Utilitários

29/06/2015 07h00 - Atualizado em 29/06/2015 07h00

Confira os 10 melhores aplicativos para quem pratica corrida

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

A corrida está entre os exercícios físicos mais praticados atualmente, e, por isso, há diversos aplicativos que ajudam a monitorar o esporte em vários níveis, como o tempo gasto, a distância percorrida e até quantas calorias foram eliminadas, além de acompanhar o progresso obtido ao longo das semanas. Veja dez aplicativos que vão te ajudar nas corridas.

Melhores aplicativos para gerenciar atividades físicas no iOS

Nike+ Running

O aplicativo da Nike é um dos mais completos (Foto: Divulgação)O aplicativo da Nike é um dos mais completos (Foto: Divulgação)

Um dos apps de corrida mais populares é o Nike+ Running. Ele registra com precisão a distância percorrida, sugere rotas de acordo com a localização, e permite compartilhar os exercícios no Facebook e Twitter. O aplicativo conta também com um recurso que contém programas, dicas de treinamentos e exercícios diários, o Nike+ Coach.

É possível ainda deixar a corrida mais divertida ao competir com amigos que também usam o aplicativo através do Desafio do Nike+. Para isso, basta definir uma distância, convidar os amigos e correr até a linha de chegada. Gratuito, o aplicativo está disponível para iOS e Android.

Buddy Runner

Buddy Runner estima as calorias queimadas durante a corrida (Foto: Divulgação)Buddy Runner estima as calorias queimadas durante a corrida (Foto: Divulgação)

Disponível para Android, o Buddy Runner monitora a corrida e dá todos os dados, como distância, tempo e ritmo. Além disso, salva todas as informações para o usuário acompanhar o seu progresso através dos resultados dos exercícios. Para completar, o app estima as calorias queimadas durante a corrida. 

O aplicativo é gratuito e permite compartilhar os resultados da corrida no Facebook e Twitter.

RunKeeper

RunKeeper fornece informações detalhadas como o tempo, ritmo e distância percorrida (Foto: Divulgação)RunKeeper fornece informações detalhadas como o tempo, ritmo e distância percorrida (Foto: Divulgação)

Qual é o melhor navegador para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo

O RunKeeper tem interface intuitiva e oferece estatísticas detalhadas sobre a corrida, também fornece informações detalhadas como tempo, ritmo e distância dos trajetos. Durante a corrida, o usuário tem orientação por áudio, pode tirar fotos e ouvir músicas pelo percurso. Além disso, ele calcula quantas calorias foram perdidas, aproximadamente, durante o exercício.

O RunKeeper permite que o usuário monte seus treinos e, além disso, pode, a partir do Facebook, competir ou correr junto com seus amigos. O app também permite o compartilhamento dos dados das corridas nas redes sociais. Disponível para Android e iOS, o app é gratuito.

Endomondo

O Endomondo acompanha a frequência cardíaca do usuário (Foto: Divulgação)O Endomondo acompanha a frequência cardíaca do usuário (Foto: Divulgação)

Com o Endomondo, é possível mapear rotas e monitorar a distância, velocidade, perda de calorias dos treinos de forma eficiente. Além disso, o aplicativo acompanha a frequência cardíaca do usuário, e envia alertas de áudio em intervalos regulares para motivar o esportista. O usuário também consegue inserir seus planos de treinos manualmente e tem acesso a um diário completo dos seus treinos para acompanhar o desempenho.

O aplicativo, que está disponível para Android e iOS, também possui uma versão Premium por R$ 8, que oferece plano de treino personalizado, estatísticas de calorias consumidas por mês, distância percorrida por ano e análise das zonas de frequência cardíaca para cada treino.

RunTastic

O Runtastic conta com programas de treinamento em áudio (Foto: Divulgação)O Runtastic conta com programas de treinamento em áudio (Foto: Divulgação)

Outro aplicativo ideal para quem treina sem auxílio de um personal trainer é o RunTastic. Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o app registra o treino em tempo real com a distância exata, o percurso e a altitude dele, tempo gasto durante a corrida e quantas calorias foram eliminadas. Além disso, oferece um diário completo para quem quer perder peso ou começar a correr com metas estabelecidas. Se o usuário esquecer o smartphone quando for correr, ele pode gravar o tempo e a distância percorrida depois.

O aplicativo também conta com programas de treinamento em áudio, porém em inglês, com orientações e mensagens de motivação. Esse recurso custa cerca de R$ 3.

Sports Tracker

Com o Sports Tracker é possível também visualizar o mapa do percurso de outros usuários que estão usando o app por perto (Foto: Divulgação)Com o Sports Tracker é possível também visualizar o mapa do percurso de outros usuários que estão usando o app por perto (Foto: Divulgação)

Com o Sports Tracker, é possível acompanhar as informações das caminhadas, analisando o desempenho de cada uma delas. Com isso, é possível acompanhar o progresso ao longo do tempo. O usuário também pode estimar as calorias queimadas e obter assistência por voz durante o treino. Além disso, é possível visualizar o mapa do percurso de outros usuários que estão usando o app por perto. Gratuito, o aplicativo está disponível para Android.

Charity Miles

Charity Miles une o minitoramento de atividades físicas com filantropia (Foto: Divulgação)Charity Miles une o minitoramento de atividades físicas com filantropia (Foto: Divulgação)

Quer manter a forma e ajudar o próximo? O Charity Miles é um aplicativo com um serviço de motivação que une atividade física com filantropia. O app incentiva o usuário a correr para sair do sedentarismo e perder peso, mas o seu objetivo final também é outro: levar esses usuários a fazerem doações para instituições beneficentes, sem tirar um centavo do próprio bolso. Ou seja, a cada meta realizada, uma quantia é doada para instituições filantrópicas. 

Gratuito e disponível para Android e iOS, o aplicativo também calcula a distância percorrida e o tempo gasto.

Simple Run Tracker

O Simple Run Tracker permite o usuário a analisar o seu progresso (Foto: Divulgação)O Simple Run Tracker permite o usuário a analisar o seu progresso (Foto: Divulgação)

O Simple Run Tracker monitora a distância percorrida, tempo gasto e velocidade da corrida. Todas as informações dos últimos treinos são reunidas em um gráfico que permite o usuário a analisar o seu desempenho, bom ou ruim. Para completar, permite exportar esses dados para um planilha e salvar. Gratuito, o aplicativo está disponível para Android e iOS.

Comece a Correr!

O Comece a Correr é perfeito para quem está começando a correr (Foto: Divulgação)O Comece a Correr é perfeito para quem está começando a correr (Foto: Divulgação)

O aplicativo Comece a Correr é ideal para iniciantes. Ele tem quatro planos especiais de três treinos por semana, com aproximadamente 30 minutos cada, com uma mistura de corrida, trote, caminha e descanso.  O aplicativo dá estatísticas em tempo real sobre ritmo, distância e tempo gasto. Além disso, salva todos os mapas dos percursos das corridas realizadas. É possível ainda ouvir musicas durante o exercício, o que pode ser estimulante.

O aplicativo permite compartilhar resultados no Facebook e Twitter e oferece dicas motivacionais sobre o esporte. Gratuito, o app está disponível para Android e iOS.

Personal Running Trainer

O Personal Running Trainer oferece diversos planos de treino e salva todos os históricos da corrida (Foto: Divulgação)O Personal Running Trainer oferece diversos planos de treino e salva todos os históricos da corrida (Foto: Divulgação)

O Personal Running Trainer rastreia o percurso por GPS e dá instruções por voz de profissionais durante a corrida. Assim, é possível saber quando mudar de ritmo ou descansar. O app, assim como os outros, acompanha todo o treino e o desempenho do usuário.

É possível também ouvir música durante o exercício e compartilhar os treinos nas redes sociais. Para Android e iOS, o aplicativo também oferece diversos planos de treino e salva todos os históricos da corrida, facilitando o usuário acompanhar o seu avanço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andrews
    2017-10-10T10:53:35

    o Nike Runer esta com bug nao exibe mais o mapa e sim um grafico, fracaso usando ele na corrida de Domingo, nunca mais.

  • Luciano Sossai
    2016-05-18T11:04:38  

    algum off line?

    recentes

    populares

    • Luciano Sossai
      2016-05-18T11:04:38  

      O strava precisa da internet so pra carregar a localização, depois so o GPS já faz o percurso. No final é necessário novamente a internet pra carregar a atividade completa

  • Sun Sung
    2015-06-29T22:30:10  

    o melhor é o runtastic.

    recentes

    populares

    • Sun Sung
      2015-06-29T22:30:10  

      Já utilizei o Strava e Adidas train e run, mas o meu preferido é o Runtastic! Utilizo ele a mais de um ano, não é perfeito mais é bom!!

    recentes

    populares

    • Sun Sung
      2015-06-29T22:30:10  

      algum desses funciona sem internet?

  • Fabio Neves
    2016-10-05T11:49:37

    testei quase todos estes, mas o melhor pra mim não entrou na lista é o adidas Micoach, ele é incrível....

  • Eduardo Zanotto
    2016-11-18T10:32:41

    uso o runtastic há mais de 5 anos nunca tive problemas, tenho todo o meu histório nesse aplicativo intacto, recomendo sem duvidas nenhuma.

  • Alrizonio Lima
    2016-07-26T06:32:25

    O Runkeeper está dando problemas. Aconteceu comigo de marcar a distância errada (a mais).

  • Jorge Filho
    2016-04-19T13:03:54

    Discordo da matéria e o aplicativo STRAVA que também é um ótimo aplicativo é utilizado por milhares de Corredores e Ciclistas e não está na lista !

  • Yelsew
    2015-06-30T01:49:43

    Run Keeper e Endomondo são os melhores!

  • Victor Sá
    2016-02-22T16:21:46

    Ta faltando o AgendaRuns ai para auxiliar a localizar as corridas

  • Edy Silva
    2015-11-22T17:08:53

    atá agora que eu localizei o unico que tem audio em portugues e retorno a nosso criterio na corrida e Runkeepe apesar do aplicativo nao esta apresentando a quantidade de calorias perdidas corretas.

  • Vitor Goiabeira
    2015-06-29T10:13:34  

    E o micoach da adidas? Para mim é o melhor.

    recentes

    populares

    • Vitor Goiabeira
      2015-06-29T10:13:34  

      A adidas adquiriu o runtastic..