06/06/2015 06h00 - Atualizado em 18/03/2016 10h33

Dez coisas que prejudicam sua Internet que você deve evitar fazer

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Seu Wi-Fi está mais lento do que deveria? Existem algumas coisas que podem estar prejudicando sua Internet, inclusive coisas que você mesmo faz. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 10 coisas que você pode estar fazendo de errado com a sua rede.  

Ruídos no Notebook? Veja as possíveis causas e como solucionar o problema

1. Usar dispositivos Bluetooth no ambiente

Usar dispositivos Bluetooth no espaço onde o roteador está pode sim interferir no seu sinal de Internet. Apesar dos fabricantes terem desenvolvido técnicas específicas para diminuir esse problema, essa interferência ainda existe, só que amenizada. Se o seu celular for antigo, o problema pode ser ainda maior, já que dificilmente ele terá essa nova tecnologia.

Bluetooth iPhone 6 (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Usar muitos gadgets com o Bluetooth ativado pode atrapalhar o sinal da Internet (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

2. Colocar o roteador em uma posição ruim

A posição que nós mesmos colocamos o roteador pode sim atrapalhar o sinal da Internet. Verifique se o seu roteador está instalado em uma posição central com relação aos demais dispositivos que se conectarão a ele. É importante não deixa-lo muito próximo de obstáculos que podem causar interferência no serviço de Internet. O aparelho deve estar instalado em um cômodo central da casa.

3. Usar antenas em uma altura baixa

Quanto mais altas estiverem as antenas, melhor será o sinal da sua rede sem fio. No caso da antena do Transmissor, ela deverá ficar a uma altura de pelo menos 1,5 metros de distância do chão. Não vai dar mole, hein!

A altura da antena deve ser posicionada estrategicamente  (Foto: Divulgação/D-Link)A altura da antena deve ser posicionada estrategicamente (Foto: Divulgação/D-Link)

Qual a diferença entre modem e roteador 3g e 4g ? Comente no Fórum do TechTudo.

4. Usar o dispositivo muito longe do roteador

Se a sua Internet estiver muito lenta, experimente usá-la bem próxima do roteador. Isso porque, quanto mais longe você estiver da central de dados, pior será o alcance da rede.

5. Usar eletrodomésticos em rede sem filtro

Outros aparelhos, como liquidificador, micro-ondas, batedeiras e secadores de cabelo, podem interferir na rede Wi-Fi. Isso acontece porque, caso a sua rede elétrica não tenha filtros, outros aparelhos ligados a ela podem interferir na energia elétrica que seu ponto de acesso ou roteador recebe da tomada. Para evitar isso, busque sempre colocar seu ponto de acesso protegido por um no-break ou estabilizador.

secadorO secador de cabelo é um exemplo de eletrodoméstico que pode prejudicar sua rede Wi-Fi (Divulgação/Philips)

6. Usar antenas fracas 

Além dos problemas eventuais, a sua Internet pode estar conectada a uma antena fraca, o que faz ela ficar ainda mais lenta. Vale lembrar que nem sempre ter muitas antenas ligadas ao roteador significam uma melhor propagação do sinal. Portanto, caso você detecte que seu sinal está fraco e o desempenho da sua rede está pior do que o esperado, a sugestão pode ser comprar uma antena mais potente. A maioria dos roteadores e pontos de acesso permite a troca da antena por uma com maior potência.

7. Usar firmware antigo

O firmware – conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrônicos – quando muito antigo pode prejudicar sua rede Wi-Fi. Os mais atuais tem melhorias no desempenho e conserto de bugs, por isso a solução é sempre manter o firmware atualizado (veja como atualizar o software). Mas atenção, nem sempre esta solução pode funcionar. A operação deve ser feita com cuidado, e deve ser evitada por usuários leigos, sob o risco de inutilizar o roteador. Depois de fazer a atualização, será necessário configurar novamente o Wi-Fi.

8. Não colocar senha no seu Wi-Fi

Você pode ter certeza que se você não colocar uma senha na sua rede Wi-Fi ela certamente será usada por outras pessoas. Não é egoísmo, mas o grande número de gadgets usando um mesmo sinal pode sim congestioná-lo. A dica é sempre colocar uma senha, fique ligado.

wifiVeja o que pode estar deixando sua Internet lenta (Foto: Arte/TechTudo)

9. Usar os mesmos canais dos vizinhos

Outros roteadores de casas próximas a sua podem atrapalhar sua rede sem fio. Isso é muito comum em condomínios e prédios, principalmente se muitos roteadores estiverem emitindo sinal em canais idênticos. Cada equipamento vem, em média, com 16 canais disponíveis, e pode acontecer deles estarem configurados no mesmo canal que o do seu vizinho. Nesses 

10. Janelas, portas e vidros 

Ao pensar na localização do roteador, é importante levar em consideração que paredes, janelas e portas podem prejudicar a qualidade da rede. O vidro também é um material que prejudica o funcionamento da Internet sem fio. Por isso, procure não transpor o sinal por barreiras tais como vidraças e portas de vidro. Além disso, portas e paredes muito grossas podem ser um problema na transmissão do Wi-Fi.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ramon Rocha
    2018-04-26T08:47:19  

    se eu estiver usando um fone Bluetooth no notebook ele pode alterar a ping no momento que eu estiver jogando?

    recentes

    populares

    • Ramon Rocha
      2018-04-26T08:47:19  

      Constatei hoje que sim, meu irmão quando conecta o fone o ping aumenta muito.

  • Marcia Lima
    2016-02-19T16:50:12  

    ter várias abas abertas em um computador, faz a internet ficar lenta nos outros computadores?

    recentes

    populares

    • Marcia Lima
      2016-02-19T16:50:12  

      O que pode ser perfeitamente resolvido com um divisor de banda, dividindo a internet em partes iguais para os usuários conectados. Claro, que dependerá do tipo de rede (Residencial, Comercial) e quantos usuários estão conectados. Cada caso é um caso.

    recentes

    populares

    • Marcia Lima
      2016-02-19T16:50:12  

      Não seria melhor contratar um técnico com mais esperiência para vender esta consultoria e reparos ? Pois o que aprendi na minha vida técnica é que usuário relata o problema e o técnico estuda o problema e resolve este, não ? kkkkkkk

  • Vitor João
    2015-06-06T17:06:15  

    Cinco coisas que prejudicam sua Internet 1- Valor contratado 10 Mega valor recebido 5,5. 2- Valor médio de 1 Mega 120 reais enquanto no Japão e Coreia do Sul é 10 centavos. 3- Monopólio de empresas que formam um cartel e do governo que não abre concessões. 4- Roteadores horríveis disponibilizados pelo comodato. 5- Cheio de vigaristas querendo roubar o seu sinal de internet.

    recentes

    populares

    • Vitor João
      2015-06-06T17:06:15  

      davi, vc paga 79 reais por 100mb? é verdadeiro isso?

    recentes

    populares

    • Vitor João
      2015-06-06T17:06:15  

      favor mudar para o japão!

  • Carolina Santos
    2016-03-29T15:05:28  

    Ola..na minha casa são 4 celulares conectados o dia todo no whats, face e youtube. gostaria de saber se aqueles jogos tipo " magic rush heroes" que sao jogados online podem deixar minha internet lenta?obrigado!!

    recentes

    populares

    • Carolina Santos
      2016-03-29T15:05:28  

      Conexão para jogos é irrisória perto do gasto de dados do YouTube.

    recentes

    populares

    • Carolina Santos
      2016-03-29T15:05:28  

      Atualmente um dos Apps que mais consomem dados (e banda) é o snapchat!

  • Jony Bigu
    2016-06-21T16:21:36  

    quero saber se alguém já teve o mesmo problema que eu, minha internet funciona bem sem o roteador eu coloco ele e ela cai a velocidade de download alguém sabe o que pode ser?

    recentes

    populares

    • Jony Bigu
      2016-06-21T16:21:36  

      seu roteador amigo

  • Emerson Santos
    2015-06-16T11:04:04  

    Bom dia estou tenfo problema com o meu Watsaap, eles está lento para enviar arquivos, a minha internet é Oi velox 10mega, está funcionando normal sem o roteador TP link 740n, mas quando coloco o wifi do roteador funciona tudo, mas enviar arquivos pelo watsaap ou demora muito ou nem envia, o que fazer(olha q reinstalei o watsaap no meu celular Moto G),apaguei arquivos, resetei o roteador, quem puder me ajudar fico grato!

    recentes

    populares

    • Emerson Santos
      2015-06-16T11:04:04  

      liga pra oi

    recentes

    populares

    • Emerson Santos
      2015-06-16T11:04:04  

      Possuo velox 10MB também, a velocidade de uplooad da oi é bem baixa, geralmente fica em torno de 300kbps a 400 kbps. quando vou enviar uso o 3g mesmo que o meu da vivo bate 2mb no uplooad e 8mb no download. hee

  • Emerson Neves
    2015-06-30T20:26:17  

    Uma dica meu sinal era fraco perto roteador pegava super bem , mas de o ancançe era pouco. Aí o cabo do roteador deu problema comprei um novo estes cabos da cor azul . Bingo o sinal super bem o ancançe melhorou 75% até na garagem tenho sinal. Gastei apenas 12 reais.

    recentes

    populares

    • Emerson Neves
      2015-06-30T20:26:17  

      oque pode ter ocorrido é que a sequencia do cabo crimpado foi mais adeguada com a sequencia do ultimo cabo que vc tinha e nao pela cor em si

  • Roberto Meireles
    2015-06-07T00:32:34  

    Internet no Brasil é igual a assistir F-1 e torcer pro Massa ganhar ou chegar entre os 3 primeiros.

    recentes

    populares

    • Roberto Meireles
      2015-06-07T00:32:34  

      Quando o Massa, chega em sexto já tá bom, é o máximo que consegue. kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Roberto Meireles
      2015-06-07T00:32:34  

      to nem ai

  • Paulo David
    2015-07-29T22:17:46

    Aqui no presidio é bom

  • Cristiano Matos
    2015-06-30T11:33:16

    Tenho um roteador 4G da operadora Claro e o sinal é muito ruim péssimo mesmo. Não consigo nem rrodar um vídeo no YouTube. Só que meu celular é pré pago e o sinal é maravilhoso .ae eu não entendo. Na lógica o sinal do roteador nun era pra ser muito melhor?

  • Curintianomalokeiro
    2015-06-07T09:08:20

    ae mano meu probrema é esses bloqueador de sinau que instalaro aqui na minha houze.

  • João Filipe
    2015-06-07T08:20:08

    Culpa minha é o Carilho !

  • Marcos Ferreira
    2015-06-07T07:07:35

    Agora a culpa da internet "lenta", é minha? não entendi

  • Renato
    2015-06-06T23:31:06

    A matéria tem sim pontos positivos, apesar dos "entendidos" abaixo. A questão 1 eu estenderia para telefones sem fio, próximos ao roteador. Interfere e muito. O ponto 5 tem sim influência. O ponto 7 em partes. O ponto 9 é muito bom, esse sim tem influência no sinal. O Resto é básico.

  • G.gomes
    2015-06-06T22:41:05

    Coloquei meu roteador no alto e em ponto estratégico da minha casa...de tal maneira que o sinal fica bom para todos os lados com o mínimo de interferência do tipo parede, portas..etc...isso ajuda a propagar o sinal...vejo o sinal dela a 100 metros de casa...portanto tire as interferências.

  • Beto Duarte
    2015-06-06T21:10:15

    CARA A Oiiii no MATO GROSSO É UMA DESGRAÇA...vive de cabo rompido, e isso e aquilo, nao sei oq...mentem, e fazem os clientes de idiotas. Sei que o problema se encontra neles, e eles pedem aqueles protocolos e processos idiotas, vou resetar o sinal, desliga, religa modem ..so mimimi...pra não assumirem a responsabilidade. Ai depois de duas horas, vc liga pra reclamar, ja consta o problema no sistema mesmo e sera normaliza daqui a 4 a 6 horas. Complicado MATO GROSSO a coisa ta OSSO...Agravante, a cidade onde moro so tem a Oiii...ou seja ficamos a merce deste pouco caso.

  • Guilherme Cardoso
    2015-06-06T19:52:03

    "Em média 16 canais", TA TIRANDO COMIGO NÉ MANO.

  • Clairton Mendonça
    2015-06-06T19:17:03

    é só ter uma internet boa e já era

  • João Filipe
    2015-06-06T18:19:35  

    O Principal problema na minha Internet, é a falta de Idoneidade, e respeito, que uma empresa por nome GVT, não tem.

    recentes

    populares

    • João Filipe
      2015-06-06T18:19:35  

      Recentemente tive um problema com minha adsl, liguei reclamando em menos de uma semana foi resolvido e todas as vezes que tive problema com minha net, todas as vezes foram resolvidas de forma rápida.

  • João Filipe
    2015-06-06T18:25:18

    O maior problema na minha Internet, é ter contratado o serviço da GVT. Á ela falta Idoneidade.

  • Herminio Jr
    2015-06-06T14:59:24  

    Sabe nada em inocente!!! Bando de estagiários imprestáveis.

    recentes

    populares

    • Herminio Jr
      2015-06-06T14:59:24  

      Não fala besteira ; ela não é estagiaria da globo !!!

  • Fabricio Vasconcelos
    2015-06-06T13:38:24

    Aqui no meu barraco o wifi é rapidão, pois não tem nenhuma parede atrapalhando !

  • Thiago Paulino
    2015-06-06T13:12:04

    a redação ta devagar hein? querendo ensinar papa a rezar missa!

  • Rogerio N
    2015-06-06T11:07:06  

    a melhor dica que seria a 9 esta incompleta... o final tá cortado...

    recentes

    populares

    • Rogerio N
      2015-06-06T11:07:06  

      Isso é a pressa do estagiário voltar pro candy crush. =/

  • Neto Jucá
    2015-06-06T11:21:40  

    falta de conteúdo.

    recentes

    populares

    • Neto Jucá
      2015-06-06T11:21:40  

      Concordo, matéria muito fraca