Internet

27/06/2015 09h00 - Atualizado em 27/06/2015 11h27

Cinco redes sociais brasileiras muito curiosas que são 'quase o Facebook'

Isabela Giantomaso
por
Da redação

Se o Facebook fosse um país ele seria a nação mais populosa do mundo, com mais pessoas que a China. Com tanto sucesso, ao longo dos anos outras redes sociais surgiram para tentar chegar perto do site de Mark Zuckerberg. Confira a lista e relembre cinco redes brasileiras que 'são quase o Facebook'.

Brasil x Paraguai: quartas de final da Copa América é celebrada em Doodle

Facebook ganha versões curiosas de programadores brasileiros (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook ganha versões curiosas de programadores brasileiros (Foto: Reprodução/Facebook)


CaraLivro

Em tradução literal, Facebook ‘significa’ Caralivro. Apesar de não soar tão bem, o nome foi usado por um carioca para criar uma nova rede social com visual que mistura um pouco do velho Orkut e um pouco do Facebook. O fundador Hank Lobo contou que a plataforma surgiu de uma brincadeira com os amigos, mas que em uma semana conseguiu mais de 15 mil usuários e, agora, segue ativa.

CaraLivro (Foto: Divulgação)'Primo pobre' do Facebook já tem mais de 15 mil usuários (Foto: Divulgação)

O ‘primo pobre’ da rede social de Mark Zuckerberg ganhou recursos de fotos, vídeos e mensagens, que não foram o bastante para satisfazer os usuários. De acordo com Lobo, em entrevista ao TechTudo, ele recebeu e-mails e mensagens pedindo mais ferramentas, que devem chegar no site em agosto deste ano: “90% dos pedidos que recebo são referentes ao Orkut. A ideia é expandir o CaraLivro com app para celular e funções como scraps, comunidades, depoimentos, quem visitou o perfil e avaliações”.

Faceglória

No começo de junho a rede social brasileira Faceglória deu o que falar. Nos Termos de Uso do ‘Facebook religioso’ artigos sobre o “uso exclusivo para pessoas cristãs” e a proibição de conteúdo fora do cunho evangélico fizeram com que usuários entrassem na plataforma para fazer brincadeiras. 

FaceGlória pretende lançar o FaceGlory, uma rede internacional para cristãos (Foto: Reprodução/FaceGlória)FaceGlória pretende lançar o FaceGlory, uma rede internacional para cristãos (Foto: Reprodução/FaceGlória)

Com 30 pessoas responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do site, o fundador Atilla Barros afirma que pretende expandir a rede social com uma plataforma internacional, o Faceglory.com. O FaceGlória já tem mais de 70 mil usuários brasileiros e pretende chegar a 10 milhões em cinco anos. 

Mirtesnet

Outra tentativa de 'Facebook brasileiro' foi o Mirtesnet. A rede social foi criada em 2010 pelo publicitário Carlos Henrique do Nascimento após ele não permitir que se filho montasse uma conta no Facebook. O nome 'diferente' foi uma junção do nome da esposa do criador, Mirtes, e "net", de Internet.

Mirtesnet (Foto: Reprodução/Mirtesnet)Mirtesnet (Foto: Reprodução/Mirtesnet)

Apesar de ficar três anos fechada apenas para amigos, em 2013 a Mirtesnet foi liberada e chegou a mais de um milhão de usuários. No ano de maior sucesso, o site sofreu uma tentativa de ataque e hoje, além de segurança aos usuários, oferece recursos de fotos, vídeos e notícias para compartilhar. 

Orkuti

O Orkuti, como o nome já diz, foi lançado para matar a saudade do Orkut, desativado no final de 2014. Criada pelo brasileiro Alex Brecher, a plataforma fez tanto sucesso que saiu do ar após receber mais de 10 mil acessos em um único dia. Sem pudores, o site usa o nome e o visual do "velho Orkut".

Orkuti (Foto: Reprodução)Orkuti (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao TechTudo, o criador e técnico em web designer afirmou que estudou pontos fortes e fracos do Facebook, Google+ e Orkut antes de liberar a rede social para cadastro. Em fevereiro deste ano, após apenas 4 meses no ar, o Orkuti já tinha mais de 150 mil usuários, além de app Android e iOS

Memorial Online 

Se você pensou que após a morte sua vida estará livre das redes sociais, está muito enganado. O empresário Thiago Vinícius Corrêa desenvolveu um serviço que permite criar um perfil para um falecido. É possível incluir desde biografia, fotos e vídeos até músicas para homenagear a pessoa e eternizá-la.

Memorial Online permite eternizar as memórias de quem já morreu (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Memorial Online permite eternizar as memórias de quem já morreu (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

A equipe do site define a plataforma como um experiência gratificante: "Se você está lidando com a dor, o processo de criação de um Memorial Online pode ser libertador. Será uma viagem através de uma das experiências mais originais e poderosas que podem iniciar", afirmam. 

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sophie Osterman
    2016-06-26T11:53:34

    Faltou colocar a rede social do Wesley Safadão. O safadao.top

  • Vg Desing
    2016-01-11T14:31:17

    Esqueceram de colocar (Siga-Me .me) rede social brasileira que promete ser a bola da vez lançada no final de 2015 promete lançar nos próximos meses um app estilo zap zap

  • Carlos Balcarse
    2015-12-18T11:20:08

    No Brasil existem diversas redes sociais de nicho e muitas já receberam até mesmo investimentos do exterior. O que vale mesmo é a criatividade e o seguimento.

  • Valério Negão
    2015-06-28T10:44:18

    Memorial Pode ser considerado pecado! é mt desrespeito aos falecidos

  • Galodoido
    2015-06-28T09:13:28

    bizarro

  • Ludmila Bridgeston
    2015-06-27T11:53:36  

    Tem código de 20% no shoptime, americanas e submarino, corre que é limitado ! \o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador de ofer tas

    recentes

    populares

    • Ludmila Bridgeston
      2015-06-27T11:53:36  

      muito bizarro essas bizarrices desse mundo bizarro da internet

    recentes

    populares

    • Ludmila Bridgeston
      2015-06-27T11:53:36  

      Bizzaro é essa bosta desse site

  • Antonio Moura
    2015-06-27T21:27:37

    O meu tempo está ficando curto para atender o Facebook - qualquer outro mais, entro em órbita - com toda a certeza!