24/04/2015 08h00 - Atualizado em 24/04/2015 08h00

PSOne: relembre os dez piores jogos lançados para o console da Sony

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

O PSOne foi um dos primeiros videogames a realmente apostar nos gráficos tridimensionais. Enquanto isso abria possibilidades, rendeu também muitos títulos ruins. Street Fighter: The Movie, Patriotic Pinball e Mortal Kombat Special Forces são alguns exemplos disso. Confira a lista que traz os piores games do console da Sony.

Confira os piores jogos da série Street Fighter

Confira os piores jogos e as grandes decepções da época do PlayStation One (Foto: Montagem / Dario Coutinho)Confira os piores jogos e as grandes decepções da época do PlayStation One (Foto: Montagem / Dario Coutinho)

- Street Fighter: The Movie

Street Fighter: The Movie é um game oficial, baseado no filme de 1994, que foi desenvolvido pela Capcom em parceria com a Acclaim. Se Mortal Kombat e Street Fighter virassem um crossover nos anos 90, seria algo provavelmente assim.


Apesar da boa captura fotográfica dos atores e lista extensa de comandos, Street Fighter: The Movie é um péssimo exemplo da caracterização dos personagens. O game vale a pena apenas pela possibilidade de jogar com Jean-Claude Van Damme e Blanka “boladão”.

- Mortal Kombat Special Forces

Pegue todo o “hype” da época do excepcional Ultimate Mortal Kombat 3 e coloque em um jogo de ação em terceira pessoa sem fatalities, sangue ou qualquer tipo de violência. Você acha que é impossível ficar mais frustrado? Mas não é só isso. Mortal Kombat Special Forces trazia controles ruins e um péssimo design de fases.


No game, o jogador controla Jax em uma nova aventura para derrotar Kano, que acaba de libertar vários criminosos da cadeia. Os gráficos são razoáveis, mas a jogabilidade é imperdoável.

- Blasto

Desenvolvido pela Sony e com larga publicidade, Blasto foi um dos maiores desastres do SCEA. O jogo, que contava com uma boa produção, colocou tudo a perder com controles lentos e fases que insistiam em fórmulas de salto desnecessárias.


Blasto poderia ter rendido um excelente jogo de plataforma 2D, com gráficos bidimensionais. A aposta na terceira dimensão se revelou completamente equivocada, e os principais culpados são novamente: design de fases e controles ruins.

- Barbie Explorer

Qualquer jogo da Barbie lançado na época do PlayStation One podia ser resumido apenas como uma completa catástrofe. Porém, o fato dos títulos serem ruins não está relacionado ao estereótipo de “game para menina”.


Barbie Explorer é inspirado em Crash Bandicoot, mas você pode esquecer os diálogos e humor cartoon. O usuário só precisa correr, coletar diamantes e mais nada. Não há qualquer tipo de evolução na jogabilidade.

- Patriotic Pinball

Patriotic Pinball é um dos jogos de mesa de Pinball com o pior visual de todos os tempos. É quase impossível ver a bolinha em meio a tantos objetos patrióticos americanos.


O que estraga e experiência em Patriotic Pinball é a ausência de músicas e física. Além disso, o áudio é mono, algo imperdoável para um console que também é um CD Player. As missões que rendem pontuação travam constantemente, com todos os áudios do jogo, dando até mesmo a impressão de que o game “congelou”.

- Action Man Mission Xtreme

Action Man foi uma série de desenho animado norte-americana que não fez muito sucesso por aqui. Criada pela Hasbro Brinquedos, a franquia aposta em um herói “fortão” e feições adultas, mas com ação totalmente infantil.


Apesar de toda a introdução cinematográfica, o jogo se resume a andar com um carro em uma jogabilidade com visão de câmera aérea. A capa esconde completamente a jogabilidade, que se revela, rasa e simplória. A série Action Man caiu em declínio rapidamente, e o estúdio atingiu seu ponto de equilíbrio ao apostar em um herói mais novo: Max Steel.

- Resident Evil: Survivor

Resident Evil: Survivor é um game de tiro em primeira pessoa que foi originalmente pensado para arcades, mas, depois, foi remodelado para o PlayStation.


O game é compatível com a arma de luz da Namco (Guncon), que é usada como controle. Porém, a arma é compatível apenas com a versão japonesa e europeia de Resident Evil: Survivor. Isso transformar a experiência que já era ruim com arma em um completo desastre sem ela, que foi como o game chegou por aqui.

- South Park: The Game

South Park é provavelmente o desenho mais polêmico da atualidade. Piadas sujas, palavrões e insultos foram usados em um jogo ainda nos anos 90. Mas não na forma de um RPG divertido e imersivo, como South Park: The Stick of Truth. O game, que foi lançado em 1998, era um shooter em primeira pessoa.


A ideia para o jogo rende um tiroteio simplório com movimentação lenta. Mesmo que o visual agrade, o conceito do jogo é claramente equivocado.

- Hugo: Frog Fighter

Atualmente, poucos jogos para celular capturam a diversão proporcionada pelos primeiros game do Atari, como Froggy. Disponível para PlayStation, Hugo: Frog Fighter usa a essência de “Froggy” de uma forma completamente errada.


Hugo: Frog Fighter é um dos piores jogos do PlayStation 1. O game estrela um personagem adorável dos anos 90, com elementos de puzzle e raciocínio na jogabilidade. O título traz comandos ruins e controles com respostas aleatórias.

- Tunguska: Legend of Faith

Tunguska: Legend of Faith é o pior jogo para PSOne. O game de mistério com elementos de ação traz uma apresentação terrível: gráficos ruins e CGs ainda horríveis. Para piorar, há toda uma série de bugs e paredes invisíveis.


O conceito também não ajuda: um “fortão” decide resolver todos os enigmas na base da porrada. Como em muitos títulos da época, Tunguska: Legend of Faith, apostava em uma CG de abertura longa para cativar o usuário.

Qual o melhor emulador para usar no PlayStation 1? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabrício Veiga
    2017-09-17T20:18:09

    Eu gostei dessa versão do Resident Evil no caso o Survivor, mais tenho que concordar que é uma experiencia muito desagradável jogar com o controle em alguns momentos, torna insuportável controlar o personagem, o jogo é tiro em primeira pessoa, imagino se naquela época o jogo estive se melhorias que sabe desse certo. Agora Street Fighter o filme é ridículo mesmo...

  • Fábio Filho
    2017-07-14T15:06:46

    BLASTO, É SÉRIO, COLOCARAM O BLASTO NESSA LISTA? COM O BUBSY 3D POR AÍ? PARABÉNS!

  • Wesley Menezes
    2017-03-22T15:41:02

    Cadê o Bubsy??? o das gêmeas Mary Kate/Ashley...e tem 1 de pesca tb, nao lembro o nome...Deus me Livre...

  • Guilherme Vieira
    2016-09-14T14:44:14

    Survivor é bem interssante, joguei muito e Special forces ficou otimo., é um bom ''spin off''

  • Edson Oliveira
    2015-04-24T19:40:37  

    o cara colocou o Survivor nessa lista? Filho....você tem quantos anos?

    recentes

    populares

    • Edson Oliveira
      2015-04-24T19:40:37  

      M Jf vc provavelmente daria deslike em SMW

    recentes

    populares

    • Edson Oliveira
      2015-04-24T19:40:37  

      Eu tenho 31, e também achava uma porcaria.

  • Guilherme Gomes
    2015-04-24T15:59:55  

    O Survivor não é ruim não, achei maneiro. Claro que deve ser muito melhor jogar no Arcade, mas eu achei legal.

    recentes

    populares

    • Guilherme Gomes
      2015-04-24T15:59:55  

      o survivor era loko pra caramba o unico problema era o controle essa lista ta bem errada.

    recentes

    populares

    • Guilherme Gomes
      2015-04-24T15:59:55  

      "O problema era o controle". Justamente o que permite jogar é o que faz um jogo bom ou ruim. Tanto que River Raid e outros do Atari são considerados eternos, mesmo com os gráficos simples.

  • Kane
    2015-04-24T12:01:04  

    dizer que resident evil survivor é um jogo ruim é defecar pela boca, pelo amor de Deus...é um dos jogos mais assustadores que ja joguei, com um enredo muito bom....não sei de onde raios saiu da sua cabeça botar isto ai...

    recentes

    populares

    • Kane
      2015-04-24T12:01:04  

      Se não acredita em mim, confira as reviews internacionais. Apenas para constar, gosto é diferente de qualidade.

    recentes

    populares

    • Kane
      2015-04-24T12:01:04  

      Metacritic dá nota 39 de 100. Logo, para os críticos, é uma tranqueira.

  • Neto Rodrigues
    2016-01-27T12:24:29

    Qual foi o critério para escolha??? pq se for gráficos existem outros piores

  • Roberto Junior
    2015-04-25T00:21:18  

    só eu que achei esse Street Fighter divertido? Pelo menos eles copiaram os golpes dos jogos que já conhecemos, ficou um zilhão de vezes mais decente que o filme.

    recentes

    populares

    • Roberto Junior
      2015-04-25T00:21:18  

      Ele era super engraçado de jogar, por que era muito tosco!

  • Rubens Silveira
    2015-04-25T07:35:49  

    Action Man não fazia sucesso ? Só parei de assistir porquê parou de passar : ( LIGAR SINTONIZAR E AMPLIFICAR : )

    recentes

    populares

    • Rubens Silveira
      2015-04-25T07:35:49  

      Concordo, mano. Achava muito mais dahora do que Max Steel. Tinha muito mais história, drama e ação. O Action Man não era só um cara super poderoso, ele tinha que lidar com estes poderes bio-tecnológicos e ele entrava em crise algumas vezes. Sem falar que o Ligar, Sintonizar e Amplificar depois de um tempo virou um "Ativar!" porque o cara melhorou o controle sobre os poderes dele. Que nostalgia, era muito dahora. <3

    recentes

    populares

    • Rubens Silveira
      2015-04-25T07:35:49  

      Action Man não engatou, tanto que reformularam a ideia para Max Steel, esse sim, faz sucesso com a criançada até hoje.

  • Tamara Sato
    2015-04-26T15:36:14

    No que se refere a Blasto eu discordo de ser um jogo ruim, ele era divertido tinha varios niveis e tals, o grande problema do jogo era a jogabilidade que era muito travada e os controles em sua grande maioria não respondiam tão bem, mas era um jogo divertido sim. Tive a infelicidade de jogar Barbie, que alem de ser muito ruim os controles eram sem comentarios muito mas muito ruins e gente meu deus só de lembrar desse jogo me da raiva, infelizmente não joguei essa versão de Mortal Kombat, dizem sim que é tosca, mas pelo menos um novo personagem havia sido apresentado nesse jogo, o Tremor.

  • Presidente Universo
    2015-04-24T21:36:16

    o psone teve milhares de games sendo q muitos foram lançados apenas no Japão idem SNES, bem possível q os piores nem sejam conhecidos

  • Daniel Falcão
    2015-04-24T20:43:54

    descordo de Balstos e South Park..

  • Daniel Moura
    2015-04-24T20:40:09

    Pra quem não sabe, a Chunli do jogo alí em cima (E do filme) é a Agente May, do seriado Agents of S.H.I.E.L.D. Hoje ela tem 51 ANOS!!! Ta muito bem pra idade!

  • Daniel Flamarion
    2015-04-24T20:01:41

    nossa south park foi um dos melhores e pra ps1 esses jogos tavam otimos

  • Nilton
    2015-04-24T19:32:41

    joguei muito mk special forces e residente evil e não eram tão ruim assim, existem centenas piores que esses para ps1 e não souberam selecionar os piores jogos.

  • Victor Jurczyszyn
    2015-04-24T18:18:01

    Cade o jogo do hellboy.

  • Snake Plisken
    2015-04-24T16:02:39  

    Ainda bem que nessa época eu estava jogando no meu PC onde os jogos eram infinitamente melhores e muito mais evoluídos! Simplesmente era um outro nível! É uma pena não termos mais essa diferenciação hoje em dia...sempre é bom separar os homens das crianças!

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-04-24T16:02:39  

      Homem fica com mulher, criança fica com pc!!!

    recentes

    populares

    • Snake Plisken
      2015-04-24T16:02:39  

      E eu fico com sua mãe enquanto você joga seu xbox one kkkkkkkkkkkk

  • Elcio
    2015-04-24T16:39:34

    os 10 melhores ,por ordem aleatória: Resident Evil 3 Metal Gear Solid Silent Hill Crash team Racing Final Fantasy VII Spryro The Dragon Tekken 3 Dino Crisis Castlevania Symphony of the Night Twisted Metal 2

  • Gustavo Luna
    2015-04-24T12:18:18  

    RE: Survivor e Blasto entre os piores? KKKKKKKKK Pior é quem faz uma matéria dessas!!!

    recentes

    populares

    • Gustavo Luna
      2015-04-24T12:18:18  

      Clássico paradigma: "o jogo é bom por que eu joguei na época". Qualidade é diferente de gosto.

  • Joaquim José
    2015-04-24T10:20:05  

    Na verdade em vez de pegar os 10 piores jogos de fato, pegaram vários jogos ruins de franquias famosas. Existem dúzias e dúzias de jogos absurdamente piores que MK Special Forces, SF The Movie e RE Survivor, por exemplo.

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2015-04-24T10:20:05  

      Clássico paradigma: "o jogo é bom pq eu joguei na época". Qualidade é diferente de gosto.

  • Maciel Martins
    2015-04-24T12:42:46

    kkkk o policial de cacetete no ultimo video é o morfeu, mas, sem sol.

  • Michael Guimarães
    2015-04-24T12:35:28

    Eu até curtia Mortal Kombat Special Forces rsrsrs

  • Grandi Tét
    2015-04-24T12:16:04

    South Park: The Game era ruim, mas era engraçado hahahah joguei até que bastante!

  • Camilla Sodré
    2015-04-24T11:29:19

    Caaaaara... Barbie Explorer era legal, vai ! Joguei demais kkkk