do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10) Modo Privado

Precisa ocultar imagens e documentos pessoais? Então o modo privado do smart Galaxy pode ajudar. Com ele o usuário pode “esconder” itens que precisam de uma senha ou impressão digital para a liberação da visualização. A função pode ser utilizada na Galeria, Vídeos, Músicas, Arquivos e mais funcionalidades. Para encaminhar uma imagem ou álbum para ocultar, toque no menu com “três pontos”, no topo direito da tela e selecione “Mover para o modo privado”.

Modo privado do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Modo privado do Galaxy (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você pode aproveitar mais funções no seu dispositivo da linha Galaxy, da Samsung. Vale lembrar que muitas das funcionalidades estão presentes apenas nos aparelhos mais recentes, a partir do Galaxy S5.

Qual é o smartphone mais esperado de 2015? Comente o Fórum TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Margarida Almeida
    2016-01-30T19:04:32

    Meu galaxy e5 não liga a lanterna o q faço?

  • Jessica Carvalho
    2015-04-08T18:36:48  

    Achei o Novo Moto X por R$ 1.169 no bizoo . com . br

    recentes

    populares

    • Jessica Carvalho
      2015-04-08T18:36:48  

      :) ainda tá esse preço!

  • Kenseiden
    2015-04-09T08:58:21

    Só uma coisa faz um Samsung melhorar a performance: Cyanogenmod!

  • Titan Imortal
    2015-04-09T08:03:12

    Esses caras estão de brincadeira.

  • Rafael Lima
    2015-04-09T07:56:13

    O stag descobriu a face oculta da lua hein !!!

  • Oráculo Silva
    2015-04-09T07:38:15

    Nossa, todos esses itens escondidos no meu Galaxy. Nunca ia achar se não fosse o estagiário do techtudo.

  • Nicola Venanci
    2015-04-09T07:25:47

    Nossa onde que tá o segredo? Todas essas funções estão disponíveis a partir das configurações.

  • Rafael Soares
    2015-04-08T21:03:51

    Ganhou o celular hoje e descobriu isso? Essa stag tá sabendo legal hein kkkkkkkkkkk

  • Rafael Soares
    2015-04-08T21:00:05

    Olha o stag achando que sabe tudo de Android kkkkkkkkkk

  • Dilminha
    2015-04-08T20:34:16

    No meu não tem isso paguei 200 reais .

  • Gustavo Volpe
    2015-04-08T18:54:32

    Dizem que o touchwiz tá bem melhor, a partir do S5. Pode ser, mas o design desse sistema continua feio demais e uma mistureba de estilos. Tem widgets modernos, outros retrô, uns grandes demais, ícones feios. A samsung me parece que acertou no design do S6, poderia trocar a equipe que desenha o sistema.

  • Antenor Neto
    2015-04-08T17:55:38

    Eu só gostaria de saber onde estão as funções escondidas.... Pois essas 10 alem de o telefone pergunta na primeira inicialização, estão todas bem visíveis no menu. Mais um matéria sem "nexus" do Techtudo kkkkkkkk....

  • Humberto Takeda
    2015-04-08T17:54:21

    Funções escondidas??? Acho que o título da matéria deveria ser outro....

  • João Carvalho
    2015-04-08T17:48:07

    encontre os melhores preços de galaxy pesquisando por: buskpreco . com . br

  • Bruna Pratiz
    2015-04-08T17:28:43

    Adorei as dicas, mas pra fazer a bateria durar, só otimizando com o Psafe eu consigo fazer minha bateria durar mais!

  • Rafael Queiroz
    2015-04-08T16:44:41

    Essa Barbara Mannara é meia doidona.. já adicionei ela em uma rede social, mas ela não aceita... to doido pra ensinar umas coisinhas pra ela poxa...

  • Andrey Soares
    2015-04-08T16:35:59

    Samsung é uma ótima marca, mas os preços salgados dificultam... Por isso a Motorola vem ganhando espaço no mercado, faz Smartfones com preços acessíveis.