11/05/2015 08h00 - Atualizado em 11/05/2015 13h38

Só sucesso? Conheça produtos da Apple que deram errado

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Conhecida mundialmente, a Apple é responsável por diversos avanços tecnológicos, lançando novas tendências ano após ano. Porém, o que muitos não sabem, é que nem sempre a marca da maçã acerta em seus produtos. Veja a seguir uma lista com dez aparelhos que não deram tão certo como a Apple esperava, se transformando em completos fiascos.

Novo MacBook: veja as novidades e compare com os modelos anteriores

1. Apple III

Apple III (Foto: Divulgação/Apple)Apple III era para ser o sucessor do modelo de sucesso Apple II, mas não foi exatamente o que aconteceu (Foto: Divulgação/Apple)

O Apple III era para ser uma revolução no mercado tecnológico, mas em vez disso foi um fracasso total. O computador pessoal, lançado pela maçã no início da década de 1980, tinha como público o mercado corporativo. O aparelho chegava para substituir o Apple II, mas não foi isso que aconteceu. Isso porque o dispositivo veio cheio de erros, como o uso de um barramento de expansão proprietário - que limitava o uso de possibilidades de expansão dos próprios acessórios oferecidos pela Apple - além do problema da falta de ventilador ou saídas de ar - sugestão de Steve Jobs para que o aparelho fosse silencioso - o que fez com que o Apple III superaquecesse facilmente. Consequências incluíam derreter disquetes e fazer o processador se soltar da placa-mãe.

2. QuickTake

Quicktake foi uma das primeiras câmeras digitais com foco no consumidor (Divulgação)Quicktake foi uma das primeiras câmeras digitais com foco no consumidor (Foto: Divulgação/Apple)

A QuickTake foi uma das primeiras câmeras digitais voltadas para o consumidor. Lançada em 1994, as máquinas fotográficas da Apple produziam fotos com resolução máxima de 640 × 480 pixels. Apesar do esforço da empresa, a QuickTake não teve bom nível de vendas, já que outras companhias como a Kodak, Nikon, Fujifilm e Canon entraram no mercado e logo foram associadas a marcas ligadas à fotografia, o que dava a elas maior credibilidade no assunto.

3. Macintosh TV

A Macintosh TV foi um fiasco total (Divulgação)A Macintosh TV foi um fiasco total (Foto: Divulgação/Apple)

A Macintosh TV era um Mac, com apenas dez mil exemplares fabricados. Criada em 1993, o produto era um desktop todo em cor preta - o que depois não se viu mais na Apple - com placa de captura de TV NTSC, controle remoto e leitor de CD. O dispositivo tinha uma ideia interessante, tratava-se de um 2 em 1, que sintonizava canais de televisão, enquanto o usuário trabalhava no computador. Porém, também não “pegou” entre os consumidores. Isso porque o dispositivo tinha diversos problemas amadores e custava cerca de US$ 2 mil.

O que você achou das novidades da Apple para 2015? Comente no Fórum do TechTudo.

4. Apple Lisa

Apple Lisa recebeu este nome em homenagem a filha do Steve Jobs (Foto: Divulgação/Apple)Apple Lisa recebeu este nome em homenagem a filha do Steve Jobs (Foto: Divulgação/Apple)

O Lisa foi um computador pessoal revolucionário, lançado pela Apple Computer em 1983. O PC, que recebeu o nome da filha do Steve Jobs (Lisa), foi o primeiro a ter uma interface gráfica e tinha como proposta ser um computador fácil de usar. Com um caráter revolucionário para os padrões da época, com microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, o PC tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25″ de 871 KB. Mas tudo isso não foi suficiente para que o computador fizesse sucesso. Grande parte do fracasso do aparelho foi por conta do preço alto, afinal, pouquíssimas pessoas estavam dispostas a pagar quase US$ 10.000 pelo aparelho.

5. Apple Pippin

Pinppin foi um videogame que não deu certo devido ao grande número de defeitos que o console apresentava (Divulgação) (Foto: Pinppin foi um videogame que não deu certo devido ao grande número de defeitos que o console apresentava (Divulgação))Pinppin foi um videogame que não deu certo devido ao grande número de defeitos que o console apresentava (Divulgação)

O Apple Bandai Pippin foi um console de videogame produzido nos anos 1990. Também um fracasso, o dispositivo tinha pouca quantidade de jogos publicados e um grande número de consoles vendidos apresentava defeitos de fábrica. Custando $599 na época de lançamento, o Pippin foi baseado na arquitetura clássica do Macintosh e tinha até acesso à internet. Ainda assim, o produto foi um fiasco, foram fabricados em torno de 100.000 Pippins, mas apenas aproximadamente 42.000 deles foram vendidos.

6. Newton

Newton foi o assistente pessoal da Apple que fracassou  (Foto: Divulgação/Apple)Newton foi o assistente pessoal da Apple que fracassou (Foto: Divulgação/Apple)

Apresentado pela Apple como um assistente pessoal, capaz de armazenar contatos, anotações e gerenciar compromissos pessoais do usuário, o Newton é visto por alguns como o precursor dos atuais tablets. Lançado pela Apple em 1993, o modelo de PDA com tela sensível ao toque, possuía reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC. A companhia gastou aproximadamente US$ 100 milhões no desenvolvimento e lançamento do produto, que não correspondeu às expectativas comerciais da empresa.

7. Power Mac G4 Cube

O design elegante do G4 Cube escondia um computador frágil e pouco potente (Divulgação)O design elegante do G4 Cube escondia um computador frágil e pouco potente (Foto: Divulgação/Apple)

Lançado em 2000, o Power Mac G4 Cube trazia, esteticamente, o que Steve Jobs fazia questão de ter em seus produtos: elegância e beleza. O design em cubo, envolto em acrílico escondia um computador frágil e pouco potente. Os grandes motivos do fracasso, além do preço alto (aproximadamente US$ 200), é que para usar o dispositivo, os usuários tinham que comprar um monitor a parte, além do superaquecimento do aparelho e a quebra da carcaça de acrílico.

8. Macintosh Portable

O Macintosh Portable pesava “apenas” 7Kg  (Foto: Divulgação/Apple)O Macintosh Portable pesava “apenas” 7Kg (Foto: Divulgação/Apple)

Em 1989, a Apple lançou o Macintosh Portable, seu primeiro microcomputador portátil. Com um processador Motorola 68000 com 16 MHz, ele custava cerca de U$ 12.000. Mas não era apenas o preço “salgado” o único problema do aparelho. As baterias, por exemplo, não podiam descarregar totalmente, uma vez que, se isso acontecesse, elas eram danificadas e poderiam prejudicar até o funcionamento do produto. Além disso, devido a forma como a fonte de alimentação foi projetada, não era possível utilizar o dispositivo enquanto ele estava conectado à tomada carregando. Outro problema grave do microcomputador era o peso: o “portátil” pesava “apenas” 7kg.

9. USB Mouse

Apesar do design inovador, o USB Mouse da Apple não era nada funcional  (Foto: Divulgação/Apple)Apesar do design inovador, o USB Mouse da Apple não era nada funcional (Foto: Divulgação/Apple)

O USB Mouse da Apple possuía um design bem excêntrico. Com um formato que mais parecia um disco de hockey, o mouse não era ergonômico, muito menos funcional, além de contar com apenas um botão, que mais atrapalhava do que ajudava. De fato, a Apple tentou oferecer um produto com anatomia diferente e design arrojado, mas o produto foi um fracasso total.

10. 20th Anniversary Macintosh

O Macintosh era para ser um presente de vigésimo aniversário da maçã, mas não passou de um presente grego (Foto: Divulgação/Apple)O Macintosh era para ser um presente de vigésimo aniversário da maçã, mas não passou de um presente grego (Foto: Divulgação/Apple)

Para comemorar o vigésimo aniversário da Apple, a empresa lançou o 20th Anniversary Macintosh, um computador com tela de LCD de 12 polegadas, com 800×600 pixels de resolução e especificações ordinárias - até mesmo para a época. Com um design extremamente de mau gosto e um preço alto para o que o produto oferecia (US$ 9 mil), foram vendidos, aproximadamente, apenas 12 mil unidades do Macintosh. Mais tarde, a Apple até conseguiu reduzir o preço do produto, mas parece que era tarde demais e o aparelho não passou de um fracasso para a história da marca da maçã.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo
    2015-05-11T08:44:40  

    Boa parte dos produtos fracassou pelo preço,não pela ideia em si.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-05-11T08:44:40  

      Kenseiden e Rodrigo Anjos, mesmo pq eu já tive vários celulares com plataforma Android e nunca tive problemas com segurança ou falta dela

    recentes

    populares

    • Danilo
      2015-05-11T08:44:40  

      Kenseiden, seu comentário mostra seu total desconhecimento, pq se vc quiser tbm poderá instalar coisas sem necessidade no Iphone, a plataforma usada, seja IOS ou Android, não garante a utilidade de um aparelho

  • Wagner Andrade
    2015-05-11T13:03:54  

    Até hoje a Apple lança produtos de categoria a preços acessíveis com o único diferencial de serem de "alta qualidade". A diferença é que os produtos da Apple são de altíssima qualidade, magnifica durabilidade e tem um fantástico suporte ao cliente. Apple é Apple e resto é sempre resto.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-05-11T13:03:54  

      Pode até ter uma certa qualidade hoje em dia, mas se você acha justo e "acessível" pagar quase R$ 4,000,00 em um aparelho de celular, então você precisa de tratamento urgente !!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-05-11T13:03:54  

      isso ai Wagner altíssima qualidade... os preços são altos sim infelizmente mais quando usarem um produto da maça vão ver a qualidade. :)

  • Mauricio Silva
    2015-05-11T16:44:19  

    Os produtos da APPLE só são caros no brasil, devido os impostos serem altos...para se alcançar sucesso vc primeiro erra para acertar...e apple foi errando até dar certo em suas tecnologias...

    recentes

    populares

    • Mauricio Silva
      2015-05-11T16:44:19  

      APPLE nos EUA é igual Positivo no Brasil!!

    recentes

    populares

    • Mauricio Silva
      2015-05-11T16:44:19  

      Thiago Moraes Quanto custa um s6 nos EUA??????

  • Antonio Carlos
    2015-05-12T13:02:21  

    APPLE nos EUA é igual P O S I T I V O no Brasil!!

    recentes

    populares

    • Antonio Carlos
      2015-05-12T13:02:21  

      Nenhuma empresa notória nos EUA é igual a Positivo no Brasil!!! Nunca deve ter ido pra la e defeca qualquer coisa aqui!

  • Willames Ramos
    2015-05-11T15:26:24  

    O egoísta e nada genial Jobs, conseguiu acertar em um produto que deu grande notoriedade a ele e sua empresa internacionalmente o iphone, Jobs nada mas era do que um cara motivador, que falava bem e tinha dinheiro pra investir em suas ideias loucas, Nunca chegou e nem chegaria aos pés de Bill gates

    recentes

    populares

    • Willames Ramos
      2015-05-11T15:26:24  

      são 10 produtos que o cara idealizou e lançou no mercado, que nao tiveram sucesso mas entrou nas liçoes aprendidas da cia. e voce que criticou, fez qual? quantos deram errado? quantos deram certo?

    recentes

    populares

    • Willames Ramos
      2015-05-11T15:26:24  

      Leonardo Morais, melhor se informar direito. Bill Gates salvou a Apple e tem partes das ações da Apple. E o Bill Gates roubou o DOS da mesma forma que o "criador" Steve Jobs roubou a Interface Gráfica e o mouse da Xerox. Conhecer mais da história e ser fanboy de menos, por favor.......

  • Antonio Carlos
    2015-05-12T13:02:01

    APPLE nos EUA é igual P no Brasil!!

  • Gleydson Pantoja
    2015-05-12T03:02:06  

    os covardes nunca comecam...os fracos nunca terminam...os vencedores nunca desistem !!! steve jobs .

    recentes

    populares

    • Gleydson Pantoja
      2015-05-12T03:02:06  

      Prezado, esta frase foi originalmente creditada a Norman Vicent Peale. Grato.

    recentes

    populares

    • Gleydson Pantoja
      2015-05-12T03:02:06  

      Prezado Gleydson Pantoja, Esta frase foi originalmente creditada a Norman Vicent Peale. Grato.

  • Alessandro Rocha
    2015-05-12T11:21:18

    Tenho a tela 1x1 cm para gravar o logo da maça no Smartfones e faço tambem plotagem adesiva caso queira colocar atrás do notebook. Acredite muitos veem fazer esses adesivos ate pra colocar no carro .

  • Paulo Pereira
    2015-05-12T08:45:24

    Não, não foi só sucesso. A matéria é uma ótima linha de tempo para analisarmos a evolução para o sucesso de hoje. Este exercício, nos mostra que os produtos de sucesso hoje, estão presente nos 12 acima. Reinvente... Surpreenda...

  • Comentador Franco
    2015-05-11T12:27:04  

    Até hoje a Apple lança produtos ordinários a preços surreais com o único diferencial de serem "elegantes". A diferença é agora eles são mainstream, e tem muita gente disposta a pagar o dobro ou o triplo num produto só por ter a maçã desenhada.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-05-11T12:27:04  

      Se a Apple não fosse boa, o iPhone não tinha vendido. Em 2007, quando você tinha seu celular que jogava cobrinha, a Apple que lançou uma revolução que parou no 5S. Obviamente que a concorrência subiu, quis abraçar, porém dizem que a Samsung vende mais, mentira, pois possui "432" tipos de modelo, óbvio que vai vender mais. Põe um modelo de frente com o outro, vamos ver quem vende mais. Mas, aparelho bom é o seu, então não critiquem ou façam mimimi's aqui, já não basta o governo te roubar, ainda vem vocês criando discórdia por celular. Vão lavar uma louça.

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2015-05-11T12:27:04  

      André Lima, e o q vc fez aqui se chama o que? vc cria a discórdia, ou dá corda, e vem falar dos outros? lave a sua louça então

  • Kaio Oracio
    2015-05-11T16:08:51  

    a Apple é cara porque o Brasil cobra impostos abusivos! Querem reclamar do preço, reclamem com a Dilma!

    recentes

    populares

    • Kaio Oracio
      2015-05-11T16:08:51  

      É um grande erro falar que são só os impostos! Claro que eles são altos, mas as empresas internacionais tem uma margem de lucro muito maior aqui do que em outros países. Basta pesquisar e descobrir que esse preço não é só de impostos, mas tem uma margem de lucro altíssima aqui (cerca de 3x mais que lá).

    recentes

    populares

    • Kaio Oracio
      2015-05-11T16:08:51  

      tio mark do facebook ja disse se a apple importasse com seus clientes o valor do produto nao seria tao caro!

  • Ricardo Spfc
    2015-05-11T17:26:16  

    Apple é disparado a melhor empresa do mundo. Pegar um Apple e depois um Samsumg é de chorar.

    recentes

    populares

    • Ricardo Spfc
      2015-05-11T17:26:16  

      o spfc ja diz tudo!

  • Urubu Brasil
    2015-05-11T15:29:23  

    Comparativo....Roteador D-Link 300 megabits por segundo R$ 150,00 ...Roteador Da Aple 150 megabits por segundo R$ 600,00 isso sim é ser bobo e gastar dinheiro em um produto com design diferente que faz a mesma coisa por um preço incompatível com o bolso de muitos.

    recentes

    populares

    • Urubu Brasil
      2015-05-11T15:29:23  

      Pobre detected.

    recentes

    populares

    • Urubu Brasil
      2015-05-11T15:29:23  

      se tu tivesse grana ...compraria um chevete velho ou uma ferrari ? tudo eh carro ...porem

  • Marco
    2015-05-12T08:19:34

    Vejo o pessoal falando que os produtos apple sao de altissima durabilidade, isso e mentira pois quem tiver o iphone 4, verá que quase todos os apps nao estao funcionando bem mais, muitos ja nem fazem atualização pois o ios ta ultrapassado, os aparelhos sao otimos mas nao compro mais produto da apple, passou 2 anos nao funciona quase nada mais!

  • Carlos Angeli
    2015-05-12T07:50:28

    muito bom, mas..... para Status !

  • Usuário Sério
    2015-05-12T07:49:00

    Faz 3 anos que só uso produtos dessa empresa, excetuando as plataformas de mesa, nunca tive qualquer problema. Estou seriamente pensando em substituir todos os meus produtos pela maçã. Design lindíssimo, SO maravilhoso, não é atoa que é a empresa mais valiosa do Planeta Terra

  • Edi Rorato
    2015-05-12T04:56:01

    A Apple sempre ganha propaganda gratis, via meios de comunicacoes (onde muitos fans trabalham) e via os proprios consumidores (em sua maioria fans). Eu nao sou fan de produtos Apple, tenho meu Ipad, mas qualquer pessoa que gosta de tecnologia, foge de produtos muito fechados. Windows, Apple, Blackberry (com o lixo do Playbook e agora do Passport). Mas sempre tem os leigos para sustentar. Nem todo mundo gosta de entender aquilo que consome.

  • Ricardo Santos
    2015-05-12T03:00:30

    Sou a favor do bolsa apple para a inclusão social daqueles que sofrem sem acesso à tecnologia.

  • Gleydson Pantoja
    2015-05-12T02:53:04

    os covardes numca comecam...os fracos nunca terminam...os vencedores nunca desistem !!! parabens steve jobs.

  • Ricardo Rebêlo
    2015-05-12T00:54:41

    E tem gente que acha que a Apple só tem "produto de qualidade". Nem isso mais podem afirmar e ainda continuam pagando mais caro.

  • Marcelo Oliveira
    2015-05-11T23:57:54

    Nunca será uma Multilaser.

  • Joao Vedolim
    2015-05-11T14:18:00  

    Só não gosta da apple quem não tem dinheiro para comprar!

    recentes

    populares

    • Joao Vedolim
      2015-05-11T14:18:00  

      sabe de nada inocente....

    recentes

    populares

    • Joao Vedolim
      2015-05-11T14:18:00  

      Ignacio Pegasus , quando a pessoa é fanboy da Maça, se ofende fácil e leva para o lado pessoal.

  • Matheus Cassiano
    2015-05-11T20:31:09  

    A Apple é uma empresa inovadora...E toda inovação tem seu preço...E quanto aos preços ela atingiu um status de produtos finos que as concorrentes tentam alcançar...Aquela conversa...Se tem gente que paga 4 mil em um celular só por causa da maçã,porque venderiamos por 1mil??Apple e microsoft hoje estão muito a frente em questao de valor de marca que faz com que nem olhamos as qualidades do produto em si,por achar que...Se é Apple é bom

    recentes

    populares

    • Matheus Cassiano
      2015-05-11T20:31:09  

      Mas não é, e isso é o problema. Uma dose de heroína é a mais cara das drogas, mas não faz dela ser a melhor para o corpo.

  • Valderi Silva
    2015-05-11T21:31:22

    Tudo isso porque esses produtos não tinha uma cara: Steve Jobs. A Apple não foi nada sem ele e só conseguiu se reerguer por causa de um outro cara: Bill Gates.

  • César Gomes
    2015-05-11T20:46:45

    Se quiserem me dar um dos Pippin que não venderam, eu aceito