Internet

09/04/2015 08h40 - Atualizado em 15/04/2015 11h28

Lista tem 7 dicas para fazer a foto de perfil perfeita em redes sociais

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Um dos principais pontos ao criar um novo perfil em uma rede social é escolher qual será a foto do seu perfil. O que muita gente não sabe é que diferentes estudos já tentaram ajudar na escolha do clique perfeito para parecer mais simpático e atraente. Essas pesquisas ajudam a entender quais os elementos têm maior impacto sob o público, ajudando, por exemplo, a ganhar mais seguidores na Internet.

Cinco curiosidades sobre o Instagram, brasileiros, curtidas e perfis

Redes sociais (Foto: Pond5)Tire a foto perfeita para o perfil das redes sociais (Foto: Pond5)

Para ter noção da importância de uma boa foto, em 40 milissegundos somos capazes de tirar conclusões sobre as pessoas com base em uma imagem. Isso é muito menos do que um décimo de segundo. Se você quer entender melhor esses estudos, confira agora a lista com diferentes pesquisas:

1. Os sete elementos de uma boa foto

Uma pesquisa divulgada no jornal da associação Psychological Science (pss.sagepub.com/content) destaca a importância da imagem de perfil e quais as impressões com a foto. Foram estudados diferentes elementos da foto usada em uma rede social como o olhar, as roupas e o sorriso.

Os pesquisadores chegaram a conclusão que sete elementos trazem uma visão geral do clique perfeito:

- Mostre os dentes ao sorrir;
- Use terno/casacos de cor escura com camisa clara;
- Deixe que seu maxilar projete alguma sombra no pescoço;
- Faça uma foto que mostre ombros e rosto ou da cintura até o rosto;
- Use a técnica “Squinch” – explicada pelo fotógrafo profissional Peter Hurley. Que diz que um retrato frontal fica mais fotogênico ao projetar a cabeça para frente e fechar/cerrar um pouco os olhos;
- Faça uma composição assimétrica;
- Evite usar óculos ou acessórios que cubram seus olhos;

Foto sem Squinch (esquerda) e com Squinch (direita) por Peter Hurleys (Foto: Reprodução/PeterHurleys.com)Foto sem Squinch (esquerda) e com Squinch (direita) por Peter Hurley (Foto: Reprodução/PeterHurley.com)


No YouTube, Peter Hurley mostra a técnica aplicada a diversos tipos de rosto em posições diferentes.

A pesquisa ainda diz que é bom tentar tirar as fotos em um fundo iluminado e de frente para a câmera (inclinar um pouco o rosto de lado também pode ser produtivo). Além disso, é preciso evitar chapéus; óculos de sol; cabelo, sombras nos olhos, sorriso muito exagerado ou com muita sensualidade.

2. Acessibilidade, dominância e atração

Esses foram os três pontos que foram estudados pelos pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de York (pnas.org). A partir da pesquisa com 1.000 imagens de rostos para fotos de perfil, eles descobriram 65 características que afetam as percepções. Os detalhes são tantos que a tabela mostra coisas como “curva do nariz” e “posição da maçã do rosto”.

Toda a pesquisa chegou a três diferentes percepções:

Acessibilidade (Será que essa pessoa quer me ajudar ou me atrapalhar?);
Dominância (Essa pessoa pode me ajudar ou prejudicar?);
e Atração (Seria um bom parceiro ou um rival?).

Abaixo veja todos os resultados. A tabela deve ser lida da seguinte maneira: App significa Approchability (Acessibilidade), Yo-Att significa Young Attraction (Atração) e Dom significa Dominance (Dominância).

Tabela da Universidade de York explica pontos positivos de fotos de perfil (Foto: Divulgação/York)Tabela da Universidade de York explica pontos positivos de fotos de perfil (Foto: Divulgação/York)

Em geral, os pesquisadores disseram que os fatores mais importantes para cada grupo vinham em características comuns. Para Acessibilidade, a boca foi fundamental: área da boca, altura e largura da boca, abertura da boca e curva do lábio inferior. Ou seja, sorrir é um dos componentes chave para se mostrar mais Acessível.

Agora, se você quer se sentir mais Atraente para os outros, deve investir nos olhos. As características mais importantes são a área dos olhos, a área da íris, altura dos olhos e largura dos olhos. Olhos relativamente grandes ou bem abertos, por exemplo, dão a impressão de ser mais jovem.

Por fim, para ser Dominante, as principais características são altura da sobrancelha, maçã do rosto e olhos destacados, saturação da pele e variação da cor da pele. A imagem abaixo reproduz o estereótipo masculino para cada um deles:

Veja exemplos de melhores impressões (Foto: Divulgação)Veja exemplos de melhores impressões (Foto: Divulgação)

3. Simpatia, competência e influência

A ferramenta Photofeeler dá o feedback de uma foto sua por meio de comentários e votos de outras pessoas. O sistema funciona da seguinte maneira: Você posta uma foto sua e determina para que será utilizada (profissionalmente, para amigos ou para a procura de relacionamentos amorosos) e as pessoas votam sobre o quanto a foto é simpática, inspira competência e influência.

Além de ser possível testar suas fotos, o site dá exatamente as mesmas sete dicas citadas por nós no primeiro item de pesquisas, apesar do foco nas três qualidades: profissional, amigos e relacionamentos).

4. Avatares

Os avatares 2D podem nos ajudar muito, segundo pesquisadores da Toronto York University (spsp.org). O estudo entrevistou pessoas que apontaram quais os avatares que eles mais gostariam de ser amigos e que têm características que podem ser aproveitadas para as fotos de perfil: olhos abertos, face oval, expressão do sorriso e cabelo castanho. Já os pontos negativos, como introversão e desagrado, foram: expressão neutra ou negativa, cabelo preto ou muito escuro e uso de chapéu e/ou óculos de sol.

5. Como ser atraente

A psicóloga do Estado do Oregon, Elisabeth Daniels (oregonstate.edu), entrevistou 118 adolescentes e mulheres, jovens e adultas, sobre as suas impressões sobre o perfil de uma mulher de 20 anos no Facebook. Metade dos participantes tiveram acesso a uma imagem sexy e a outra metade uma imagem mais conservadora. Contraditório? A foto conservadora venceu nas três categorias: atratividade (acharam que ela era bonita), social (disseram que poderiam ser amigos) e competência (demonstraram confiança em um trabalho bem feito). 

6. OkCupid

O site OkCupid, de relacionamentos amorosos, divulgou uma análise (blog.okcupid.com) de dados de seus usuários que diz que o texto escrito de biografia influência somente 10% naquilo que as pessoas pensam de você.

Eles chegaram a conclusão após esconder o texto de perfil para uma amostra de usuários, mostrando somente a foto. Dessa forma, eles puderam estudar a imagem e o texto juntos e só a imagem. Em outro estudo, eles afirmam que fotos de mulheres olhando para câmera (encarando) têm mais efeito de atratividade, enquanto as imagens dos homens sem olhar (misteriosos) são mais bem sucedidas.

7. Quatro principais conselhos

Para Guy Kawasaki, especialista em social media, quatro fatores fazem uma boa foto de perfil:

- Esteja sozinho na foto. Ou seja, sem animais, família, amigos, logotipos, etc;
- Não esteja em uma foto totalmente simétrica;
- A fonte de luz deve estar na frente da pessoa;
- Tenha ao menos 600 pixels de largura na foto;

Via BufferSocial

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares