Produtividade

14/06/2015 07h30 - Atualizado em 14/06/2015 07h30

Dez coisas que você pode fazer com o Android Wear no seu smartwatch

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Smartwatches estão com a força toda em 2015. Depois de o Google anunciar melhorias na sua plataforma, a Apple lançou uma nova versão do watchOSdurante a WWDC, para esquentar de vez a briga entre as duas gigantes. Se você ainda está em dúvida se precisa de um relógio inteligente, listamos 10 coisas que você pode fazer com o Android Wear.

Sete vantagens dos relógios com Android Wear sobre o Apple Watch

Veja lista com 7 vantagens do Android Wear sobre o Apple Watch (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Veja lista com 7 vantagens do Android Wear sobre o Apple Watch (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Veja dez recursos do Android Wear para smarwatches (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Controlar músicas

Acesse suas músicas mesmo off-line (Foto: Divulgação)Acesse suas músicas mesmo off-line (Foto: Divulgação)

Espera-se de um smartwatch que ele controle músicas, especialmente, para praticantes de atividades físicas. Em relógios com o sistema mais recente, é possível transferir faixas para a memória interna e ouvi-las offline, usando fones Bluetooth, ou seja, sem precisar ter o celular por perto.

Consultar o clima

Saiba se vai chover (Foto: Divulgação)Saiba se vai chover (Foto: Divulgação)

Outra funcionalidade importante do Wear é a consulta de informações sobre o clima. Basta dizer “Ok, Google” e perguntar, por exemplo, “Vai chover hoje?”. Em segundos, o relógio exibe um cartão na tela com a resposta, que também é ditada aos seus ouvidos, se você estiver usando fones.

Deslocamento diário

Veja quanto tempo leva para chegar em qualquer lugar (Foto: Divulgação)Veja quanto tempo leva para chegar em qualquer lugar (Foto: Divulgação)

Em smartwatches com GPS embutido, o Android Wear consegue traçar a sua rota diária de acordo com o seu deslocamento a pé, de carro ou via transporte público. Assim, você consegue saber a distância que se encontra do escritório ou da escola e, ao mesmo tempo, saber quanto tempo vai levar para chegar lá.

Definir lembretes

Crie lembretes e seja alertado (Foto: Divulgação)Crie lembretes e seja alertado (Foto: Divulgação)

Criar e visualizar lembretes usando a voz já é possível há algum tempo em smartphones Android, mas não é tão discreto quanto usar o relógio para essa tarefa. Use os comandos “Lembrar de”, “Lembre-me” ou outros termos desse tipo para criar alertas e ser notificado com uma vibração no pulso.

Acompanhar voos

Veja se seu voo foi cancelado ou adiado antes de ir ao aeroporto (Foto: Divulgação)Veja se seu voo foi cancelado ou adiado antes de ir ao aeroporto (Foto: Divulgação)

Se você viaja regularmente e precisa saber se seus voos estão no horário ou vão atrasar, nada melhor do que ter essa informação direto no pulso. Desde que seu e-ticket seja recebido pelo Gmail, o Google é capaz de saber qual é o avião que você irá embarcar e lhe mostrar novidades de antemão – sem mais cancelamentos surpresas em cima da hora.

Condicionamento físico

Consulte seus batimentos cardíacos (Foto: Divulgação)Consulte seus batimentos cardíacos (Foto: Divulgação)

O Android Wear serve também ao público fitness que quer se manter atualizado sobre seus batimentos cardíacos e passos dados durante uma atividade. Usando sensores ópticos e de aceleração, o relógio obtém essas informações direto do pulso e o sistema exibe os dados na tela. Ou seja, não precisa se preocupar em levar o celular para a corrida.

Conectar-se com amigos

Receba notificações de mensagens e ligações (Foto: Divulgação)Receba notificações de mensagens e ligações (Foto: Divulgação)

Se você deixa o celular na bolsa ou na mochila, seja por precaução ou discrição, o Android Wear pode lhe ajudar a visualizar mensagens, e-mails e chamadas de voz, e até responder dizendo que você não pode falar no momento, por exemplo. Em tempos de emojis, você pode desenhar sorrisos e outras expressões na tela que o relógio irá traduzir para uma figurinha e enviar para o seu amigo.

Navegar ponto a ponto

Obtenha direções no pulso (Foto: Divulgação)Obtenha direções no pulso (Foto: Divulgação)

No carro, talvez o celular ou o Android Auto sejam os mais indicados, mas, certamente, o relógio é o ideal para navegar de um lugar a outro usando bicicleta ou moto. No Wear, você pode ver direções no mapa direto no pulso, deixando você mais atento e com as mãos sempre ao volante.

Criar notas de voz

Anote qualquer coisa com a voz (Foto: Divulgação)Anote qualquer coisa com a voz (Foto: Divulgação)

Além de lembretes, é possível também usar a voz para criar notas em geral. Dite anotações de aulas, palestras e reuniões e tenha tudo transcrito instantaneamente e em sincronia com seus outros dispositivos.

Pesquisar por voz

Pergunte qualquer coisa (Foto: Divulgação)Pergunte qualquer coisa (Foto: Divulgação)

O Android Wear é do Google, então é claro que você também pode perguntar tudo o que quiser para o relógio também. Use o comando “Ok, Google” e fale tudo o que você deseja saber para obter respostas na tela, incluindo até operações matemáticas.

Smartwatch: será que essa moda pega? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares