Utilitários

08/05/2015 15h35 - Atualizado em 08/05/2015 17h28

Quer emagrecer? Conheça os aplicativos que te ajudam nesta tarefa

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Fechar a boca e praticar exercícios em busca da boa forma não é nada fácil. Mas alguns aplicativos prometem ajudar a atingir esse difícil objetivo. Eles oferecem dicas de alimentação, contador de calorias, monitoramento de alimentação e treinos completos. Confira quais são e fique em forma!

Como limpar o histórico de compras da App Store?

Medindo cintura (Foto: Pond5)Aplicativos te ajudam a emagrecer sem ir à academia (Foto: Pond5)

- MyFitnessPal

O aplicativo funciona como um contador de calorias e oferece diversas informações e ferramentas úteis que ajudam o usuário a emagrecer ou manter a sua forma. Para isso, basta a pessoa informar seu objetivo e inserir dados como altura e peso, quantos quilos deseja perder para o app calcular quantas calorias diárias devem ser consumidas.

MyFitnessPal ajuda a controlar a dieta calculando as calorias dos alimentos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)MyFitnessPal ajuda a controlar a dieta calculando as calorias dos alimentos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Todos os alimentos consumidos devem ser adicionados ao diário, assim como as atividades físicas praticadas no dia. Com isso, o MyFitnessPal calcula quantas restam e adiciona mais, no caso da prática de exercícios cardiovasculares ou de fortalecimento. Assim, o usuário pode monitorar facilmente e de forma eficiente a sua alimentação.

Disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry, o MyFitnessPal é fácil de usar, disponível no idioma português e é gratuito.

- Medida Certa

O quadro Medida Certa do programa dominical Fantástico agora pode estar também no seu celular ou tablet. Disponível para Android e iOS, o aplicativo promete o mesmo programa de emagrecimento proposto na TV.

O aplicativo é inspirado no quadro Medida Certa do Fantástico (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O aplicativo é inspirado no quadro Medida Certa do Fantástico (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Para isso, é preciso inserir dados como seu peso, altura e as atividades físicas que pratica, para o app calcular seu IMC (Índice de Massa Corporal) e seu percentual de gordura para saber quanto você deve queimar com as atividades físicas e uma alimentação saudável. O Medida Certa emite alertas para uma alimentação adequada na hora certa e também acompanhará sua evolução ao longo dos 90 dias. 

- Dieta e Saúde

O aplicativo Dieta e Saúde oferece a famosa dieta dos pontos de forma eficiente e organizada. Ele transforma a quantidade e as calorias dos alimentos em pontos para o usuário controlar a sua alimentação de acordo com seu objetivo. O aplicativo contém um banco de dados bastante completo sobre alimentos e exercícios físicos que são classificados em diferentes pontuações.

O aplicativo oferece a famosa dieta dos pontos para os usuários que querem emagrecer (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O aplicativo oferece a famosa dieta dos pontos para os usuários que querem emagrecer (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O Dieta e Saúde mostra o progresso da dieta e envia um e-mail para o usuário com uma rápida análise do índice de massa corporal. Sendo assim, é exibida uma avaliação do peso informado e uma orientação sobre como alcançar o peso ideal.

O app oferece também uma versão paga com materiais educativos e processo de pontuação das atividades físicas para as pessoas que buscam por uma vida mais saudável. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS.

- Nike+ Running

O Nike+ Running é um app que auxilia os usuários a ter um melhor desempenho na corrida. Com ele, é possível mapear as corridas e acompanhar os avanços, pois o aplicativo grava a distância percorrida, o ritmo e o tempo gasto durante o exercício.

Nike+ Running ajuda a monitorar e a melhorar o desempenho da corrida (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Nike+ Running ajuda a monitorar e a melhorar o desempenho da corrida (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Se desejar, o usuário pode conectar o aplicativo ao Facebook e compartilhar seu treino e rota, assim como marcar os contatos que também praticam a atividade física. E para tornar a corrida mais prazerosa ouvindo músicas, o Nike+ Running disponibiliza o PowerSongs.

Qual é o melhor assistente de voz dos smartphones? Opine no Fórum TechTudo

É possível também sincronizar sua corrida com o site Nikeplus.com para encontrar rotas adequadas para prática do esporte e estabelecer objetivos. Disponível em português, o aplicativo é compatível com dispositivos iOS e Android.

- Daily Yoga

A ioga atua no controle da ansiedade, o que ajuda a diminuir a vontade de comer. E com o app Daily Yoga é possível ter uma rotina de exercícios que ajuda a relaxar e manter uma vida mais saudável. Fácil de usar, o aplicativo possui uma interface bonita e intuitiva.

O app Daily Yoga oferece vários exercícios (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O app Daily Yoga oferece vários exercícios (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

As sessões de ioga possuem durações e níveis de dificuldades variados e são todas exibidas passo a passo em vídeos em HD e tela cheia acompanhados com trilhas sonoras relaxantes. Alguns dos exercícios gratuitos e todos podem ser compartilhados no Facebook e Twitter.

- Hydro Beba Água

A ingestão de água é fundamental para quem busca emagrecer. Já que o corpo hidratado proporciona um melhor funcionamento do organismo. O Hydro Beba Água funciona como um alarme para que o usuário beba água regularmente e na quantidade ideal.

O aplicativo Hydro Beba Água emite alertas para lembrar o usuário de ingerir água (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O aplicativo Hydro Beba Água emite alertas para lembrar o usuário de ingerir água (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O app calcula a medida necessária para manter o seu corpo hidratado e planeja o consumo do líquido durante o dia. A calculadora leva em consideração o sexo, peso, estilo de vida (se pratica ou não exercícios), a quantidade de água consumida em alimentos e até a temperatura do dia.  Além disso, ele prevê não somente a ingestão da água pura, mas também de cafés, sucos e outros.

O Hydro Beba Água ainda oferece gráficos de acordo com o seu objetivo de forma organizada e funcional e está disponível para Android e iOS.

- FitStar

O FitStar é um aplicativo de treino pessoal focado em exercícios personalizados de acordo com as características físicas do usuário. Para isso, a pessoa deve informar seus dados e é submetido a um teste de aptidão para criar uma rotina de atividades personalizada. O app utiliza vídeos e o acompanhamento do jogador de futebol americano, Anthony E. Gonzalez, da National Football League.

FitStar oferece treinos personalizados para quem deseja praticar atividades físicas e, com isso, emagrecer (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)FitStar oferece treinos personalizados para quem deseja praticar atividades físicas e, com isso, emagrecer (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O usuário pode acompanhar seu progresso e marcos com realizações e desbloquear novos treinos de acordo com a sua evolução. O FitStar também traz faixas de áudio personalizado para ajudar a se mover, porém no idioma inglês. Além de suportar iPod e streaming de música para mantê-lo se movendo em seu próprio ritmo.

O aplicativo é gratuito, mas o usuário que desejar uma rotina mais diversificada e mais treinos por semana pode optar pelo plano pago. Com ele, o usuário tem acesso a quatro programas. Entre eles, estão: o “Daily Dose”, que é um treino rápido para todos os dias; o “Get Lean”, que é um treino com foco no cardio para perda de peso; o introdutório “Get Moving”; e o “Get  Strong”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Souza
    2015-05-08T17:07:22  

    O que eu fiz: Pesava 103Kg em outubro de 2014. Diminui o refrigerante (bebo refrigerante 1x por semana, no máximo e bem controlado), comecei a comer pão integral, arroz integral e macarrão integral. Caminhada de 40 minutos por dia, as vezes 1 hora, as vezes 1:30. Em janeiro de 2015 eu já pesava 95Kg e agora em maio estou com 92Kg. Isso porque eu não fiz academia, senão teria perdido bem mais. Poderia controlar melhor o refrigerante, ou mesmo eliminar, mas não quero passar vontade de nada, não vou deixar de ir a churrascos, apenas faço tudo controladamente. Quero chegar em 85Kg, no máximo.

    recentes

    populares

    • Andre Souza
      2015-05-08T17:07:22  

      cara, faça muay thai q vc seca, te garanto brother !!!!

    recentes

    populares

    • Andre Souza
      2015-05-08T17:07:22  

      Joao Kosecki Opa, boa dica. Obrigado.

  • Joao Kosecki
    2015-05-08T23:08:53

    pra começar, meia hora de esteira, depois meia hora de bicicleta e meia hora de exercício combinados de segunda a sexta....apenas lembre antes de fazer um checape completo num médico e busque orientações com uma nutricionista.

  • Sergio Dias
    2015-05-08T22:07:07

    A ACADEMIA É BOA, A INVEJA MATA!!

  • Rafael Caldas
    2015-05-08T20:41:10

    Os aplicativos não vão para a academia, mas você tem que ir. kkkk

  • Lucas Galisteo
    2015-05-08T16:52:17  

    Um monte de gente faz exercício em casa e acaba fazendo errado e se prejudicando. Não tá tão caro fazer academia, só que tem que procurar profissionais sérios, tem muitos que também ignoram os alunos.

    recentes

    populares

    • Lucas Galisteo
      2015-05-08T16:52:17  

      Concordo com você parcialmente, pois também há quem faça errado na academia.

    recentes

    populares

    • Lucas Galisteo
      2015-05-08T16:52:17  

      Lucio Feitosa Foi o que eu disse sobre procurar profissionais sérios. Só leu a primeira frase pelo visto.

  • Jeyeel Holanda
    2015-05-08T16:16:17  

    "Milagroso" tá na boca dos estagiários da Globo ultimamente ...

    recentes

    populares

    • Jeyeel Holanda
      2015-05-08T16:16:17  

      Antes era "bizarro"