Fabricantes

12/05/2015 11h00 - Atualizado em 12/05/2015 11h00

Lista traz 10 atalhos muito úteis para Mac OS X

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Alguns comandos para o Mac podem ser muito úteis no dia a dia dos usuários. Com no máximo quatro teclas, os atalhos são simples de usar, além de facilitarem sua rotina e trazer mais dinamismo e velocidade às suas tarefas. Confira a lista para não perder mais tempo nessas tarefas.

Como compartilhar arquivos entre o Android e o Mac por bluetooth

Conheça a história da tecla Command do Mac, inspirada em um castelo sueco (Foto: TechTudo/Lucas Mendes)Conheça 10 atalhos úteis do Mac para agilizar sua rotina (Foto: TechTudo/Lucas Mendes)

1) Desligar o computador 

Estes comandos servem para desligar o Mac (Reprodução/ Gabriella Fiszman)Estes comandos servem para desligar o Mac (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Para desligar rapidamente o computador, o comando <b>Command + Option + Control + Eject</b> é uma ótima opção. Ele fará com que a máquina desligue em poucos segundos, por isso vale ter cuidado para não perder algum arquivo que não estava salvo. Certifique-se que tudo está ok antes de apertar os comandos. Você também pode optar por Command + Option + Eject, que irá colocar o Mac em modo de repouso.

2) Agilizar processos dentro das pastas

Para utilizar estes comandos, abra primeiro o Finder (Reprodução/ Gabriella Fiszman)Para utilizar estes comandos, abra primeiro o Finder (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Para utilizar estes comandos, primeiro abra o Finder. Os atalhos <b>Command + Shift + A/U/D</b>  te ajudarão a agilizar processos dentro das pastas do computador. O Command + Shift + A, por exemplo, abrirá a página do Finder de Aplicativos; Command + Shift + U, os Utilitários; e o Command + Shift + D, seus arquivos do desktop.

3) Abrir o Mail 

Use o comando para abrir sua caixa de emails rapidamente (Reprodução/ Gabriella Fiszman)Use o comando para abrir sua caixa de emails rapidamente (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

O atalho <b>Command + Shift + I</b> pode ajudar bastante durante o trabalho. Ele serve para abrir diretamente o Mail – aplicativo de e-mail nativo da Apple - trazendo facilidade e agilidade aos usuários.

4) Apagar tudo que está a frente do cursor

O comando é similar a função do botão Delete do Windows (Reprodução/ Gabriella Fiszman)O comando é similar a função do botão Delete do Windows (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Os botões Control + D, quando selecionados juntos em um texto, permitem apagar tudo que está a frente do cursor. Esse recurso é muito usado no Windows, mas no Mac também pode ser uma boa dica.

5) Inverter as cores do computador

O recurso cria efeitos bem divertidos e pode ser útil para pessoas com alguma deficiência visual (Reprodução/ Gabriella Fiszman)O recurso cria efeitos bem divertidos e pode ser útil para pessoas com alguma deficiência visual (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

O comando <b>Command + Control + Option + 8</b> tem como função inverter as cores do seu computador. O recurso pode ser muito útil para quem tem alguma deficiência visual ou servir apenas como diversão. Porém, o atalho não irá funcionar sem antes você entrar em Preferências do sistema > Teclado > Atalhos > Acessibilidade > Marque a opção "Inverter Cores".

6) Fazer uma busca no dicionário 

O recurso abre uma janela com o significado de uma palavra (Reprodução/ Gabriella Fiszman)O recurso abre uma janela com o significado de uma palavra (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Muitas vezes, ao ler ou escrever, temos dúvidas quanto ao significado de certas palavras. Por isso, é interessante pesquisar seus significados na internet. Porém, com este recurso você não precisa sair da página para descobrir a tradução. Basta apertar Command + Control + D e o significado da palavra – de acordo com o dicionário integrado ao Mac OS X – irá aparecer.

7) Screenshot de página inteira ou parte específica

Com esses atalhos você conseguirá fazer screenshots de forma bem mais fácil (Reprodução/ Gabriella Fiszman)Com esses atalhos você conseguirá fazer screenshots de forma bem mais fácil (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Com os comandos <b>Command + Shift + 4 + Barra de espaço </b>você poderá fazer screenshots de toda a área da página que aparece na tela. Porém, caso queira selecionar uma parte específica, use Command + Shift + 4 (sem a barra de espaço).

8) Minimizar páginas ou programas 

O comando é bem simples, mas ajuda muito: ele minimiza as páginas abertas (Reprodução/ Gabriella Fiszman)O comando é bem simples, mas ajuda muito: ele minimiza as páginas abertas (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

É comum abrirmos várias páginas da Internet e programas ao mesmo tempo e depois nos perdermos com tantas aplicativos abertos. Assim, o <b>Command + Option + M </b>agiliza a rotina enquanto ajuda a minimizar páginas ou programas.

9) Fechar programas e páginas abertas 

Use Command + Shift + Option + Esc para fechar a janela que está sendo usada (Reprodução/ Gabriella Fiszman)Use Command + Shift + Option + Esc para fechar a janela que está sendo usada (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

Como nem tudo são flores, o Mac as vezes dá alguns bugs e travamentos. Quando isso acontecer, o ideal é fechar os programas abertos, que não estavam sendo utilizados. Para isso, existe o atalho Command + Shift + Option + Esc. Basta apertar e ele vai fechar automaticamente a página que você estiver usando no momento.

10) Transitar entre os programas abertos

Transite rapidamente entre os programas abertos com esse atalho (Reprodução/ Gabriella Fiszman)Transite rapidamente entre os programas abertos com esse atalho (Reprodução/ Gabriella Fiszman)

O comando Command + ` promete agilidade e rapidez durante o uso do dispositivo. Ao utilizar o atalho, você pode transitar rapidamente entre os programas abertos. Aperte Command + ` , depois a barra de espaço para selecionar.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares